Colaboradores - Tô Na Fama

Conheça Rony Jabour: palestrante brasileiro mais renomado na área de Segurança do Trabalho dos EUA

9 de Outubro de 2020

 O especialista está hoje entre os 40 profissionais abaixo dos 40 anos mais importantes do mundo neste setor

Rony Jabour, referência na área de segurança do trabalho nos Estados Unidos, é brasileiro e natural de Colatina, Espírito Santo. Iniciou sua carreira em Boston, em 2007. Passou por uma das melhores universidades americanas de segurança no trabalho, a OTI-Keene State College; logo após, completou duas especializações na renomada Universidade de Harvard e dois mestrados na Universidade do Texas, a melhor do mundo em assunto de segurança do trabalho. Em um feito histórico nos Estados Unidos, Rony foi a primeira pessoa no mundo a receber todos os certificados oferecidos pelo Departamento de Trabalho dos EUA, tornando-se assim, um dos profissionais mais renomados na área; sendo referência em Segurança no Trabalho, não só para brasileiros, mas também para estadunidenses. 

Rony sempre se preocupou em espalhar seu conhecimento em prol da preservação e melhoria de vida das populações mais carentes, como os trabalhadores imigrantes de origem latina. Para isso, fundou em 2008 a United Safety Net Internacional Institute, considerada hoje a maior escolha de segurança do trabalho dos EUA, onde também são oferecidos cursos de Inglês, Espanhol e Português. 

Com mais de duas mil palestras já realizadas durante sua carreira, sendo uma delas, inclusive, no Ministério do Trabalho dos EUA, ele relembra uma parte de seu discurso feito em 2012, na universidade de Harvard, onde destaca a importância principal da segurança do trabalho, que é a de ajudar a salvar vidas, “Meu trabalho não é apenas instruir, mas de motivar o trabalhador a ser uma pessoa com atitude de segurança, abordando assuntos que o leve a refletir na hora de tomar uma decisão em relação a segurança laboral. Estou convicto que o meu trabalho tem sido efetivo e vidas têm sido preservadas.”

Devido à sua extensa carreira e ao seu grande empenho em fazer a diferença no setor, Rony está hoje entre os 40 profissionais de segurança do trabalho mais importante do mundo com menos de 40 anos, e em resposta à isso, foi homenageado pelo Conselho de Segurança Nacional(NSC) dos EUA, onde destacaram toda a importância e preocupação que o palestrante dedica às vidas com quem trabalha:  “Rony Jabour usa seu conhecimento adquirido para elevar o nível de segurança dos trabalhadores imigrantes, ensinando e dando consultoria em conscientização e conformidade com os perigos. Ele é um mentor e professor para milhares que se esforçam para melhorar suas vidas com segurança e fé, e para aumentar a possibilidade de que as populações carentes permaneçam seguras no trabalho e voltem para casa, para suas famílias. Ele leva sua profissão para o lado pessoal e se esforça para alcançar públicos que, de outra forma, poderiam ser esquecidos. Rony defende a causa da segurança e saúde nas comunidades latinas e além, com a Região 1 da OSHA e proprietários / trabalhadores de negócios.”

Além disso, Rony também foi o primeiro professor a desenvolver e lançar um  curso de prevenção, controle e sanitização do corona vírus nos Estados Unidos e hoje, aos 37 anos de idade e 13 anos de carreira, é reconhecido por suas visões e empenho, sendo o treinador mais requisitado de todo o país.

Comentários
Assista ao vídeo