Business -

Como valorizar minha empresa na hora de vendê-la?

16 de Fevereiro de 2021

 Somente a partir do chamado valuation é possível determinar quanto vale o seu negócio para poder passá-lo adiante a um preço justo. Com essa base, o empreendedor pode ainda analisar qual é o momento ideal da venda e se é possível valorizá-la antes de colocá-la disponível no mercado

A prática de avaliação é recomendada por especialistas independente da intenção ou não de vender sua empresa. O chamado valuation é um exercício no qual o dono do negócio pode puxar os dados de sua companhia, elaborando projeções para o futuro e tendo mais clareza sobre o desempenho de cada área – e o que precisa ser aperfeiçoado.

Com a intenção de aumentar o valor do seu negócio, a melhor opção é prepará-lo antes da venda. Mas há alguns pontos a serem considerados e analisados para conseguir negociar sua empresa no melhor preço.

Motivação para vender empresa

Primeiramente, avalie o motivo que faz com que você queira vender seu negócio. A venda pode ser motivada, por exemplo, por dificuldades as quais o empreendimento esteja passando. Cuidado: o pior momento para vender sua empresa é justamente quando ela está passando por problemas financeiros. Nesse caso, além do número de possíveis interessados ser mais restrito, o valor da companhia ficará aquém do desejável.

Agora, se a venda de sua empresa estiver relacionada a um plano de carreira, por exemplo, como aposentadoria ou troca de gestão, essa decisão será mais acertada. Outros principais motivos para alienação de um negócio também são: 

⦁    Compartilhamento da gestão; 
⦁    Dificuldades na sucessão; 
⦁    Necessidade de levantar novos recursos; 
⦁    Investimento em outros negócios.

Após analisar o momento pelo qual sua empresa está passando, se a decisão for de fato pela venda, é possível prepará-la para que a negociação aconteça no momento mais adequado. Isso significa que seu negócio deve estar totalmente operacional, de forma eficiente e atrativa, para que investidores tenham interesse pela compra. 

Veja os seis principais passos para garantir que sua empresa esteja pronta para venda:

⦁    Identificar informações financeiras e contábeis adequadas para a operação;
⦁    Identificar principais riscos ou passivos, definindo quais devem ser solucionados e quais podem ser transferidos para os potenciais investidores;
⦁    Preparar a documentação da empresa;
⦁    Preparar as informações legais;
⦁    Avaliar o negócio;
⦁    Apontar oportunidades de melhoria que possam valorizar a empresa.

Como valorizar o negócio

Após esse passo a passo, chegará o momento de encontrar oportunidades de melhorar o valuation da sua empresa para que ela fique mais atrativa para ir ao mercado em busca de investidores. Uma empresa pode ser avaliada pela sua renda, pelo valor de mercado ou comparação com outras empresas semelhantes; e pelo valor patrimonial.

Para obter um valor "justo" em uma transação de venda de empresa, é preciso apontar quais são as vantagens de comprá-la. Ou seja, os investidores precisam saber que seu negócio é valioso em termos de lucratividade, potencial de crescimento, variedade de clientes, força da marca, ou pela sua longevidade.

Para valorizar seu negócio, há 4 importantes dicas que podem ser seguidas:

⦁    Organize bem suas declarações financeiras

O processo de valuation já te dará todos os dados necessários para que o investidor saiba como tem sido o retorno financeiro do seu negócio. Ainda, se suas finanças estiverem bem organizadas através de demonstrações financeiras e contábeis confiáveis, e com controles financeiros adequados, o comprador poderá confiar que os números são, de fato, atrativos e bem embasados. 

⦁    Demonstre o potencial de crescimento

Por meio de números bem mapeados, é possível ainda fazer boas projeções para o futuro, demonstrando o potencial de crescimento e sustentabilidade do negócio no longo prazo. Os dados precisam ser transparentes para que o comprador saiba qual a situação atual da empresa, e se bem organizados e projetados, darão subsídios para que você argumente a favor da venda a um preço "justo", sem desvalorizar o empreendimento.

⦁    Base de clientes diversificada 

Uma maneira de preparar sua empresa para a venda futura é garantir que ela tenha uma base de clientes diversificada. Isso chamará a atenção do comprador e valoriza a sua marca. 

⦁    Sistemas e procedimentos claros

A comunicação entre sistemas e processos faz com que o negócio flua de maneira mais ágil, sem a necessidade de adaptações tecnológicas por parte do futuro investidor. Manter sua estrutura digitalizada e atualizada a deixará mais atrativa para venda. Organizar isso de última hora ou passar a bola para que o comprador faça essas adaptações fará com que o valor da sua empresa fique prejudicado. Por isso é importante investir, ao longo do tempo, em tecnologia da informação e comunicação dentro do seu negócio, com processos bem delineados.

A transparência nos processos de venda de empresas é sempre a chave para uma negociação positiva e justa. Para isso, mantenha seu negócio organizado a partir do auxílio de especialistas em assessoramento de compra, venda e fusões de empresas.

Fonte: Capital Invest - assessoria especializada em fusões e aquisições.

Comentários
Assista ao vídeo