Informes -

Influência e Mídia – Como o mercado da influência vem se desenvolvendo ao longo do tempo

6 de Julho de 2021

É certo que todos os indivíduos são influenciáveis e influenciadores, mas, elevando a grandes potências, como abordar e discutir o mercado da influência no Brasil?

O estudo e a análise do comportamento humano através do tempo é campo de pesquisa de historiadores, sociólogos e cientistas de todo mundo.

O comportamento de cada sociedade fica registrado e se revela através da escrita da época, da forma de comunicação utilizada por cada povo e pelos seus costumes, que revelam suas formas de aprendizado e evolução.

A mudança da Era Industrial para a Era da Informação causou uma mudança inegável no comportamento das pessoas, tornando a influência cada vez mais relevante nas decisões de consumo e meios de vida.

O conteúdo abaixo aborda essa temática de forma temporal, para acompanhamento e análise de qual foi o perfil de influência exercido pela mídia nas últimas décadas.

Era Digital ou Era da Informação – Desenvolvimento de Novos Pilares

A Era Digital, também conhecida como Era da Informação, é um período que iniciou por volta de 1950, com a criação de microprocessadores, fibra ótica e computadores pessoais e permanece até hoje, já muito diferente do que era quando começou.

Em 1969, com a invenção da internet, ainda no contexto da Guerra Fria, a mudança de Era ficou ainda mais evidente, partindo do período da industrialização para o período da informação.

A Era Digital se caracteriza pelo uso massivo de informática, popularização da internet e grande desenvolvimento da indústria robótica e genética, e traz consigo formas diferentes de identificar anseios, problemas, dúvidas e oportunidades pertinentes a toda uma geração.

Criação da Televisão Brasileira – Mudança Irreversível para o Marketing e Comunicação

Em setembro de 1950, a emissora TV Tupi realizava sua primeira transmissão jornalística no Brasil, através do jornal “Imagens do Dia”.

A partir daquele momento, uma nova forma de se informar passava a fazer parte da vida dos brasileiros.

Pessoas que estavam acostumadas a ouvir, no rádio, notícias sobre o País e sobre o mundo, podiam, dali em diante, receber informações que entregavam algo além da notícia: a imagem!

O avanço tecnológico na forma de receber as notícias foi impactante e modificou, para sempre, a relação da população com a mídia. No entanto, cabe citar que uma coisa ainda era igual: tanto os jornais quanto as rádios e a televisão eram canais EMISSORES de notícias, que não tinham contato direto com o grande público e ainda que pudessem receber cartas ou telefonemas de seus leitores, ouvintes ou telespectadores, a comunicação era “secreta”.

A desaprovação do público em relação a uma pauta jamais chegaria ao conhecimento da população.

Os veículos de mídia cresciam e enriqueciam em uma velocidade considerável, visto que eram os únicos canais comerciais de larga escala, onde marcas, empresas e companhias divulgavam suas promoções, ofertas e lançamentos.

Efeitos da Programação Televisiva no Comportamento Individual

Por volta de 1975, assistir televisão já fazia parte da vida de toda a parcela elitista da população brasileira e passava a ser uma atividade comum na vida dos mais abastados, ganhando cada dia mais espaço junto à classe média e fazendo com que as emissoras começassem a perceber o poder de influência que possuíam sobre o povo, de modo geral.

Pode-se dizer que, nas décadas de 70 e 80, a televisão teve forte impacto no comportamento das famílias, sendo inclusive apontada como influência para mudanças em formatos de relacionamentos, casamentos, separações e desquites e outros fatores relacionados à vida em comunhão, segundo comentam diversos advogados de causas da família, em inúmeras matérias já publicadas.

Seu poder como mídia comercial também já estava comprovado e continuou crescente por diversas décadas, sempre testando e confirmando seu poder de influência sobre as massas.

O Poder de Influência das Novelas Sobre a Venda de Produtos e Serviços

Em 2009, quando uma novela global apresentou um personagem chamado “Foguinho” como consumidor de um alimento chamado profiteróles, uma espécie de doce feito com sorvete, que nunca foi considerado relevante no Brasil, o impacto na procura de cursos de sorvete online foi 11% maior em relação ao ano anterior, mostrando que mesmo quando a abordagem de um tema é indireta, ela participa, também, de mudanças de comportamento e buscas.

Em janeiro de 2015, quando a novela estava sendo reprisada, houve o maior pico pelos cursos de sorvete registrado desde 2011, comprovando o quanto a influência da televisão era real durante aquele período.

Luiz Cláudio Sardenberg, proprietário de uma sorveteria na Praia do Canto, em Vitória – ES, contou em entrevista à Gazeta Online, como a novela global impactou suas vendas: “Quando estreou na sorveteria da Praia do Canto, o doce (profiteróles) não despertou curiosidade nos glutões. Não eram vendidas mais que 30 taças de profiteróles por mês. Nada que uma novela da Globo não pudesse resolver. Três meses depois, o personagem Foguinho, da novela Cobras & Lagartos, começou a falar que profiteróles eram sua sobremesa preferida. Não deu outra: passamos a vender 250 porções por mês".

Outro exemplo que pode ser citado ocorreu em 2013:Em 26 de agosto, a TV Globo transmitiu, em sua novela intitulada “A Flor do Caribe”, um casamento na praia simples, muito diferente do que era tradicionalmente apresentado nos finais de novela, dentro de igrejas enormes e com uma noiva portando um vestido de cauda quilométrica.

O resultado foi um aumento de 73% nas buscas realizadas no Google por “casamento na praia”, entre agosto e setembro do respectivo ano, segundo dados do Google Trends, representando o maior volume de buscas sobre o assunto desde 2007.

Em 2017, a Rede Globo transmitiu a novela “Tempos de Amar”, uma trama envolvendo um romance que iniciou em Portugal e depois foi afetado pela distância, com a vinda de um dos membros do casal para o Brasil.

Não é surpreendente a informação que buscas sobre estética, como produtos de clareamento dental, atingiram, na época, o maior volume de buscas desde 2017.

O poder de influência das novelas foi inegável e continuou relevante, e até hoje não deixou de ser, porém, em meados de 2009 já era notável que as empresas estavam começando a realocar seus recursos publicitários, buscando aderir a estratégias de marketing relacionadas à internet e as mídias sociais.

Naquele momento, o comparativo passava a ser feito de uma forma muito simples:

Criação de sites profissionais preço X criação de campanha publicitária preço.

A princípio, tudo parecia uma simples “conta de padaria” que chegava à conclusão simples de que investir em uma estratégia digital era muito mais barato do que continuar investindo em mídia televisiva, o que vinha se tornando mais caro, ano a ano.

Migração da Publicidade Televisiva para a Internet

Em 2019, pela primeira vez, empresas online conquistaram mais da metade das vendas de publicidade, respondendo por US$ 306 bilhões dos US$ 595 bilhões gastos globalmente.

A explicação é espelhada em tendências de buscas disponíveis no Google Trends.

Até 2008, o número de buscas por “Mídias Sociais” era irrisório, o que deixa claro que, até aquele momento, nada unia mais o público ao redor de um assunto do que novelas e transmissões de futebol.

Em 2013, no entanto, a busca pelo mesmo termo atingiu um pico tão alto, que nunca mais voltou a ser repetido.

A partir daquele momento, o melhor lugar para ser impactado pela publicidade para uma parcela de pessoas muito considerável, já não era mais em frente à TV. A influência agora precisava ser obtida através de uma comunicação muito mais direta e personalizada.

Até 2015, não existiam buscas pelo termo “digital influencer” e, de repente, o termo passou a receber números relevantes de procura, chegando ao ápice em maio de 2020.

A comunicação com o público através de um digital influencer custa centenas de milhares de reais a menos do que um comercial na televisão e isso é um dos aspectos que tem sido levado em consideração pelas marcas, antes de realizar investimentos publicitários.

Se o objetivo é continuar influenciando pessoas, nada melhor do que contar com influenciadores profissionais.

As mudanças em relação ao mercado de influência continuam crescendo em uma velocidade nunca antes vista, e as empresas, grandes e pequenas, estão cada vez mais atentas, a fim de não desperdiçar seus orçamentos em canais com menor poder de aquisição ou convencimento sobre o seu público alvo.

O que você pensa sobre tudo isso?

Se esse conteúdo foi útil para você, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais.

Comentários
Assista ao vídeo