Viver - Saúde

Cerca de 30% dos brasileiros buscaram ajuda psicológica na pandemia, diz pesquisa

27 de Abril de 2021

Dados do Ministério da Saúde apontam que ansiedade e estresse são as causas que motivaram a busca por acolhimento em 2020

A pandemia tem levado a exaustão os profissionais de saúde, pessoas em isolamento e familiares que perderam os seus entes queridos para a Covid-19. Buscar ajuda profissional de um psicólogo ou de um psiquiatra é fundamental em momentos de crise pessoal. E a saúde mental da população se agravou com os efeitos da pandemia, percebidos em diversas áreas.

Foto: Alex Green - Pexels

De acordo com uma pesquisa divulgada hoje (26/04) pelo Ministério da Saúde, mostra que quase 30% dos brasileiros procuraram ajuda profissional por questões relacionadas à saúde mental entre agosto e outubro do ano passado. Por outro lado, 34,2% não chegaram a procurar ajuda, mas gostariam de tê-la. As causas: apoio psicológico para lidar com a ansiedade (78%) e o estresse (51,9%).

Ainda segundo a pesquisa, o estigma de "fraqueza" associado ao pedido de ajuda psicológica tem diminuído em tempos recentes. É um obstáculo importante a ser superado. Mas ainda há outros, como os valores de consultas na área, proibitivos para a maior parte da população brasileira.

Assistência psicológica à comunidade

Em Juiz de Fora, na região da Zona da Mata mineira, o Centro Universitário UniAcademia oferece desde agosto do ano passado ajuda psicológica à comunidade de forma totalmente gratuita e online. Uma iniciativa da Clínica de Psicologia da instituição existente há mais de 40 anos. "Todos aqueles que estão tendo a necessidade, neste momento, de cuidar um pouco mais do seu emocional e da sua saúde mental podem entrar em contato com a nossa instituição", afirma Tiago Guimarães, Diretor Acadêmico.

Os interessados devem entrar em contato pelo WhatsApp no número (32) 99172-7515, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. Será realizada uma triagem com os psicólogos da clínica e, caso o diagnóstico do paciente permita um atendimento online, os alunos dos nono e décimo períodos do curso de Psicologia entrarão em contato.

Em Belo Horizonte também são oferecidos atendimentos psicológicos. A população pode procurar ajuda ao Núcleo de Acolhida e Articulação da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, no centro da capital. Já a Prefeitura de Belo Horizonte disponibiliza atendimentos mediante agendamentos nos centros de saúde.

No bairro Funcionários, região Centro-Sul, a Clínica de Psicologia da Faculdade Arnaldo Janssen atende a população nos serviços de psicoterapia e psicodiagnóstico. Mulheres vítimas de violência doméstica também são atendidas pelos alunos e profissionais da instituição.

Todas as solicitações de acolhimento psicológico devem ser realizadas via e-mail pelo endereço: coordenacaopsicologia2@faculdadearnaldo.edu.br informando o nome e telefone para contato.

Comentários
Assista ao vídeo