Colaboradores - Tânia Voss

Grandes nomes da MPB inovam no cenário musical

16 de Julho de 2020

Chico Buarque, Ivan Lins, João Bosco, MPB4, Gabriel O Pensador... se reúnem para arrecadar doações para profissionais da música. União Solidária reúne em transmissão online nomes como André Mehmari, Chico Buarque, Francis e Olivia Hime, Gabriel o Pensador, Ivan Lins, João Bosco, Kleiton & Kledir, MPB4 e Toquinho.

João Bosco participa do show 'Somos Muitos' desde o dia 13 de março de 2020, quando os teatros, casas de show e cinemas foram fechados no Rio de Janeiro para o combate ao coronavirus. Por enquanto, o show já tem confirmados: André Mehmari, Ayrton Montarroyos, Carlos Careqa, Celso Viáfora, Chico Buarque (Chico não cantará, ele gravou um apelo emocionado em favor dos nossos colegas), Duofel, Francis e Olivia Hime, Gabriel o Pensador, Ivan Lins, Jaime Alem, João Bosco, Kleiton & Kledir, MPB4, Nei Lopes, Paulo César Pinheiro, Toquinho e Vicente Barreto.

 

  Agendado para 17 de julho (sexta-feira), às 20h, o show Somos Muitos pretende arrecadar doações para auxiliar profissionais da música residentes e atuantes no Estado do Rio de Janeiro, que podem se credenciar no site do projeto (www.somosmuitos.rio.br) para pleitear o auxílio. Idealizado por Aquiles Rique Reis. O show será transmitido pelos canais da TV Ziriguidum e da Bateia.  


Assista em:Youtube: https://www.youtube.com/tvziriguidum

Facebookhttps://www.facebook.com/ziriguidum/ 

https://www.facebook.com/bateia 
 

 

Alcione, entre blues, jazz e hits, no Projeto "Salve o Planeta Azul" Campanha Natal Azul - 20 Anos, do  Dr. Veit  Neste próximo sábado, dia 18, às 18h, pelo canal oficial da cantora no Youtube, os fãs de Alcione  terão a oportunidade de vê-la, mais uma vez, entoando os maiores hits de sua carreira e, tbm, interpretando  standards do blues e  jazz - estilos que aprecia e a influenciaram  durante a trajetória. A live solidária desta semana, que será  realizada diretamente da casa da artista, tem como objetivo  principal arrecadar doações para o  "Natal Azul - 20 anos", parte do  projeto  criado pelo Dr.Veit para levar solidariedade e alegria,  por intermédio da música,  intitulado   "Salve o Planeta Blues Sessions" .

 

 A intenção é destinar verbas de cestas básicas para as famílias de 2 mil crianças carentes da campanha idealizada pela "Dr.Veit Odontologia & Saúde", comandada pelo dr. Veit. As cantoras Karinah e Sylvia Nazareth farão participações especiais durante o show online. Sobrinha da cantora e uma das integrantes da Banda do Sol, grupo que acompanha Alcione em seus espetáculos,  Sylvia Nazareth também é atriz e já participou de algumas montagens teatrais. Além de ter começado sua carreira na tv, com o pé direito e ao lado de Taís Araújo como a personagem "Alana", irmã de Taís,  na novela  "Cheias de Charme".

 

 Recentemente, Sylvinha lançou seu primeiro trabalho, com um grande show  no  palco do RioScenarium. Karinah e Alcione se conheceram nos bastidores de um programa de tv, em 2006, e tornaram´se amigas. Tanto que a cantora radicada em Santa Catarina participou de uma das lives realizadas pela Marrom, recentemente. Foi tão bom, deu tão certo essa parceria que a maranhense convidou, novamente, Karinah para participar desse novo projeto beneficente. Alcione, como boa parte da classe artística, está fazendo lives para "matar" a saudade dos palcos e dos fãs. Além de aproveitar para auxiliar famílias e instituições carentes do Rio e do Maranhão. A transmissão seguirá, como sempre, todas as normas e protocolos da OMS e poderá ser vista pelo canal oficial de Alcione no Youtube: https://www.youtube.com/alcioneoficial.

 

O melhor da música brasileira em lives exclusivasSérie traz performances de grandes nomes atuando em dupla. Na terceira semana do projeto, a apresentação dos músicos Gilson Peranzzetta e Mauro Senise.Se há uma expressão artística que ajudou a divulgar o nome do Brasil no exterior, é sem dúvida a música.

 

Para a terceira etapa dessa celebração à nossa música, no dia 17 de julho (sexta-feira) às 20h, foram escolhidos mais dois grandes nomes: o pianista Gilson Peranzzetta e o saxofonista Mauro Senise.A dupla irá interpretar canções inesquecíveis, como Bala Com Bala (João Bosco e Aldir Blanc), (Bilhete pro Guinga) Gilson Peranzzetta, Cheguei (Pixinguinha), Nós as Crianças (Gilson Peranzzetta), entre outras.Os shows, com transmissões feitas pelo canal do youtube do Blue Note São Paulo, terão em comum um clima intimista, com produção enxuta e interação virtual com a plateia. Os músicos também contarão deliciosos “causos” entre uma música e outra, em apresentações de 1 a 1h30 de duração

 

Esse verdadeiro mini-festival de lives prosseguirá durante o mês de julho com outras duplas bem entrosadas. No dia 24 de julho (sexta), será a vez da dupla Mônica Salmaso (vocal) e Teco Cardoso (sopros) que darão continuidade à programação. O casal Olivia (vocal) e Francis Hime (piano e vocal) completa o evento no dia 31 de julho (sexta).Os artistas farão suas performances diretamente de suas casas ou estúdios, sendo que as transmissões serão feitas com equipes reduzidas e seguindo todas as normas de segurança exigidas pelos órgãos de saúde durante a pandemia do novo coronavírus, como uso de máscaras e do álcool gel, distanciamento entre as pessoas e todo o resto.A curadoria das Lives Pela Arte ficou a cargo de Regina Oreiro, empresária e produtora musical que já trabalhou com artistas do porte de Chico Buarque, Tim Maia, Elizeth Cardoso, João Bosco, Ivan Lins, Paulinho da Viola, Marcos Valle e inúmeros outros.Link do canal do Blue Note SP:www.youtube.com/bluenotesp
Programação do evento:17 /7 (sexta) - Gilson Peranzzetta e Mauro Senise 24 /7 (sexta) - Mônica Salmaso e Teco Cardoso 31 /7 (sexta) - Olivia e Francis Hime

 

A elegância conjugada a uma voz quente e sentimental sempre foi a marca de uma das maiores intérpretes da música brasileira de todos os tempos, Elizeth Cardoso (1920-1990), cujo centenário se completa hoje, merecendo grande celebração. A Universal Music, que hoje detém a maior parte do acervo da cantora, faz a sua parte, trazendo um grande presente para os fãs.

 

Entram em todas as plataformas de streaming 26 produtos da cantora e três playlists exclusivas. São 17 álbuns de carreira, um coletivo, um EP com quatro faixas raras e sete compilações. Estes lançamentos se somam a outros 14 álbuns de carreira e cinco coletâneas que já se encontravam devidamente disponibilizados, deixando a obra da Divina bem representada nas mídias digitais. A entrada dessa nova leva é uma ótima oportunidade para que velhos fãs se unam à nova geração para redescobrir esta que foi, juntamente com Carmen Costa (por coincidência, também comemorando seu centenário neste mês de julho), das primeiras grandes cantoras negras populares do país, projetadas pela “Era do Rádio”. 

 

 

Uma é maranhense, a outra carioca, a outra mezzo baiana, mezzo mineira. Juntas, Rita Benneditto, Teresa Cristina e Jussara Silveira formam as Três Meninas do Brasil, uma viagem pela diversidade da música feita nos quatro cantos do país, com direção musical de Jaime Alem.  O espetáculo, que foi registrado em agosto de 2008, no Teatro Municipal de Niterói, foi lançado em CD e DVD pela Quitanda, selo de Maria Bethânia: agora, ele chega às plataformas no formato de álbum digital. O show poderá ser visto na íntegra a partir de 10 de julho, no canal da Biscoito Fino no YouTube.
As três cantoras – donas de longas e sólidas carreiras – dispensam apresentações. 


A semente de Três meninas do Brasil nasceu do interesse de Teresa Cristina e Rita Benneditto em compor algumas canções em parceria. Já nos primeiros encontros das duas, surgiu a idéia de um show em trio e a decisão de convidar Jussara Silveira para ser o terceiro vértice do triângulo musical. 

O repertório do show reflete a diversidade cultural do trabalho das três cantoras e faz um passeio pela riqueza da música brasileira, colocando lado a lado clássicos com canções pouco conhecidas. Convivem em harmonia Luiz Gonzaga, Dorival Caymmi, Antônio Vieira, Sérgio Sampaio, Carlinhos Brown, Zeca Baleiro, Chico Buarque, Caetano Veloso, Zé Ramalho e Tom Zé, entre outros. Há também composições próprias e um resgate de sucessos considerados mais populares, como Pôxa, de Gilson, e Impossível Acreditar Que Perdi Você, de Márcio Greyck.

O roteiro inclui ainda uma homenagem aos Tincoãs (grupo vocal composto pelos baianos Mateus, Dadinho e Heraldo que, nos anos 1970, fizeram relativo sucesso entoando músicas inspiradas nas religiões afro-brasileiras) e ao Trio Nordestino, também composto por três músicos baianos.

A banda pilotada pelo maestro Jaime Alem é formada por Rômulo Gomes (baixo e vocais), Cláudio Brito e Thiago da Serrinha (percussão), Marcelo Costa (bateria e percussão), além de Israel Dantas (violões, guitarra e cavaquinho). A direção do DVD é de Daniel Ferro e Rafael Mellin.

 

  Ouça o álbum: https://orcd.co/tresmeninasdobrasil 

A música “Quebra Coco “ é o resultado de uma experiência internacional que mistura influências do ritmo brasileiro com o pop alternativo.A faixa é parte do álbum “Xeno”, produzido pelo brasileiro Pedro Canaan e gravado no TGM Studios em  Chicago, Estados Unidos.“Quebra-Coco” conta com o vocal do Zeno Camera, também brasileiro; arranjos e violões do norte-americano Tony Klacz e Pedro Canaan,  e na bateria Bruno Alessi . “A gente sempre falava que, por sermos brasileiros, devíamos ter uma faixa totalmente em português no álbum.

 


Fiquei muito contente quando Zeno me mostrou esta música. Pensamos logo em fazer uma canção mais acústica, com uma pegada mais brasileira mesmo”, diz Pedro Canaan.Segundo Zeno Camera, quando escreveu a letra da música, queria passar uma sensação de um sentimento contraditório de aprisionamento e liberdade total ao mesmo tempo. “Sei que é louco, mas acho que o amor é assim mesmo, louco!” (risos), completa Zeno.Produção: Pedro Canaan para The Groovy MotherfunkersComposição/letra - Zeno Camera e Pedro CanaanVoz - Zeno CameraArranjo/violões - Tony Klacz e Pedro CanaanBateria - Bruno AlessiBaixo - Pedro CanaanConfira a faixa nas principais plataformas:https://open.spotify.com/track/5XY7DKpJSz7bcKrFhKRhgg?si=dEmk670dQz6_FiOE1YqfDAhttps://www.youtube.com/watch?v=0qHGNsSscGsSitewww.pedrocanaan.com
 


O Salve Giorgi é um coletivo de comunicação, especializado em criação de conteúdo para redes sociais, idealizado por Stefano Giorgi. Stefano é publicitário e foi coordenador de mídias sociais dos Jogos Olímpicos Rio2016, editor de mídias sociais da prefeitura de São Paulo e criativo de ações digitais para o MasterChef e O Aprendiz na Band. Em seu portfólio carimbou marcas como Facebook, Coca Cola, PepsiCo, Gol, Colgate, Samsung, entre outras. Cansado de atender grandes empresas, resolveu mudar de vida e abrir seu próprio negócio ao voltar do Caminho de Santiago. O Salve Giorgi iniciou suas atividades em fevereiro de 2020 e viu seu mercado e a maior parte dos seus clientes fechar as portas com a chegada do COVID19. Felizmente, o Salve Giorgi sobreviveu e cresceu, mudando sua estratégia e ajudando pessoas e empresas a se reinventarem na crise, sem mudar sua filosofia de negócios - a do bem-estar coletivo.

O projeto “Bar do Zeca Pagodinho - Em Casa!” que leva aos internautas uma programação virtual, pelo Instagram, com vídeos de cantores que já subiram ao palco da casa, bateu a marca de 250 mil visualizações e é considerado um sucesso no formato.


E, para comemorar este êxito, o produtor e programador da casa, Denis Porto, reuniu 35 artistas para interpretarem um dos carros chefes da carreira de Zeca Pagodinho, o samba “Deixa A Vida Me Levar”, de Serginho Meriti e Eri do Cais.
Com arranjo de Paulão Sete Cordas, nomes como Arlindinho, Anderson do Molejo, Carlinhos de Jesus, Leandro Sapucahy, Marcelinho Moreira, Moacyr Luz, Nilze Carvalho, dentre muitos outros, participam, cada um dentro de suas casas, de um vídeo feito para celebrar a vida nestes tempos difíceis.


Este trabalho mantém o objetivo inicial do projeto que é o de fazer com que o clima dos bons momentos do Bar esteja presente na cabeça das pessoas enquanto é aguardada, ansiosamente, a reabertura da casa. E ela acontecerá com responsabilidade e proteção para todos.
Segundo Denis Porto, que também foi o idealizador do projeto, “esta foi a forma que encontramos de levar a alegria do Bar do Zeca Pagodinho pra dentro das casas e dos corações do nosso público”.

O clipe de “Deixa A Vida Me Levar”, com edição e finalização assinadas por Fred Toledo, já se encontra disponível na página do Instagram do Bar.

 

Teresa Cristina, sambista carioca, tem se revelado a rainha das lives e agitado o meio musical. Mais conhecida no Rio de Janeiro, que São Paulo, ela tem atraído a atenção de nomes da música brasileira como João Bosco, Caetano Veloso, Simone e muitas celebridades. Parabéns, por trazer o melhor da MPB em casa, nesta triste quarentena. 

 

"Teresa Cristina é um orgulho do Brasil! Uma guerreira que merece todo nosso amor, admiração e respeito, principalmente pela força com que levanta a bandeira do Samba!

Luz própria, como bem definiu a Vogue, ela revolucionou nossa quarentena com as maravilhosas lives diárias, que eu já tive a honra de aparecer por lá!
Teresa Cristina, você é o máximo! "(Alcione)

 

Comentários
Assista ao vídeo