Informes - Canal Jurídico

Abuso de bancos contra idosos durante a pandemia será denunciado em carreata nesta sexta-feira, 24/7

23 de Julho de 2020

Cresce o número de assédio das instituições bancárias e Instituto Defesa Coletiva fará serenata na porta da casa dos idosos que sofreram assédio com a música “Aprendendo a dizer não”

O Instituto Defesa Coletiva e o Centro de Referência da Pessoa Idosa (CRPI) realizam nesta sexta-feira, 24 de julho, às 9:00, carreata que irá passar nas casas de idosos que relataram ser constantemente assediados por instituições bancárias que tentam “empurrar” a contratação de serviços como o empréstimo consignado. Para entreter os idosos que serão visitados, será cantada – ao vivo e na porta das residências – a música “Aprendendo a dizer não”, de autoria de Rê Mineira (composta a partir de solicitação do Instituto).

A letra da canção (no estilo forró) apresenta dicas para os idosos recusarem ofertas e desligarem o telefone quando não houver interesse em contratar serviços bancários. Também será gravado videoclipe com a participação dos idosos para lançamento da música nas plataformas virtuais no final do mês de agosto. A advogada consumerista e presidente do Instituto Defesa Coletiva, Lillian Salgado, relata que aumentou o número de denúncias que chegam a entidade durante a pandemia. “Os idosos estão sendo atormentados pelas instituições bancárias. Os vendedores usam metodologias torpes para fechar contratos por telefone. Para forçar a venda sem a anuência do idoso, perguntam ao final do atendimento: “Sim ou Confirma?”.

Lillian Salgado informa que já foi necessário ingressar com ações no Judiciário para impedir que instituições bancárias telefonem a idosos, como é o caso do senhor Antônio Sérgio de Oliveira, de 70 anos, recorrentemente importunado pelos bancos. A carreata será realizada no entorno do CRPI e visitará as residências dos idosos mais afetados, alguns inclusive com sintomas de depressão por causa do isolamento social.

A ação será realizada sem nenhum contato físico com os idosos, já que a apresentação musical será feita fora das casas das pessoas, no estilo das antigas serenatas. Todas as recomendações das autoridades de saúde serão seguidas: distanciamento, uso de máscaras de proteção facial e utilização de álcool 70%.

O Instituto Defesa Coletiva também fará a distribuição da Cartilha Crédito Consciente para Idosos. A publicação reúne orientações básicas para que os idosos consigam sair das armadilhas da obtenção do crédito fácil e, ainda, aponta como buscar proteção em caso de superendividamento ou exploração financeira.

Carreata contra abuso dos bancos 24 de julho – a partir das 9:00h Saída: CRPI - Rua Perdizes, 336, Bairro Caiçaras, em Belo Horizonte Serenata com a música “Aprendendo a Dizer Não”, de Rê Mineiro, elaborada a pedido do Instituto Defesa Coletiva

Comentários
Assista ao vídeo