Colaboradores - Thiago Michelasi

Conheça a famosa influenciadora digital e coaching de emagrecimento Thamirys Maia

12 de Janeiro de 2021

A Pesquisa Nacional de Saúde 2019, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada ano passado, mostra que o excesso de peso atinge 60,3% da população brasileira com mais de 18 anos, o que equivale a 96 milhões de pessoas. O índice de obesidade no Brasil também assusta: entre 2003 e 2019, essa taxa mais que dobrou, passando de 12,2% para 26,8%. Para a coach de emagrecimento e influenciadora digital Thamirys Maia, hábitos ruins, como alimentação de baixa qualidade e sedentarismo, não são os únicos culpados. Não saber lidar com altos e baixos emocionais também pode ter relação com esses problemas.

— Hoje em dia, com a internet, é possível saber quais alimentos engordam e quais hábitos ajudam a emagrecer. Não é nenhum segredo! Mas por quê, então, a maioria da população está acima do peso?  — questiona Thamirys: — Muitas pessoas comem por impulso, por causa de sentimentos. Para reverter esse quadro, é necessário, primeiro, tomar consciência desse comportamento para, depois, aprender a não descontar as emoções na comida. 

Foi durante a faculdade de nutrição que a influenciadora descobriu que algumas técnicas comportamentais poderiam ajudar mulheres a conseguir emagrecer e, assim, melhorar a autoestima. Dessa forma, a partir de 2018, ela começou a realizar cursos on-line para mulheres, com aulas semanais, e-books de receitas e grupos motivacionais no Whatsapp e no Facebook. O último deles foi o "MaravilhosaMente Magra", no qual Thamirys ensina conceitos básicos sobre alimentos, como o que é índice glicêmico, carboidrato, proteína e gordura, além de fornecer ferramentas para que as alunas possam desenvolver o lado emocional. 

— Quem quer emagrecer e não tem orientação, geralmente corta tudo o que come de modo muito restritivo. Mas isso não é sustentável a longo prazo. Trabalhando os sentimentos e entendendo o que é preciso para perder peso com eficiência e de forma duradoura, as pessoas ganham autonomia para fazer suas escolhas alimentares, sem que isso seja um sacrifício — afirma. 

A coach ainda alerta que alguns pensamentos que existem no subconsciente podem ser sabotadores: 

— É comum que mulheres que já sofreram algum tipo de abuso tenham, lá no fundo, a crença de que não podem ser bonitas para que não sejam atacadas novamente. Então, é preciso trabalhar isso. Afinal, elas não têm culpa, e quem precisa mudar de atitude são os abusadores. 

Com cerca de 10 mil alunas impactadas no Brasil e em países do exterior, como Portugal, Espanha, Uruguai e Estados Unidos, Thamirys Maia celebra os resultados positivos alcançados através de seus cursos e treinamentos: 

 — O que mais me dá orgulho é receber os feedbacks sobre a elevação de autoestima. As mulheres percebem que são capazes e melhoram não só a saúde, mas também outros aspectos de suas vida. Elas se tornam mais confiantes em seus relacionamentos e em suas profissões, por exemplo.

Saiba mais sobre Thamirys Maia através do Instagram:  https://instagram.com/nutrimaia?igshid=1sjwup533t8k0

Comentários
Assista ao vídeo