Apesar da pandemia de COVID-19 e do impedimento de viajar, o desejo de fugir para outro lugar se intensificou. A agência de comunicação Another Company analisou e compartilhou a situação atual da indústria do turismo e as consequências deste “novo normal''
São Paulo, 13 de janeiro de 2021 - Desde o início da pandemia, sabia-se que a indústria do turismo seria uma das mais afetadas. Naquela época, ninguém poderia imaginar que após meses de isolamento social, a possibilidade de viajar ainda continuaria distante e, mais ainda, ainda não há certeza de quando essa atividade será retomada por completo.
Embora a paranóia coletiva tenha diminuído, as medidas restritivas deverão continuar por boa parte de 2021, necessitando da renovação do setor para sobreviver. Embora sua reinvenção prometa reativar a região economicamente, também beneficiará as pessoas e impactará sua saúde e bem-estar. Após meses de confinamento, algumas pessoas veem a possibilidade de viajar como algo urgente e necessário para trazer felicidade e estabilidade em suas vidas.
A equipe de Estratégia da Another Company, agência de comunicação com presença regional, desenvolveu uma análise e estudo sobre esta situação e sobre como é necessário desconstruir os conceitos "viagens" e "turismo", tal como os conhecemos, para expandir as possibilidades das marcas e empresas do setor e criar novas experiências nesta nova realidade.
A situação na América Latina
Sandy Machuca, diretora do grupo de Turismo da Another Company, explica: “Em nível regional, a perda aproximada devido à menor receita do turismo internacional é de 195 bilhões de dólares. Na Colômbia 80% dos hotéis fecharam entre janeiro e abril do ano passado, e no México foram perdidos 538 mil empregos relacionados ao setor de turismo”. Um estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostra que com a fuga dos habituais visitantes 50 mil estabelecimentos turísticos tiveram de fechar as portas de março a agosto de 2020, entre bares, restaurantes, hotéis, pousadas, agências de viagens e serviços de transportes, cultura e lazer.
Novo contexto
A situação de confinamento aumenta a vontade de viajar e, como se sabe, sair de férias permite que as pessoas se desconectem física e mentalmente das obrigações cotidianas, reduz o estresse, aumenta a criatividade e melhora os níveis de satisfação. Porém, o medo prevalece, o que faz da segurança uma premissa em qualquer experiência.
Dos entrevistados, 77% das pessoas afirmaram dar preferência às viagens nacionais em vez de internacionais. Sobre o tipo de viagem, a maioria - e principalmente os mais jovens (32%) - optaram por destinos que permitam estar em contacto com a natureza, enquanto 25% desejam viajar para o exterior e apenas 20% para outras cidades.
Conectar-se com a natureza, relaxar e desconectar são os principais aspectos que as pessoas contemplam ao organizar uma viagem. Alguns conceitos que começaremos a ouvir com mais frequência são:
Staycation: consiste em tirar férias em casa ou levar o conceito de “casa” a destinos próximos. Essa tendência ganhou força durante a pandemia, e trouxe o hábito de conhecer a própria cidade e de fazer viagens curtas em fins de semana e feriados prolongados.
Aventuras com propósito: Explorar lugares naturais com o objetivo de contribuir para uma causa social, além de oferecer a possibilidade de sair da rotina e praticar atividades físicas.
Glamping: é o conceito de camping com luxo, em barracas ultra conjugadas e com todo o conforto.
Quando se trata de hospedagem, as pessoas preferem opções particulares, como alugar um AirBnb (26%) ou um hotel boutique (21%). Isso porque essas propostas acabam sendo mais seguras e geram maior confiança. Paralelamente a isso, outra prioridade importante para eles é a higiene e a aplicação de cada um dos protocolos nas diferentes fases da viagem.
Tecnologia, principal aliada do turismo
O turismo “em casa” veio para ficar, principalmente para a população de risco que busca experiências inovadoras sem abrir mão do conforto. Existem diferentes modalidades que, com a ajuda da tecnologia permitem “viajar” sem sair de casa.
Passeios virtuais: com eles, as pessoas buscam o lazer, mas também são uma forma de adquirir novos conhecimentos.
Turismo 360º: permite descobrir museus, monumentos e pontos turísticos em diferentes cidades. Além disso, muitos hotéis utilizam este sistema para aqueles turistas que já procuram o seu próximo alojamento e desta forma podem conhecer as instalações em detalhes.
Realidade Aumentada: esta tecnologia cria experiências imersivas e lúdicas para que os usuários possam ser transportados para qualquer lugar na hora que desejarem, de forma detalhada e realista.
Aos poucos o setor vai se reativando, mas ainda há um longo caminho a percorrer para fazê-lo novamente com total liberdade. A incorporação de protocolos de segurança e higiene seguramente vai oferecer aos futuros viajantes qualidade e responsabilidade em seus serviços. Chegou uma nova forma de viajar e todos terão de se adaptar para continuar a aproveitar, apesar dos rígidos protocolos de higiene e segurança, muitos deles nunca vistos.
Sobre a Another Company
Fundada em 2004 por Jaspar Eyears e Rodrigo Peñafiel, a Another Company Group, uma agência de comunicação independente, tem como objetivo revolucionar a comunicação estratégica por meio de campanhas poderosas e eficazes para posicionar várias marcas perante seus públicos. A Another Company integrou serviços como relações públicas, comunicação digital, marketing de influência, mídia social, branding, marketing de entrada e conteúdo, criação e design e experiências de marca. A agência atua em unidades de negócios especializadas, classificadas em: moda, beleza, estilo de vida, consumo de massa, tecnologia, luxo, cultura, saúde e bem-estar e corporativo.
A Another Company Group faz parte da Constellation Global Network e PRORP, e foi reconhecida com vários prêmios, como o SABRE Awards e o Latin American Excellence Awards. Possui escritórios no México (Cidade do México), Argentina (Buenos Aires), Brasil (São Paulo), Chile (Santiago), Colômbia (Bogotá), Estados Unidos (Miami), Panamá (Cidade do Panamá) e Peru (Lima) com atuação no Equador, El Salvador, Honduras, Guatemala, Costa Rica, República Dominicana, Bolívia e Uruguai.
Para mais informações visite: https://another.co/ ou nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin.