Colaboradores - Patrícia Fernandes

Fábio Arruda dá dicas de como se comportar nas festas de final de ano

17 de Dezembro de 2020

Na noite da última terça-feira (15/12), o convidado da live com a jornalista Patricia Fernandes foi Consultor de Etiqueta e Comportamento Fábio Arruda.

Fábio iniciou sua live de maneira elegante, sendo pontual com o horário combinado, iniciando com simpatia e elegância dizendo que conhece para ele é um prazer estar participante e enfatiza que já conhece o Sr. Zacarias e agradece o convite para fazer essa live do Portal Cartão de Visita News.

O tema sugerido para a live com o Fábio foi o comportamento durante as festas natalinas, lembrando que estamos em tempo de pandemia e devemos evitar as aglomerações, mas nem por isso vamos deixar de comemorar as festas natalinas, com isso Fábio inicia a live esclarecendo que: “sabendo respeitar que cada um tem suas limitações, sendo idoso talvez não possa estar saindo para comemorar por estar situação de risco e terá que passar sozinho, outras pessoas são sozinhas e não tem família mas nem por isso não poderá deixar de comemorar com um grupo de amigos restritos, um tem que entender o lado do outro, é muito comum por alguns seres humanos dizer ai eu não vou estar então não é para ter nada, não é assim e a generosidade estará onde?

Talvez por respeito a estas pessoas elas não poderão estar ou não deverão estar, isso não impede que o restante do seu pequeno grupo ou restante dos seus familiares comemore, por aí já começa a etiqueta, Fabio começou sugerindo que nesse Natal estejamos com muita tolerância, menos julgamento, menos crítica, pois foi um ano de aprendizado” Fábio ainda brincou “que quem não aprendeu nada, não vai passar de ano, vai ter que fazer o ano de 2020 de novo”.

Ao indagar Fábio sobre a entrevista dado a Jornalista Leda Nagle que ele comentou sobre a história da roupa do Papai Noel ser verde, Fábio comentou sobre a história de São Nicolau, e a propaganda da Coca Cola, que foi uma sacada de marketing e ele conta essa história completa está em um dos seus livros, vale a pena ler para quem quiser saber mais detalhes.

Indagado sobre a data exata para montagem da arvore de Natal, Fábio explicou que segundo a tradição a data seria dia 1 de dezembro para a montagem e não passe do dia 6 de dezembro e desmontagem em dia de Reis 6 de janeiro, outros seguem o dia de advento, segundo as tradições, mas hoje em dia muita coisa mudou e as crianças cobram que as arvores sejam montadas antes as vezes em novembro ou mesmo até em outubro, e também por que não desmontar as arvores em 6 de janeiro, porque nos hotéis fora do Brasil ficam até final de janeiro, então hoje o que Fábio sugere, que cada um faça o que tem vontade, ele prefere ainda respeitar a tradição.

Fábio disse que manter o espírito de Natal é algo tão bom que envolve as pessoas de alegria, ternura e o clima fica gostoso no ar, as músicas são gostosas, e confessa que ele durante todo mês de Natal gosta de ouvir músicas natalinas em suas andanças de bicicleta.

O consultor de etiquetas fez questão de dizer que continua com suas lives e quando pedi para ele comentar sobre o sucesso que são essas lives que ele faz, ele mostrou o echarpe de seda lindo com o desenho da cidade de Nova York que ganhou de uma seguidora que, carinhosamente ele apelidou as suas fãs de “Arrudetes” e conheceu durante a pandemia cujo nome chama Silvia Spadone e mostrou o cartão carinhoso recebido por ela, e ainda dá a dica que ele acha um charme escrever mensagens nas caixas, lindo gesto de agradecimento dele para sua fã na live mostrando sua sensibilidade.

Peço para Fábio repetir o bordão das lives para os seguidores do Portão Cartão de Visita News e Fábio repete, “Quem é do bem vem, quem é do mal tchau”, “vamos abrir as janelas todos os dias e enxergar borboletas, caso você não seja uma dessas pessoas, olhe para o céu e procure contar borboletas e não urubus, sempre olhar para o céu e conseguir enxergar nuvens de borboletas a perder as contas de borboletas”.

Pergunto a Fábio como se deve comportar na compra de presentes para amigo secreto em época natalina, Fábio explica que, em regra o amigo secreto é uma brincadeira e toda brincadeira deverá ter suas regras e as regras deverão serem respeitadas, se você quebra essa regra a brincadeira não vale, então aprenda a combinar o valor, estipule um valor mínimo para que você não cause um constrangimento dando um valor menor do que foi estipulado, ou seja, jamais menor que o valor que ficou acordado, se na brincadeira da revelação tiver algum tipo de brincadeira terá adivinhação, cuidado com as brincadeira, cuidado com imitações debochadas, cuidado com ressaltar características com que as pessoas não gostem, ou se a pessoa tem algum tipo de trejeito, ou tique de comportamento, isso é muito importante.

Fábio ainda diz que outra coisa que também deverá tomar cuidado é com a brincadeira do amigo ladrão, pois nem todo mundo gosta desse tipo de brincadeira, saiba que nem todo mundo está aberto a esse tipo de brincadeira, muitas vezes poderá gerar problema em escritório, em família.

Pergunto ao ser convidado para passar a ceia de Natal na casa de um amigo o que o convidado não deve fazer ao receber o convite como regra de etiqueta? Fábio explica que o combinado não é caro, será cotizado, cada um levará um prato? O anfitrião faz questão de oferecer a ceia? Tem que saber como será feito isso, então primeiramente terá que ser combinado com o anfitrião, pois de repente o anfitrião irá querer usar tudo da louça dele e você quebrará a decoração, por isso deverá ser combinado tudo antes, quem vai levar o que, jamais leve descartáveis que você é apegado e escreva seu nome, hoje existe descartáveis, observe isso.

Outra coisa importante a ser combinado divida a ceia sem ser a esperta para levar as coisas mais baratas e deixar o mais caro para quem ficar por último, isso é extremamente desagradável, uma vez que for dividido igualitariamente, estabeleça uma compra de natal, melhor ratear o valor e manter o combinado e o que não pode mesmo em momento nenhum  em qualquer tipo de comemoração que seja, é você sair do seu normal, se a bebida te faz ficar muito doido, ficar muito alegre, muito triste, melancólico, não beba, pois é muito desagradável a pessoa ter que administrar discussão de família ainda mais com bebidas, isso é muito chato para um anfitrião.

Na hora da troca de presentes natalinos como devemos nos comportar, segundo Fabio seguindo os ensinamentos de sua mãe os presentes reais “dos reis e rainhas, só deverão ser trocados dentro dos seus próprios castelos”, então isso é fundamental para todos se você pretende dar para sua esposa um anel de brilhante dê antes de sair de casa, se for dar para seu filho de um foguete ou um carrinho antes de sair de casa, não faça demonstração de poder, o quanto você é bem sucedido, deixar do lado de fora da casa um carro com um laço em cima e a luz piscando se você não sabe se seu anfitrião foi capaz de dar uma buzina a mulher dele, isso é questão de bom senso, então você levar brinquedos inacreditáveis para seus filhos enquanto talvez seus sobrinhos seus primos vão estar abrindo brinquedos normais corriqueiros, isso para Fábio é questão de bom senso, pois não existe nada mais cafona do que querer se exibir com algo que você tenha ganho para uma outra pessoa se exibindo na frente dos outros. “PRESENTES ENTRE REIS E RAINHAS SÃO TROCADOS EM SEUS CASTELOS” – guarde essa frase, diz Fábio!

Fábio tem 5 livros publicados e lançados

Para quem quiser saber um pouco mais sobre Etiqueta e Comportamento, Fabio Arruda lançou os seguintes livros:

- Etiqueta Não Tira Férias
Esta obra aborda tudo o que é necessário para um comportamento ideal nos mais variados tipos de viagem, permitindo que o viajante tenha os melhores momentos e desfrute ao máximo o prazer de viajar.

- Chique & Útil
O livro lançado no Shopping Iguatemi, em SP, em novembro de 2006, é um recorde de vendas. Trata-se de um guia prático sobre como frequentar e organizar eventos.

- Eficiente e Elegante
Lançado em agosto de 2008 seu terceiro livro, mais uma vez pela Editora Arx do grupo Siciliano.
Com prefácio da empresária Lucília Diniz, este livro traz tudo que é necessário para melhorar a postura profissional e conquistar ainda mais sucesso.

- Sempre às Vezes, Nunca
Fabio se destaca e é considerado um dos mais competentes e reconhecidos consultores de Etiqueta e Comportamento do País, por seu modo extremamente criativo e prático de transmitir conceitos e estabelecer posturas, ajudando-nos a conquistar diariamente uma qualidade de vida superior.

-  Faça a Festa e Saiba o Porquê
Desde seu lançamento em outubro de 2009 na Fnac Pinheiros, em SP, esta obra mostra o que celebrar, como fazê-lo e o porquê de cada celebração com a verve e o humor afiado de Fabio Arruda.

Hoje o grande evento que Fábio faz questão de enfatizar que foi criado por ele é o Private Day, um evento realizado na própria casa dele com no máximo de 9 a 10 pessoas e de 6 horas de duração, um evento enogastronomico sempre com um grande chefe onde você terá oportunidade de experimentar novos sabores com bebidas harmonizadas de acordo com o prato que será servido, sempre com louças da Gandalua, num evento especial para conhecer pessoas ou entre amigos que você quiser combinar, e aprender a arte de receber e ser bem recebido, desde quando receber seu convidado na entrada da porta da sua casa à saída. Este evento que como tudo que Fábio faz já está sendo um sucesso e continuará em 2021, para quem não teve oportunidade ainda de conhecer o Private Day, abaixo da nossa matéria estará o contato da assessoria do Fábio, marque o seu dia especial.

Finalizando nossa live Fabio deixa uma mensagem muito bonita para nossos leitores;
“Que cada um vá buscar a melhor memória que tiver e depois de um ano tão complicado tão afastado tão triste, é o melhor momento do mundo para você ir buscar memórias lindas, como todo mundo deve ter histórias lindas como hoje me lembrei da bandinha do exercito da salvação, esse é o espirito de natal que desejo a cada um, que todo mundo consiga ter aquele sorriso no rosto lembrando de um grande momento, de uma grande celebração de um Natal maravilhoso de um ano novo maravilhoso, de um momento especial, isso que é verdadeiramente o espírito de Natal”.

O Cartão de Visita News em nome do nosso CEO Zacarias Pagnanelli mais uma vez agradece a Fábio Arruda pela gentileza e prontidão em aceitar fazer essa live a nossa jornalista Patricia Fernandes e o respeito a todos nossos seguidores e leitores.

Nossa live já está disponível também no nosso canal do Youtube Cartão de Visita News!

Para maiores informações sobre Fábio Arruda e seus cursos on line é só seguir seu Instagram:

Instagram: @fabioarrudaoficial
ASSESSORIA: contato@fabioarruda.com.br

A Live ainda encontra-se disponível no Instagram: @patriciafernandes.jornalista                                                                

Comentários
Assista ao vídeo