A série de eventos Goal to Brasil, idealizado pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) para promover internacionalmente os atrativos turísticos das cidades-sede da Copa do Mundo 2014, para profissionais de turismo, jornalistas e formadores de opinião, acaba de ganhar o Stevie Awards, um dos mais cobiçados prêmios do mundo na área de comunicação. O projeto foi inscrito pela agência Máquina da Notícia, uma das executoras do projeto, e levou três categorias. O case de “Brading” garantiu o ouro no grande reconhecimento, a prata foi para o quesito “questões globais” e o bronze foi conquistado na premiação “eventos”. A premiação da X Edição dos Prêmios Internacional Business Stevie Awards será realizada no próximo dia 14 de outubro em Barcelona, Espanha.
O Goal to Brasil foi uma das principais inovações da Embratur na promoção do Brasil no exterior nos últimos anos. Consiste em um evento específico para apresentar destinos turísticos a operadores de turismo, donos de agências de viagens, jornalistas e formadores de opinião. O formato permite uma ação promocional mais focada nos agentes de turismo em relação às tradicionais feiras de turismo, que seguem fazendo parte do calendário de atividades da Embratur.
Nas feiras, o Brasil disputa com outros destinos a atenção de milhares de pessoas. No Goal to Brasil, a ação promocional é mais focada, porque os operadores passam um dia inteiro ouvindo palestras sobre o destino. Ao final do dia, participam de uma vivência, em que ouvem um espetáculo de algum artista brasileiro, além de comer especiarias tipicamente brasileiras.
"O Goal to Brasil permite uma verdadeira imersão do operador de turismo em informações, músicas e sabores do Brasil”, avalia o presidente das Embratur, Flávio Dino. "É uma maneira muito eficaz de conquistá-lo e, ao mesmo tempo, muni-lo de todas as informações necessárias.
A Embratur promoveu ao longo de dez meses (julho de 2012 a maio de 2013), 14 eventos, em diferentes países, para divulgar o Brasil como sede da Copa do Mundo. O projeto formou 3.080 agentes de viagens e operadores de turismo ‘especialistas em Brasil’, e permitiu que 350 jornalistas conhecessem detalhes dos preparativos do país para os grandes eventos esportivos. Cada uma das 12 cidades-sede foi anfitriã das edições, que aconteceram no Chile, Argentina, Colômbia, Peru, Uruguai, México, Alemanha, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Portugal e Canadá. Na Colômbia e nos Estados Unidos, o Brasil como um todo foi o anfitrião do evento.
Novo formato
Devido ao sucesso do Goal to Brasil e para contemplar outros estados brasileiros, começa amanhã (11), na Colômbia, a 2ª edição do projeto Goal to Brasil. Agora, dividido em duas partes, este novo ciclo de eventos promoverá Brasil como destino turístico. “As próximas edições irão intensificar o apoio da comercialização dos produtos e destinos turísticos brasileiros por meio da diversidade natural e cultural, da relação com veículos de mídia nos mercado e das relações com os profissionais de turismo nos mercados”, explicou a diretora de Mercados Internacionais da Embratur, Leila Holsbach.
Para este ano, estão previstas mais duas edições do evento. Uma em Los Angeles, nos Estados Unidos, e outra Amsterdam, na Holanda. Para 2014, ano que o Brasil irá sediar a Copa do Mundo, estão programados mais seis eventos.
Confira fotos de todas as edições do Goal To Brasil: on.fb.me/1eANkXv