Para lidar com produtos do mercado de luxo, a Elog, empresa de logística do Grupo EcoRodovias e BRZ Investimentos, elaborou novas instruções de qualidade. A soma de pequenos cuidados, além de agregar valor ao cliente, qualificou o trabalho com o segmento de acessórios.
“Cada cliente tem uma necessidade especial e distinta, por isso precisa ser tratado com um cuidado especial na realização do serviço”, afirma Henrique Debiazi, gerente Comercial do setor de Vestuário, Calçados e Acessórios.
Aos relógios, por exemplo, foi criada uma instrução de qualidade para o processo de selagem. Durante esta etapa, o processo é vistoriado por um representante da área de qualidade, responsável pelo desenvolvimento da instrução. “Esta medida visa garantir o cumprimento qualificado de todas as etapas”, explica Henrique. A selagem, uma etapa importante da nacionalização dos produtos, é a validação da Receita Federal em relação à autenticidade da importação.
Outra medida tomada foi na manipulação dos acessórios. Agora, ela é realizada dentro de uma área especial, com estações de trabalho emborrachadas e são monitoradas por câmeras durante toda a execução da operação. “Todos os envolvidos usam luvas para assegurar que os artigos estejam livres de impressões digitais, entre outros cuidados específicos para respeitar as questões de segurança e garantir a integridade da mercadoria”, afirma Henrique.
Por fim, a equipe que faz o manuseio de uma carga de luxo passou a ser única, exclusiva, desde a chegada do material até o seu carregamento. Isso agrega ainda mais segurança, rastreabilidade e qualidade ao cliente que confia sua mercadoria aos serviços prestados pela Elog. “O objetivo é de tratar estes produtos com o mesmo cuidado com que eles são comercializados em uma loja”, finaliza.
Todas essas alterações passam a compor a nova instrução de qualidade da unidade, atendendo os clientes mais exigentes, sofisticados e de alto valor deste mercado de luxo.