Cultura - Viagem

Pousada em Gonçalves, Minas Gerais, é eleita a Melhor da América do Sul pelo terceiro ano

23 de Dezembro de 2020

Pousada Casa Campestre recebe novamente prêmio máximo do setor hoteleiro

A Pousada Casa Campestre, localizada na charmosa cidade de Gonçalves-MG, acaba de ser eleita a Melhor Pousada da América do Sul pelo terceiro ano, de acordo com o maior portal de viagens do Mundo, o TripAdvisor. O prêmio Traveller´s Choice “Best of the Best” é oferecido a menos de 1% dos meios de hospedagem do mundo e reflete o melhor dos melhores em termos de serviço e satisfação do cliente.

A pousada, que em 2018 foi eleita a Melhor do Mundo, se consolida com uma das mais premiadas do país. O empreendimento existe há pouco mais de 5 anos, tem uma proposta romântica é e voltada apenas para casais, maiores de 18 anos. É reconhecida por oferecer conforto, exclusividade e atendimento de excelência realizado pelos proprietários e idealizadores, Jefferson Renó e Alessandra Vinhas.

Ambos nascidos em São José dos Campos, interior de SP, visitaram a Pérola da Mantiqueira pela primeira vez em 2002 e se apaixonaram pela cidade. Deixaram o mundo corporativo em 2015 em busca de qualidade de vida, mudaram-se para Gonçalves e fizeram da pousada muito mais que um simples negócio. Resultado de um sonho muito antigo, Alessandra conta que, mesmo antes de se conhecerem, ela já pensava em um dia construir uma pousada. “Sempre viajamos em busca de experiências que nos enriquecessem de ideias para que, assim, pudéssemos trazer um modelo único e diferenciado de hospedagem. O planejamento se deu por cerca de 15 anos antes da inauguração”.

Pensamento de vanguarda também diferencia a forma como os proprietários comandam o negócio. "Focamos nossos esforços em nos manter antenados com tudo que acontece no mundo de hotelaria de alto padrão. Participamos de feiras do segmento, fazemos benchmarking com outros estabelecimentos e sempre trazemos inovações e benfeitorias com base em nossos estudos e feedbacks dos nossos clientes", ressalta Jefferson. "Nossos hóspedes são extremamente exigentes e nosso desafio é sempre exceder às suas expectativas".

Uma característica única na Casa Campestre é justamente o fato dela ter apenas três chalés e não dispor de áreas de lazer ou espaços de uso comum entre hóspedes. "Não pretendemos aumentar o número de acomodações tampouco construir novos espaços”, enfatiza Jefferson. “Queremos manter a proposta de exclusividade, atendendo a todos sempre da mesma forma e continuar melhorando o que temos hoje". Os charmosos chalés de 45 m2 foram projetados com um conceito contemporâneo de ambientes abertos. Destacam-se pela elegância, conforto e requinte despojado. Tudo isso somado à privacidade total que é oferecida pela estratégica disposição das construções. Os chalés não se comunicam entre si, de forma que todos possam ter uma experiência absolutamente privativa.

O luxo despretencioso e a sofisticação, segundo o casal, estão focadas nos detalhes. Todas as acomodações têm as mesmas características e comportam apenas dois adultos. Contam com enxoval Trousseau, cama super king-size, hidromassagem dupla, lareira, ar condicionado quente e frio, cafeteira Nespresso, dois chuveiros de alta pressão, aquecedores de toalha, cortinas black-out rolô,  dentre outras comodidades. A decoração segue uma linha minimalista de extremo bom gosto.

O café da manhã é outro diferencial. Ele é personalizado e servido no chalé, no horário de preferência de cada casal. Tudo é preparado na hora pelos proprietários. Os cuidados na apresentação, a variedade e o capricho chamam muito a atenção e são unanimidade em todas as avaliações da pousada “Utilizamos apenas matéria prima fresca, vinda de produtores locais. Dessa forma, podemos oferecer produtos de extrema qualidade aos nossos hóspedes e conseguimos ajudar o reaquecimento da economia local que tem sofrido muito com a pandemia”, explica Jefferson.

Outro fator importante é o trabalho que tem sido realizado na prevenção ao Covid-19, colocando a Pousada Casa Campestre em destaque como um destino seguro e responsável no Brasil. Durante os meses em que a pousada ficou fechada, por conta da quarentena, os proprietários aproveitaram para estudar os protocolos que estavam sendo colocados em prática nos hotéis e pousadas da Europa e criaram seu próprio manual de biosegurança, muito antes de reabrirem. Alessandra conta que eles sempre se orgulharam em manter os mais altos padrões de limpeza, no entanto, decidiram tomar medidas adicionais para tornar ainda mais rigorosas as normas de higienização, seguindo todas as orientações estabelecidas pela vigilância sanitária municipal. “Nosso objetivo é que os hóspedes sintam-se completamente seguros, como se estivessem em suas próprias casas”, complementa Alessandra, que é a responsável pelas normas de segurança da pousada. Dentre as medidas estão o intervalo de no mínimo 72 horas entre as estadas, check-in e check-out realizados com agendamento e de forma individualizada, sanitização das acomodações com produtos de uso hospitalar e esterilização do enxoval em lavanderia profissional.

Os proprietários também se preocupam com questões de sustentabilidade e contam que muitas ações estão sendo colocadas em prática para reduzir ao máximo os impactos ambientais. "Recentemente, atualizamos todos os nossos amenities para uma linha de produtos ecologicamente corretos, vindos de fontes renováveis. Todo o kit é biodegradável e reutilizável, eliminando, dessa forma, o descarte de embalagens de uso único", explica Alessandra. Toda água utilizada é tratada e devolvida à natureza. O lixo, orgânico e reciclável, é devidamente separado e descartado de forma consciente. Os proprietários contam ainda que os planos futuros incluem a geração de energia solar de 100% do total utilizado.

Em uma localização privilegiada, em total isolamento, a pousada está dentro de uma Área de Proteção Ambiental, a 1500 metros de altitude. "Adquirimos o sítio em 2009 e, no ano seguinte, fizemos um reflorestamento com mais de 500 espécies nativas da região da Mantiqueira", conta Jefferson. O barulho do vento, o canto dos pássaros e o chiado do ribeirão, que corta a propriedade de 26 mil m2, compõem a trilha sonora do local.

O município mineiro de Gonçalves tem aproximadamente 4500 habitantes, fica a 200 km de São Paulo, 375 km do Rio de Janeiro e 460 km de Belo Horizonte. É uma cidade tipicamente rural, com clima ameno o ano todo e perfeita para casais que estão à procura de descanso, romance e contato com a natureza. É nacionalmente reconhecida pela produção de alimentos orgânicos e destaca-se pelas belezas naturais, ecoturismo e gastronomia artesanal voltada à utilização de produtos regionais.

Comentários
Assista ao vídeo