Colaboradores - Julio Di Madeo

Eventos presenciais de teste: primeiro passo para voltar à normalidade

27 de Julho de 2021

Por Julio Di Madeo

Um dos principais fatores responsáveis pela disseminação do novo coronavírus é a aglomeração. Desde março de 2020, quando a situação da pandemia foi decretada em todo território nacional, as medidas de distanciamento foram impostas para evitar grandes aglomerações. Shows de todos os gêneros, eventos de negócios, convenções, feiras, grandes encontros e até reuniões, precisaram se adaptar ao meio digital.

Atualmente, após aproximadamente 500 dias e com o avanço da vacinação, é possível vislumbrar uma volta à normalidade.  O Governo de São Paulo anunciou, em coletiva, a realização de 30 eventos testes por todo o estado para colocar em prática diretrizes feitas em parceria com o Hospital das Clínicas.  Os protocolos incluem o uso de máscaras, constante higienização dos espaços e também pessoal, aferição de temperatura corporal, acesso controlado por QR Code para evitar contato e testagem na entrada e, quando a grande parte da população estiver vacinada, será preciso comprovação. O objetivo é rastrear e chegar a um protocolo unificado para que os eventos possam acontecer com segurança para todos os envolvidos.

O primeiro teste, a Expo Retomada, aconteceu entre os dias 21 e 22 de julho na cidade de Santos, reunindo 1.264 visitantes. Na entrada, após testagem todos aguardavam em uma sala o resultado e caso estivesse negativado, poderia entrar. Nesta triagem, duas pessoas testaram positivo e foram encaminhadas para locais reservados para atendimento e orientação. Os protocolos gerais dos eventos testes ainda incluem o monitoramento pós-evento para checagem do estado de saúde de todas as pessoas participantes.

Ainda seguindo o Governo do Estado, outros eventos testes serão realizados ainda em 2021. São eles:  esportivos – F1 em novembro e Corrida SP Volta 10k – em agosto; Shows e festivais de música em estádios; SP Arte, Campus Party, CCXP, Oktoberfest, eventos sociais, entre outros.

Um dos grandes desafios dos eventos testes e, se caso for decretado a permissão para a retomada geral, é o cumprimento dos protocolos.  Adquirir testes em massa para todos os participantes ainda é um desafio, devido a defasagem do mercado, os altos preços e prazo de entrega. Outros pontos, por exemplo, são a manutenção do distanciamento, o não consumo de alimentos dependendo do evento, o limite de capacidade e o cumprimento das regras pelos usuários.

O que é preciso neste momento é paciência, cautela e atenção, segundo especialistas. O Brasil caminha, ainda em passos contidos na vacinação e já temos claros exemplos de diversas cidades e estados, que apontam uma diminuição de mortes e casos graves. Por outro lado, outros países pelo mundo que já estavam em etapas mais avançadas de retomada da economia – incluindo os que já fizeram eventos testes - estão vendo o número de casos disparar, devido a nova variante Delta. Em muitos deles, foi preciso dar um passo atrás na flexibilização.

Por aqui, a variante já foi detectada e está sendo monitorada, inclusive com testes de eficácia das vacinas aplicadas. A vacinação assim como a adoção de protocolos eficientes, unificados e plausíveis para todos os setores são cruciais para que a vida retorne a sua normalidade e para que o Brasil, assim como outros países, consiga retomar seu crescimento e respirar tranquilo.

Comentários
Assista ao vídeo