Nydia Licia dirigiu os primeiros teleteatros na TV Cultura |
Inaugurado em setembro de 1960, o canal 2 de São Paulo pertencia a Assis Chateubriand e tinha seus estúdios instalados na sede dos Diários Associados, na Rua 7 de Abril, no centro de São Paulo.
Embora se considerasse “um verdadeiro presente de cultura para o povo”, a emissora tinha uma programação toda comercial e possuía um estúdio de apenas 30 m², onde se apresentavam Xênia Bier, Ney Gonçalves Dias e Jacinto Figueira Jr, o “Homem do Sapato Branco”, entre outros.
Em 1963, foi estabelecido um convênio entre o Governo do Estado de São Paulo e a TV Cultura, com o objetivo de produzir 10 horas semanais de programação educativa, e em 26 de setembro de 1967, o governador Roberto de Abreu Sodré criou a Fundação Padre Anchieta - Centro Paulista de Rádio e TV Educativa, uma entidade de direito privado instituída pelo governo do Estado e que adquiriu a TV Cultura em 04 de abril de 1969.
Nascia assim uma nova TV Cultura, com sede no bairro da Água Branca, e seu presidente era José Bonifácio Coutinho Nogueira. Nas primeiras semanas, a emissora tinha apenas quatro horas diárias de programação à noite, e o primeiro programa a ir para o ar no novo Canal 2 foi o “Planeta Terra” – um documentário sobre fenômenos da natureza, exibido na 2ª feira, às 19h30.
A programação se completava com um boletim meteorológico, o “A Moça do Tempo”; com as aulas do “Curso de Madureza Ginasial”, e às 21h entrava o programa “Quem Faz o Quê”, que abordava as mais diversas profissões. Para encerrar a programação havia a série “Sonatas de Beethoven” com música clássica e “O Ator na Arena”, apresentado pelo diretor e ator Ziembinski, que trazia trechos da peça “Yerma”, de Federico Lorca.
Ziembinski participou da emissora nos primeiro meses |
Alguns programas que marcaram os primeiros anos da emissora foram “Hora da Notícia”; “Jovem Urgente”, apresentado pelo psiquiatra Paulo Gaudêncio; “MPB Especial”, dirigido por Fernando Faro; a novela “Meu Pedacinho de Chão” de Benedito Ruy Barbosa; o infantil “Vila Sésamo” e o “Teatro 2” coordenado pela atriz Nydia Licia.
E na próxima semana: Geraldo Vietri cria sua fábrica para a TV Tupi.