A hoteleira líder na Espanha reforçou por mais um ano seus laços com o mundo acadêmico por meio da renovação doSeminário Meliá Hotels International de Estudos Turísticos. Trata-se de uma iniciativa de 2002 impulsionada pelo presidente da Meliá, Gabriel Escarrer, em colaboração com a Universidade das Ilhas Baleares (UIB), que promove a qualidade e a consolidação dos estudos e da pesquisa no turismo.
Coincidindo com a celebração do Dia Mundial do Turismo, a Companhia apresentou um balanço das atividades financiadas com o Seminário ao longo do ano acadêmico 2012 - 2013, e que eram focadas prioritariamente no empreendedorismo, na integração dos estudantes com o mundo empresarial, no turismo responsável e na internacionalização dos profissionais do setor.
Destaca-se assim a colaboração e o financiamento, junto ao Seminário Bancaja, da primeira escola de "Turempreendedores" das Ilhas Baleares (Espanha), para estudantes do último ano de graduação e pós-graduação que tenham a intenção de oferecer a formação e o apoio para desenvolver projetos inovadores no setor turístico.
No âmbito de pesquisa, foi apresentada a primeira convocação do "Prêmio de Pesquisa Turística", resultando na seleção de um projeto para o estudo do turismo cultural como alavanca de desestatização do modelo turístico balear.
Na área de formação, o Seminário evoluiu nos últimos anos com um enfoque prioritário no turismo responsável, através do financiamento de cursos, disciplinas e palestras relacionados à responsabilidade social, ética empresarial e sustentabilidade. Além disso, promovendo a capacitação dos estudantes, foram concedidas "bolsas de internacionalização" para a realização de práticas nos hotéis da Companhia na República Dominicana, Malásia e México, destacando assim a importância da experiência internacional como uma vantagem competitiva para profissionais do setor.
A hoteleira também já anunciou as principais linhas de atuação para o curso de 2013 - 214, que pretende potencializar a integração dos estudantes no mundo empresarial como último escalão para completar sua formação. "Devemos dotar os estudantes de conhecimento e competência que garantam sua excelência profissional no setor, assegurando-nos de que a sustentabilidade e a responsabilidade social sejam uma realidade consolidada na empresa turística do futuro", afirmou Lourdes Ripoll, vice-presidente de RSC na Meliá Hotels International, durante o ato oficial de apresentação do Seminário realizado na UIB.
Além de manter as ações de formação, durante esse curso serão postos em prática projetos de pesquisa e inovação, conjuntamente com a UIB, que permitirão aos estudantes colaborar estreitamente com os profissionais da Meliá, tanto na universidade, como dentro da própria empresa.
A Meliá Hotels International, referência mundial de turismo no âmbito da responsabilidade social, reforçou seus vínculos com organismos multilaterais e com o setor público, com um foco muito importante nas universidades e no mundo acadêmico como chave do modelo turístico sustentável e responsável do futuro.