Business -

Projeto para construção de casas populares a baixo custo entra na fase final

16 de Abril de 2021

Acordo de cooperação técnica entre Univali e a empresa Fischer vai possibilitar as construções

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Irmãos Fischer S.A. Indústria e Comércio estão na fase final do projeto de cooperação técnica que vai viabilizar a construção de casas populares a baixo custo nos municípios da região de Itajaí.

Projeto ETAU

A Univali, por meio do Escritório Técnico de Arquitetura, Urbanismo e Design de Interiores da Univali (ETAU), localizado no campus Balneário Camboriú, será a responsável pelo projeto arquitetônico.

Para o desenvolvimento do projeto foram levados em consideração itens como qualidade espacial, conforto termoacústico, luminosidade, estética e funcionalidade.

Projeto ETAU

A tecnologia será aplicada ao sistema construtivo modular da Fischer, que utiliza painéis pré-moldados em aço. A ideia é que o processo de montagem da casa modular seja mais rápido, econômico e sustentável, já que neste sistema não é necessário o uso de materiais como cimento, tijolos, argamassa e água nas paredes e na cobertura.

“Existe uma grande demanda dos municípios para este modelo de moradia e a principal vantagem do sistema é o tempo de conclusão. Uma casa convencional leva de quatro a seis meses, em média, para ser construída. Com esta tecnologia as casas ficarão prontas em quatro dias”, explica o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univali, Carlos Alberto Barbosa de Souza. 

As casas serão geminadas e terão cerca de 50 m2.   A próxima etapa será a apresentação do projeto às prefeituras dos municípios interessados na tecnologia construtiva.

Mais Informações: (47) 3261-1316, no Escritório Técnico de Arquitetura, Urbanismo e Design de Interiores da Univali (ETAU).

Comentários
Assista ao vídeo