Colaboradores -

Setor cooperativista propõe valores coletivos à comunidade internacional

20 de Julho de 2021

Gustavo Ribeiro de Oliveira 

Neste mês, cooperativas do mundo todo se mobilizaram no Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado em 3 de julho, e adotaram como mote a hashtag #CoopsDay – tema da celebração definido em conjunto pela International Cooperative Alliance (ICA) e as Nações Unidas por meio do Comitê para a Promoção e Avanço das Cooperativas (COPAC). O movimento fez o setor parar para uma reflexão centrada no slogan: “Reconstruir melhor juntos".  A ideia central é vencer a crise sanitária provocada pela Covid-19 com solidariedade e resiliência, oferecendo às comunidades do mundo todo uma recuperação centrada nas pessoas e ambientalmente justa.

Esse senso da importância da coletividade é de fato uma das percepções da humanidade neste contexto histórico em que estamos vivendo. Diante de tantas perdas e dificuldades em diferentes povos ocasionadas pela pandemia, vimos nascer no eixo das corporações e das populações um espírito colaborativo, um crescente compromisso em prol do bem das pessoas – um dos pilares do cooperativismo na sua base.

A campanha mundial lançada expressa que, tanto nos campos da saúde, agricultura, produção, varejo, finanças, habitação, emprego, educação, serviços sociais e muitas outras esferas onde o modelo cooperativista é encontrado, mais de um bilhão de membros de cooperativas em todo o mundo continuam a provar que ninguém precisa enfrentar uma crise como a pandemia por conta própria.

Esse novo olhar do setor também tem sido adotado pela Unimed Ribeirão Preto, cooperativa de saúde que presido há três anos. Hoje, mais do que nunca, sabemos que todos os conceitos já inseridos nos valores do sistema convergem para essa proposição e nos trazem a convicção de que temos a grande oportunidade de comprovar que é sempre melhor produzir, fazer, trabalhar e progredir juntos. Essa força que se consolida cada vez mais no nosso setor, também está nos conceitos e valores das organizações colaborativas e é capaz de criar novas potencialidades para que as comunidades possam se reestruturar, se reinventar.

A Unimed Ribeirão Preto é exemplo do que a força motriz compartilhada é capaz de gerar. A nossa instituição completou 50 anos recentemente, registrando a cada passo que o cooperativismo é um modelo positivo para os médicos e permite a execução dos princípios da democracia, pois todo cooperado participa das decisões da empresa através das assembleias, sendo parte integrante de cada   progresso movido por ações conjuntas.

Outro princípio que vivenciamos ao longo de nossa trajetória histórica é a participação nos resultados financeiros, o que significa valorização constante dos médicos. Isso se reverte em qualidade e dedicação aos clientes. 

Muito além da Unimed Ribeirão Preto ter se tornado referência em prestação de serviços em saúde, outro aprendizado neste meio século é saber valorizar a comunidade onde estamos inseridos, buscando auxiliá-la com ações e projetos e intervenções de cunho   socioculturais.   Compreendemos nesta longa jornada que, atuando ao lado da comunidade, conquistamos todos juntos. E vamos em frente, apoiando a proposta de que “reconstruir é melhor juntos”.

*Gustavo Ribeiro de Oliveira é médico gastroenterologista e presidente da Unimed Ribeirão Preto

Comentários
Assista ao vídeo