Cultura - Viagem

Meliá Hotels International renova seu compromisso com a acadêmia para impulsionar o empreendedorismo

18 de Outubro de 2013

A hoteleira líder na Espanha reforçou por mais um ano seus laços com o mundo acadêmico por meio da renovação doSeminário Meliá Hotels International de Estudos Turísticos. Trata-se de uma iniciativa de 2002 impulsionada pelo presidente da Meliá, Gabriel Escarrer, em colaboração com a Universidade das Ilhas Baleares (UIB), que promove a qualidade e a consolidação dos estudos e da pesquisa no turismo.

Coincidindo com a celebração do Dia Mundial do Turismo, a Companhia apresentou um balanço das atividades financiadas com o Seminário ao longo do ano acadêmico 2012 - 2013, e que eram focadas prioritariamente no empreendedorismo, na integração dos estudantes com o mundo empresarial, no turismo responsável e na internacionalização dos profissionais do setor.

Destaca-se assim a colaboração e o financiamento, junto ao Seminário Bancaja, da primeira escola de "Turempreendedores" das Ilhas Baleares (Espanha), para estudantes do último ano de graduação e pós-graduação que tenham a intenção de oferecer a formação e o apoio para desenvolver projetos inovadores no setor turístico.

No âmbito de pesquisa, foi apresentada a primeira convocação do "Prêmio de Pesquisa Turística", resultando na seleção de um projeto para o estudo do turismo cultural como alavanca de desestatização do modelo turístico balear.

Na área de formação, o Seminário evoluiu nos últimos anos com um enfoque prioritário no turismo responsável, através do financiamento de cursos, disciplinas e palestras relacionados à responsabilidade social, ética empresarial e sustentabilidade. Além disso, promovendo a capacitação dos estudantes, foram concedidas "bolsas de internacionalização" para a realização de práticas nos hotéis da Companhia na República Dominicana, Malásia e México, destacando assim a importância da experiência internacional como uma vantagem competitiva para profissionais do setor.

A hoteleira também já anunciou as principais linhas de atuação para o curso de 2013 - 214, que pretende potencializar a integração dos estudantes no mundo empresarial como último escalão para completar sua formação. "Devemos dotar os estudantes de conhecimento e competência que garantam sua excelência profissional no setor, assegurando-nos de que a sustentabilidade e a responsabilidade social sejam uma realidade consolidada na empresa turística do futuro", afirmou Lourdes Ripoll, vice-presidente de RSC na Meliá Hotels International, durante o ato oficial de apresentação do Seminário realizado na UIB.

Além de manter as ações de formação, durante esse curso serão postos em prática projetos de pesquisa e inovação, conjuntamente com a UIB, que permitirão aos estudantes colaborar estreitamente com os profissionais da Meliá, tanto na universidade, como dentro da própria empresa.

Meliá Hotels International, referência mundial de turismo no âmbito da responsabilidade social, reforçou seus vínculos com organismos multilaterais e com o setor público, com um foco muito importante nas universidades e no mundo acadêmico como chave do modelo turístico sustentável e responsável do futuro.

 

Comentários
Assista ao vídeo