Colaboradores - Thiago Michelasi

Cirurgião plástico Dr. Ronaldo Soares mostra as substâncias que ajudam a moldar o corpo e o rosto

3 de Março de 2021

No entanto, para fazer preenchimento, muitas pessoas têm recorrido à algumas técnicas de procedência duvidosa, por isso podem estar trazendo para si uma série de riscos graves para a saúde. Segundo o cirurgião plástico Dr. Ronaldo Soares, existem aqueles produtos que são indicados para um tratamento eficaz, mas a facilidade de acesso à outros pelo mercado negro pode colocar tudo a perder.

Cirurgião plástico Dr. Ronaldo Soares

Confira na lista abaixo quais são estes produtos e as devidas explicações sobre a utilização de cada um deles e, principalmente, seus efeitos para o organismo.

Hidroxiapatita de cálcio/Ácido poli-L-lático:

É comumente utilizada em pacientes com flacidez e excesso de pele em regiões como rosto, pescoço, umbigo, parte interna dos braços e face interna das coxas que não querem recorrer a um tratamento cirúrgico, já que ele provoca a contração da pele. Seu efeito é visto após duas ou três aplicações.

Dr. Ronaldo explica que “eles são bioestimuladores do colágeno que preenchem, hidratam e tonificam a pele, melhorando a flacidez a longo prazo. Não são volumizadores. A hidroxiapatita de cálcio tem o nome comercial de Radiesse e o ácido poli-L-lático, de Sculptra”, explica a cirurgiã plástica Karina Gilio.

Contraindicação: Não são indicados para pacientes com alergias, doenças autoimunes, anemia, câncer, grávidas, lactentes ou com processo inflamatório no local da aplicação, pelos mesmos motivos.

Duração: Até 2 anos.

Ácido hialurônico:

Um dos preenchedores mais utilizados, principalmente no rosto, apesar de ser indicado também para o corpo, o ácido hialurônico estimula a produção de colágeno, além de ter ação hidratante na região em que for aplicado.

“Ao preencher uma região profunda, um sulco ou uma ruga, [o ácido] absorve como uma esponja a água dos tecidos ao redor para esta região, aumentando ainda mais o volume da molécula”, explica o cirurgião plástico Ronaldo Soares. O resultado é instantâneo e pode ser conferido após a primeira aplicação.

Contraindicação: Pacientes com alergias, doenças autoimunes, anêmicos, câncer e grávidas e lactantes, já que a maioria das composições comerciais trazem lidocaína, um anestésico local para diminuir a dor durante a infiltração do ácido, além de outros conservantes, que podem ser tóxicos para as gestantes. Caso haja inflamação presente no local da aplicação, ele não deve ser utilizado.

“A injeção dele no nariz é muito perigosa”, adverte o cirurgião plástico Dr. Ronaldo Soares. Isso porque ele pode causar necrose de pele quando injetado dentro de algum vaso sanguíneo dentro desta região. Por isso é fundamental lembrar que qualquer preenchimento deve ser feito apenas por especialistas na área de dermatologia e cirurgia plástica, conforme as recomendações do Conselho Federal de Medicina.

Duração: O ácido hialurônico é reabsorvido pelo corpo após um período de um a dois anos.

Policaprolactona:

Outra substância sintética absorvível com ação semelhante à do ácido hialurônico, que estimula a produção do colágeno e chegou ao mercado no último ano. Muito usado também para preencher rugas, sulcos, remodelar queixo, mandíbula e maçã do rosto, também pode ser usado no corpo.

Contraindicação: Não recomendado para pacientes com alergias, anemia, doenças autoimunes, câncer, grávidas, lactentes ou com processos inflamatórios e infecciosos no local da aplicação.

Duração: Tem quatro apresentações, com efeito que dura 1, 2, 3 ou até 4 anos, dependendo dos compostos que o acompanham e que desaceleram sua metabolização pelo organismo.

Gordura enxertada

Dr. Ronaldo Soares lembra que esta situação somente é indicada para o preenchimento de grandes áreas, como os glúteos ou no colo após a inserção de próteses de silicone, para que ele fique mais preenchido.

“Como se usa a gordura do próprio corpo, não há risco de rejeição ou processo inflamatório, caso as regras sejam seguidas”, reforça o médico. Por outro lado, a aplicação não deve ser feita próxima a grandes vasos, para evitar os riscos de embolia.

Contraindicação: Os riscos do enxerto de gordura são os mesmos de qualquer cirurgia, já que o procedimento requer uma lipoaspiração anterior de gorduras de outras porções do corpo. Por isso mesmo, ela só é indicada para quem tiver estes depósitos. 

Duração: Permanente.

Valores: São determinados de acordo com a região do corpo e necessidades da paciente.

PMMA (Polimetilmetacrilato):

Estas microesferas acrílicas não podem ser usadas de qualquer maneira sem controle, afinal, como destaca o médico, são indicadas apenas para preenchimentos em pacientes imunodeprimidos, como os portadores do HIV, que perdem gordura da face. 

Contraindicação: Rejeição, inflamações, infecções, embolia e até morte.

Segundo pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional São Paulo (SBPC-SP), essa substância sintética provocou deformidades e complicações em cerca de 17 mil pessoas entre 2015 e 2016, pelo seu uso indiscriminado em pacientes que não tinham indicação de uso.

Duração: Permanente. Uma vez injetado, ele só pode ser removido cirurgicamente.

Hidrogel:

Este é um grande perigo. Tanto é que tal substância sintética está proibida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no Brasil. Por isso, evite de qualquer maneira o uso dela. Além disso, ela não é encontrada para venda em médicos devidamente capacitados e treinados, por isso só é encontrada de forma criminosa.

Contraindicação: Rejeição, inflamações, infecções, embolia e até morte.

Duração: Permanente. Uma vez injetado, ele só pode ser removido cirurgicamente.

Valores: Sua venda só acontece no mercado negro.

Comentários
Assista ao vídeo