Business -

Gestão Sensível em Meio a Pandemia

21 de Julho de 2020

Por Tamara Almeida

Se adaptando ao novo cenário mundial o empreendedor Daniel Medida conta como conseguiu manter seu negócio à frente da franquia com a KNN Idiomas

Estima-se que menos de 5% da população brasileira fala um segundo idioma e menos de 3% tem fluência em inglês. Estes números se dão pela baixa eficiência do ensino regular no país, que foca em apenas aplicar a teoria, mas peca em valorizar o interesse e a maneira como cada aluno assimila um novo idioma. Oferecer ensino de qualidade, de forma rápida e prática e, principalmente, respeitando as individualidades de cada aluno é o grande desafio. Com uma proposta de ensino ampla, unida à qualidade de ensino, se pode gradativamente conquistar um novo espaço no seguimento.

Com eficácia na sua metodologia a KNN idiomas é um desses exemplos no país. A franquia de cursos de idioma desenvolveu sua metodologia baseada neste princípio. Voltada aos nativos da língua portuguesa, a maneira como a KNN ensina seus alunos permite que o mesmo aprenda o idioma de forma natural. Tendo iniciado sua história no mercado de franquias em 2015, a rede, apesar de jovem, tem muito o que comemorar. A KNN cresceu 380% em menos de dois anos, mesmo em meio à crise econômica. Com seus cinco anos a empresa já se posiciona entre as cinco maiores do segmento de idiomas do país. Recentemente, a rede recebeu o conceito 5 estrelas no prêmio Melhores Franquias do Brasil, um evento promovido pela Editora Globo e Pequenas Empresas Grandes Negócios, em parceria com a Serasa Experian. “Este prêmio vem não apenas para somar, mas sim confirmar que nossa jornada caminha pela estrada certa. E a gente ama e acredita no que faz”, afirma Reginaldo Boeira, presidente da rede KNN Idiomas.

Com cerca de 85% dos alunos ativos em meio a pandemia, a franquia da KNN Idiomas no bairro Higienópolis, São Paulo, é um exemplo de sucesso. Na liderança está Daniel Medina que tem mais de 25 anos de experiência em cargos executivos nas áreas de gestão de marketing, comunicação corporativa, relações públicas, assuntos corporativos e vendas em empresas multinacionais. Foi presidente da Hill+Knowlton Strategies (WPP) no Brasil e, antes disso, diretor de comunicação Américas na Nokia Networks, além de diretor de Marketing na consultoria americana A.T. Kearney e no Banco Santander. Um apaixonado por outras culturas e por viagens, uma de suas crenças fundamentais é a de que quanto melhor as pessoas do mundo inteiro se comunicarem, através das mais diversas línguas, cada vez mais construiremos pontes capazes de unir os povos. A KNN Idiomas foi o veículo perfeito para unir sua experiência corporativa com sua paixão em conectar pessoas. E afirma Medina, “ Quem tiver a capacidade financeira de se manter operando, vai ter mais oportunidades no futuro. ”

Em entrevista exclusiva o empresário fala sobre a importância de falar outros idiomas, conta como manteve as turmas no ambiente virtual e como aplicou uma gestão mais sensível e humana para o momento atingindo números surpreendentes.

1. Qual a importância de falar outros idiomas no mundo atual na sua opinião?

Vivemos em um mundo mais conectado do que nunca. Não houve momento anterior na história humana no qual tantos povos – e consequentemente tantos idiomas – estivessem interagindo com outros países. Nos dias de hoje, falar outras línguas é fundamental, tanto profissionalmente quanto pessoalmente. Existem inúmeras experiências esperando por nós no mundo então falar outros idiomas nos permite aproveitar isso.

 2. Você acredita que se em sua maioria os brasileiros falassem outro idioma como o Inglês por exemplo, isso melhoraria profissionalmente seu desempenho?

Falar ao menos inglês, na minha visão, é absolutamente essencial para qualquer profissional. Isso abre um mundo muito mais abrangente de empregos e oportunidades de trabalhar em outros países, além de melhores salários. Se falar espanhol e outras línguas, ainda melhor.

3. Qual é o maior desafio no aprendizado de uma nova língua para quem nunca teve acesso a qualquer outro idioma?

Creio que o maior desafio é acreditar que seja muito difícil. Mas, na verdade, é só uma questão de utilizar a metodologia correta e perseverança. Como em tudo na vida, alguns terão mais facilidade do que outros, mas tenho certeza de que qualquer um pode aprender outro idioma.

4. Como empreendedor, o que te levou estar à frente de uma das franquias da KNN Idiomas?

É absolutamente empolgante. Eu tive o privilégio de ser bilíngue desde cedo e depois aprendi inglês também. Sempre tive paixão por línguas e como isso me ajudava a entender o mundo em que vivemos, outras culturas, outras visões sobre a vida. Trabalhei com gente de muitas nações diferentes e morei em outros países. Quando conheci a KNN Idiomas, fiquei encantado com sua filosofia e metodologia de ensino. Isso me permitiu juntar meus 25 anos de experiência como executivo de grandes companhias com minha paixão por idiomas e poder ajudar mais gente a falar outras línguas e melhorar suas vidas, viajar e compartilhar experiências com outros povos. As pessoas do mundo inteiro, apesar de culturas diferentes, são mais parecidas do que muitos acreditam e poder se conectar melhor com essa riqueza cultural é algo que faz muita diferença nas vidas das pessoas.

5. Como foi a adaptação para o novo cenário com a pandemia?

Foi menos complexa do que poderia ter sido porque nossa metodologia é muito dinâmica e funciona bem de forma remota também. Embora nada substitua a interação ao vivo, com as restrições atuais, temos feito o máximo para tornar a experiência online tão rica quanto a pessoal.

Mantivemos as turmas, professores e horários sempre que possível. Em alguns casos, tivemos que ser flexíveis e entender melhor circunstâncias especiais de determinados alunos e nos adaptar.

O importante é estarmos atentos à evolução da pandemia e às situações individuais de cada aluno.

6. Qual a importância de ter mantido o emprego de todos os funcionários

Tem sido muito importante, para eles, para a escola e para os alunos.

Para os alunos, poder manter os professores e as mesmas interfaces com as quais eles já estavam acostumados a lidar traz uma sensação de normalidade que auxilia muito o processo pedagógico, especialmente neste momento de grandes incertezas por conta da pandemia.

Para a escola, nos permite reter e desenvolver uma equipe que já conhece nossos sistemas e métodos, aprimorando a experiência para alunos e potenciais clientes.

E para os funcionários, ter esta estabilidade neste momento lhes dá segurança financeira e psicológica.

Um bom resultado para todos.

7. A que ponto da sua gestão você acredita estar o sucesso, pela porcentagem de trancamentos e cancelamentos reduzidos em relação aos outros franqueados?

Com certeza a metodologia da KNN nos permite manter um alto grau de dinamismo e manter as aulas interessantes e produtivas neste sistema remoto. Isso tem sido muito importante.

Um outro ponto que contribui bastante é nossa compreensão de que este momento extraordinário requer muita flexibilidade e entendimento das necessidades de cada aluno.

Por fim, temos uma base bastante sólida de alunos e muitos deles são menos vulneráveis aos efeitos negativos da pandemia do que em outros lugares, então, sendo sensíveis às particularidades de cada um e nos adaptando para oferecer a melhor experiência possível nestas circunstâncias, tudo isso se combina e resulta em boa resiliência.

KNN Idiomas Higienópolis

Rua Baronesa de Itu, 287

Telefone: 4306-0641/94121-0144

Instagram: @knnhigienopolis

Sobre Tamara Almeida: Jornalista e apresentadora. É colaboradora de conteúdo e colunista para o Portal Cartão de Visita News há 6 anos.

Instagram: @tamaraalmeidas

Fotos: Divulgação

Comentários
Assista ao vídeo