Colunistas - Patrícia Fernandes

Projeto Bonecar da Associação CasAzul

10 de Agosto de 2020

O Projeto Bonecar consiste na confecção de bonecos de pano para serem utilizados como instrumentos terapêuticos ou de incentivos à saúde.

É uma associação sem fins lucrativos cuja finalidade é promover a assistência social, o trabalho voluntário, a solidariedade, a cidadania e dignidade humana, através de projetos e campanhas sociais voluntários voltados à humanização na área da saúde.

Os bonecos facilitam a aproximação do médico na realização de procedimentos em crianças como quimioterapias, hemodiálise e tratamentos de longa duração dentro de hospitais. Um auxílio para a equipes médicas como um importante recurso terapêutico.

Além de contribuir para a elevação da auto estima dos pacientes, ao receberem os bonecos, ganham um companheiro motivador que os acompanhará em momentos delicados. O doador cria um elo de amor com o receptor ao contribuir com uma das causas abaixo.

A Associação CasAzul conta com 6 lindas campanhas permanentes.

Conheça agora um pouco mais cada uma delas e seus propósitos

Bonecas da Amamentação

Foram criadas como instrumento de incentivo à amamentação para a Semana Mundial da Amamentação, celebrada em mais de 170 países no mês de agosto, mesmo diante de todas as dificuldades que o pais e a economia tem enfrentado por conta da pandemia, importante destacar que o projeto não deixou de entregar na semana passada à Santa Casa de São Paulo 80 bonecas para serem entregues a família que crianças prematuras, incentivando à importância do aleitamento materno.

Bonecos Carequinhas

Assim são carinhosamente chamados os bonecos confeccionados para as crianças com câncer. O projeto consiste na confecção de bonecos de pano com características semelhantes às dos pacientes oncológicos que perdem cabelos no tratamento.

Bonecos do Coração

Bonecos de pano com destaque da cicatriz da cirurgia cardíaca e um coraçãozinho bordado, para doação a crianças e adolescentes em tratamento de cardiopatias sujeitas a procedimentos cirúrgicos.

Bonecos do Rim

Bonecos de pano com o rim bordado em destaque, para doação a crianças com doenças renais, que realizam hemodiálise ou diálise peritoneal, geralmente enquanto aguardam transplante. Segundo médicos e terapeutas ocupacionais dos hospitais parceiros, estes bonecos devem ser confeccionados com características específicas, tais como abertura na parte frontal e posterior, para maior identificação dos pacientes que realizam este procedimento.

Bonecos Albinos

São bonecos de pano com característica de crianças albinas, com a pele bem clara e cabelos também claros e geralmente cacheados.  Foram criados para atender inicialmente ao Programa Pró-Albino da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, que visa proporcionar humanização e inclusão social para crianças albinas. Com o auxílio dos bonecos, os médicos podem se aproximar dos pacientes para melhor abordar aspectos da foto-proteção e do tratamento.

Bonecos do câncer ocular

O projeto consiste na confecção de bonecos de pano com características semelhantes às dos pacientes com câncer ocular que além de perderem os cabelos no tratamento geralmente usam óculos com tampão e muitas vezes possuem prótese ocular, o que demanda uma higiene específica.

A pedido de médicos da área de oncologia ocular do GRAACC desenvolvemos dois bonecos maiores com prótese ocular para que a equipe possa ensinar aos pais e crianças sobre a higienização e cuidados com a prótese.

Para obter maiores informações de como contribuir com o esse lindo projeto de Bonecas entre no link abaixo, lá terá acesso a todas a informações;

https://www.associacaocasazul.org.br/

Se você se quer ser um voluntário no Projeto Bonecar entre em contato para obter maiores informações;

Telefone (11) 98164-0138 (WhatsApp)

Endereço: Rua Galeno de Almeida, 319, Sala Azul Marinho Pinheiro, CEP: 05410-030- São Paulo/SP.

Nas redes sociais;

- Instagram; @associcaocasazul

- Facebook; Associcao CasaZul

Fonte: Projeto Bonecar

Comentários
Assista ao vídeo