Business -

Como superar a crise? Entenda as estratégias da Construção Civil

5 de Agosto de 2020

Ainda que o mercado de construção civil tenha sido fortemente afetado durante a crise causada pela pandemia do novo coronavírus, o clima de desconfiança em relação ao futuro do setor tem se dissipado à medida em que se torna possível apontar algumas estratégias primordiais para enfrentar a crise.

De acordo com o diretor comercial da Ecogranito, Renato Las Casas, a informatização pode fazer parte da solução. "Por meio de tecnologias como o big data, por exemplo, é possível identificar em quais regiões o mercado está mais aquecido, quais as principais demandas do setor, entre outros dados que podem ajudar gestores a traçar estratégias assertivas", explica.

A adoção de medidas de segurança para ampliar o distanciamento entre os operários e o uso de equipamentos de proteção como a máscara, são medidas que possibilitaram a continuidade de 88% das obras, mesmo em meio a pandemia. "Pensar em novas maneiras de oferecer serviços e produtos é essencial, especialmente quando as necessidades e o perfil de consumidor estão em constante mudança. Por isso, é de suma importância que as empresas estejam atentas e se adaptem rapidamente", diz.

Renato Las Casas também destaca que atenuar os prejuízos causados pela crise é a principal meta de empreendedores dos mais diversos setores. Na construção civil, isso pode ser feito por meio da redução de despesas não prioritárias, e da negociação com fornecedores, por exemplo. "Basicamente, os gestores precisam articular novas estratégias e parcerias, sem medo de repensar o seu próprio modelo de negócios. Afinal, não adianta buscar resultados diferentes com a realização de processos antigos", avalia.

Entre as estratégias impulsionadas em 2020, é perceptível o crescimento da adesão à lean construction - construção enxuta -, que leva em consideração a sustentabilidade para evitar desperdícios de matéria prima, tempo e dinheiro. "Aumentar a produtividade, enquanto melhoramos a qualidade das entregas e geramos mais eficiência na rotina e na segurança da obra, são alguns dos principais benefícios desse formato de trabalho. Sem esquecer, é claro, das inúmeras vantagens para o meio ambiente - ainda mais relevantes neste contexto atual", comenta o empresário.   

Comentários
Assista ao vídeo