Viver - Beber e Comer

Sofisticação com simplicidade: o segredo do sucesso na cozinha do chef João Gonçalves

19 de Dezembro de 2019

Utilizando dos sabores regionais com toques contemporâneos, João Gonçalves criou o famoso ‘feijão no bowl’

Ser chef de cozinha no Brasil não é tarefa fácil, se tornar um dos melhores então, nem se comenta, a concorrência é grande. Os 3 chefs do Brasil mais requisitados são respectivamente: Alex Atala, Helena Rizzo e Rodrigo Oliveira. Os programas de gastronomia se tornaram uma febre na mídia brasileira, audiências absurdas em realities, colaborando para que os chefs que antes ficavam “escondidos” na cozinha agora possam comentar, explicar e até ensinar seus pratos.

Chef João Gonçalves ainda bem jovem, viveu com os avós em um engenho no Sertão, e tendo a vó como referência, logo percebeu seu amor pela gastronomia. Veio para São Paulo em busca de seu sonho, na bagagem o dom da gastronomia, mas com muita batalha pela frente, João se formou em Gastronomia e tem pós-graduação em Gestão de Qualidade e Segurança Alimentar. Passo a passo foi se tornando uma referência no Sudeste e principalmente São Paulo.

Quando criou o prato ‘feijão no bowl’ o chef João Gonçalves fez uma releitura de suas raízes, com sabores regionais, ou melhor dizendo a boa e deliciosa feijoada, dando um toque artístico de contemporaneidade. Inclusive seus pratos fazem bastante sucesso pelo toque artístico usado, a mistura dos sabores brasileiros nas mãos do chef João deixa o gosto marcante e inesquecível para quem come.

O novo prato autoral do chef João, ‘feijão no bowl’, tem como base a feijoada, o chef separou tudo em porções pequenas (desde a linguiça ao ovo de codorna) e montou o serviço em bowls, que facilitam o manuseio entre os comensais. Logo se tornou um sucesso, servido de forma simples em porções separadas, o que facilita na hora de servir. A procura por seu novo prato rodou boa parte do Brasil, tornando o nome de João Gonçalves um dos chefs mais requisitados do país.

Trabalhar na cozinha nunca foi fácil, a mídia mostra o glamour, os pratos lindos e deliciosos, porém a pressão é intensa, para resultados significativos o chef de cozinha precisa ter controle sobre a cozinha, ter a medida certa de tudo, ser preciso e pontual, sabendo encarar um restaurante cheio de clientes, e como ponto forte da profissão, precisa amar o que está fazendo a cada prato produzido.

“A paixão pelo servir contagia as pessoas na excelência de poder fazer algo com muita habilidade”, esse é o pensamento de João, que planeja crescer profissionalmente cada vez mais, montando projetos gastronômicos onde incentivem as pessoas a ter uma vida melhor e mais prazerosa. João também tem como hobbie a moda, e acha que gastronomia e moda se unem uma agregando a outra.

Comentários
Assista ao vídeo