Cultura - Teatro

Espetáculo Dos Prazeres reestreia em SP e inaugura projeto Segundas de Solo

4 de Março de 2020

Inspirado em conto de Gabriel García Márquez, monólogo interpretado por Maristela Chelala com direção de Ivan Andrade ficará em cartaz às segundas-feiras, de 9 a 30 de março, no ºAndar 

Foto: Lígia Jardim
 

Depois da primeira temporada no Sesc Vila Mariana, o espetáculo Dos Prazeres reestreia no próximo dia 9 de março e inaugura o projeto Segundas de Solo do ºAndar, espaço cultural localizado no bairro de Santa Cecília, na região central de São Paulo. Com uma curadoria de monólogos de atrizes e atores brasileiros, o projeto terá bilheteria consciente e espetáculos em um dia da semana alternativo dentro do circuito de teatro da cidade: sempre às segundas-feiras, às 20h.

Dando início ao projeto, a atriz Maristela Chelala apresenta até o dia 30 de março o monólogo dirigido por Ivan Andrade em que interpreta uma imigrante brasileira de 76 anos que fez a vida em Barcelona e que, após um sonho premonitório, dá início aos preparativos de seu próprio funeral. A história de María dos Prazeres, personagem que dá nome ao conto do colombiano Gabriel García Márquez, se entrelaça de maneira poética à biografia de Chelala neste espetáculo.

Em comum, a personagem e a atriz nasceram no norte do Brasil - Maristela é natural de Belém -, migraram para outras cidades e desenvolveram uma relação traumática com a água. A narrativa de García Márquez relaciona o drama de María dos Prazeres à tragédia pública de uma Espanha sufocada pelo franquismo e é conduzida em um jogo de espelhos por Maristela Chelala – que traz à tona algumas de suas memórias, como o afogamento de sua mãe. 

A primeira providência de María dos Prazeres, nascida em Manaus e que vive há décadas em Barcelona, é encontrar um túmulo longe das águas, pois desde a infância nos arredores do Rio Amazonas e sua viagem de navio para o Velho Continente na adolescência, ela sempre associou a umidade às desventuras da vida. Outra preocupação é ensinar o cãozinho Noi – sua única companhia em uma existência solitária – a chorar em sua sepultura.

Em cena, Maristela Chelala dá voz a todos os personagens: a narradora do conto, a protagonista María dos Prazeres, o agente funerário que ela procura para tratar do enterro, um aristocrático amigo que a visita regularmente até que divergências políticas os levam ao rompimento e o chofer de limusine que, debaixo de uma tempestade, lhe oferece uma carona que mudará o rumo de sua vida.

O realismo fantástico da literatura de García Márquez aparece neste conto de maneira mais contida – presente, por exemplo, no choro ensaiado do cãozinho Noi –, mas suficiente para impregnar uma atmosfera de absurdo ao contexto político daquela e desta época, sintetizada no apagamento da memória de libertários como Buenaventura Durruti, cuja lápide em branco María dos Prazeres faz questão de preencher usando seu batom, no primeiro descuido dos vigilantes.

Além de tratar de temas como a imigração e solidão, a liberdade do amor aparece na peça como principal contraponto ao autoritarismo político. Ivan Marsiglia é o dramaturgo que, junto com o diretor e a atriz, costurou ficção com realidade, passado com presente, objetividade com subjetividade.

ºAndar

Inaugurado em novembro de 2017 pela atriz Ana Paula Dias e a produtora Anayan Moretto, ºAndar é um espaço cultural que ocupa o segundo andar de um edifício tombado no bairro de Santa Cecília, em São Paulo. Com projeto da Lopes Dias Arquitetura, o pavimento ganhou cinco ambientes diferentes, incluindo salas de ensaio, estúdio de som, de imagem e espaço para convivência e reuniões, e hoje funciona como ponto de encontro para a troca artística e cultural da cena paulistana. O prédio abriga também a Universidade Santo Amaro (Unisa), que ocupa outros dois andares. 

Segundas de Solo

O projeto Segundas de Solo apresentará, sempre às segundas-feiras, às 20 horas, no ºAndar, monólogos de atrizes e atores brasileiros. Cada espetáculo terá temporada de quatro apresentações, com bilheteria consciente. Maristela Chelala inaugura o projeto e apresenta Dos Prazeres de 9 a 30 de março. Na sequência, o espetáculo Vazio, com Ana Paula Dias, ficará em cartaz de 6 a 27 de abril.

Sinopse - Dos Prazeres

María dos Prazeres é uma brasileira nascida em Manaus que vive há décadas em Barcelona. Aos 76 anos, esta personagem do conto homônimo de Gabriel García Márquez tem um sonho que interpreta como o anúncio de sua morte e dá início aos preparativos de seu próprio funeral. Ambientada na Espanha franquista, a narrativa é conduzida pela atriz Maristela Chelala num jogo de espelhos em que sua biografia se entrelaça à ficção.

Ficha técnica - Dos Prazeres:

Monólogo inspirado no conto “María dos Prazeres”, de Gabriel García Márquez,

do livro Doze Contos Peregrinos (1992)

Dramaturgia: Ivan Marsiglia

Direção: Ivan Andrade

Atriz: Maristela Chelala

Produção: Anayan Moretto

Cenografia: Julio Dojcsar

Iluminação: Wagner Pinto
Figurino: Marcela Donato

Trilha Sonora: Carlos Vieira

Fotos: Lígia Jardim

Sobre o diretor

Diretor de teatro, pesquisador de teoria e encenação teatral com mestrado na USP, Ivan Andrade dirigiu O mal-entendido, de Albert Camus (2018); Amigos Ausentes, de Alan Ayckbourn (2008) e Entreatos, de Gero Camilo (2005). Escreveu e dirigiu INCUBADORA versão final (2013) e EVERGREEN-tarja preta (2008). Como Diretor Assistente, trabalhou ao lado de importantes encenadores brasileiros, como Gabriel Villela (Estado de Sítio; Hoje é dia de Rock; Boca de Ouro; Peer Gynt; A Tempestade; Mania de Explicação; Um réquiem para Antonio; Os gigantes da Montanha; Macbeth; Hécuba; Crônica da Casa Assassinada; Sua Incelença Ricardo III; Vestido de Noiva), Zé Celso (Os Sertões; Festival Uzyna Uzona), Gerald Thomas (Kepler, o cão atormentado), Ivaldo Bertazzo (NOÉ NOÉ), Cibele Forjaz (Galileu Galilei; O idiota) e outros. Trabalhou também com o americano Richard Maxwell (X Moradias), com o alemão Florian Loycke (Jardim das Delícias) e com a companhia francesa HVDZ (Les veiellés). Como Coordenador Técnico, foi responsável por grandes produções internacionais que fizeram temporada no Brasil, trabalhando ao lado de Bob Wilson (Garrincha; Ópera dos três vinténs; LULU; A última gravação de Krapp), da companhia alemã andycompany& (Fatzer), do alemão Frank Castorff (Anjo Negro) e do artista performático Ziya Azaia (Devirsch). Formado na Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP) em Direção Teatral, também fez um mestrado teórico-prático, sob orientação do prof. Dr. Antonio Araújo, sobre uma inusitada relação entre teatro e videogames.

Sobre a atriz

A atriz e diretora Maristela Chelala é autora e diretora do monólogo Pontos de Vista de um Palhaço, indicado ao Prêmio Shell 2017 na categoria Melhor Ator. Ela também escreveu e dirigiu o infantil O Mistério no Expresso do Oriente, versão clownesca do livro de Agatha Christie que lhe rendeu o prêmio de melhor espetáculo no Festival Cultura Inglesa e uma indicação como “Revelação” ao Prêmio Femsa pela adaptação do texto. Foi integrante do Grupo Tapa por dois anos, onde participou do projeto “Formação de Público”, em 2004. Com a Velha Companhia fez parte do elenco nos espetáculos Autor Bom é Autor Morto, Crepúsculo e Cais ou da Indiferença das Embarcações. De 2008 a 2011, esteve no elenco de Amigos Ausentes, dirigido por Nilton Bicudo e Ivan Andrade. Também atuou em Galileu Galilei, dirigido por Cibele Forjaz, A Alma Boa de Setsuan, do diretor Marco Antônio Braz, e A Visita da Velha Senhora, dirigido por Luiz Villaça, além de O Aniversário de Jean Lucca, com autoria e direção de Dan Nakagawa. Maristela é professora de interpretação no curso profissionalizante do Indac – Escola de Atores, onde também se formou, e aperfeiçoou técnicas de palhaço com mestres como o austríaco Andreas Simma, o argentino Payaso Chacovachi, o francês Philippe Gaullier e os brasileiros Bete Dorgam e Ésio Magalhães.

Sobre o dramaturgo

Escritor e jornalista, Ivan Marsiglia é formado em comunicação social pela Universidade Metodista e em ciências sociais pela USP. Trabalhou em diversas redações da Editora Abril, na revista Trip, no jornal O Estado de S.Paulo, nas revistas piauí e]cultura[ e atualmente é colunista da Folha de S.Paulo. Autor do livro A Poeira dos Outros (Arquipélago Editorial, 2013), participou de workshops de dramaturgia com André Felipe, Gustavo Colombini e Paula Autran e escreveu as peças “Sala de Espera” (2018) e “O Antígeno” (2019). “Dos Prazeres” é a sua estreia no teatro.

Serviço:

Dos Prazeres

Inaugurando o projeto Segundas de Solo

ºAndar - Rua Dr. Gabriel dos Santos, 30, Santa Cecília (ao lado da estação de metrô Marechal Deodoro - linha vermelha), São Paulo/SP

Telefone: (11) 3666-6138

De 9 a 30 de março de 2020

Segundas-feiras, às 20h

Duração: 55 minutos

Classificação: 12 anos

Capacidade: 50 lugares
Ingressos: bilheteria consciente - abre uma hora antes do espetáculo. Ou venda antecipada pelo Sympla.

Mídias Sociais

ºAndar

facebook.com/OAndarEspacocultural

instagram.com/o.andar

Dos Prazeres

facebook.com/dosprazeresespetaculo 

instagram.com/dosprazeresespetaculo

Comentários
Assista ao vídeo