Por Valéria Calente
Termoli, cidade litorânea, província de Campobasso com cerca de 30.000 mil habitantes. Localizada na Costa Adriática, cujas praias tem ótima infraestrutura, bem cuidadas receberam por muitos anos o título de Bandiera blu (bandeira azul), um reconhecimento internacional, às cidades marítimas que respeitam gestão sustentável, são limpas e possuem boa infraestrutura para banhistas, coleta de lixo, etc.
Termoli possui um dos centros históricos mais bonitos da Itália. Um dos principais pontos turísticos e a Piazza Duomo, com a Catedral do sec. XII.
No final de agosto, acontece a festa mais importante de Termoli a Sagra del Pesce, Festival do peixe.
De Termoli (Porto) é possível fazer passeios, travessia para as Ilhas de Tremiti que pertence a Puglia, arquipélago ao norte do Gargano. Vale a pena, um lindo passeio.
Vista do mar a pitoresca cidade tem em destaque o Castello Svevo; um símbolo de Termoli. Construído no ano de 575 sobre as ruínas de um antigo templo pagão, a arquitetura simples e desprovida de ornamentos sugere que tenha servido no passado apenas com caráter defensivo. Atualmente serve para iniciativas artísticas e culturais e tem sido aberto para a celebração de casamentos.
Passear a pé pelo centro histórico de Termoli é um prazer para os olhos. Iniciando pela porta de época medieval que separa a Termoli “moderna” da antiga, caminhe sem rumo pelas pitorescas vielas de pedra e suas casas coloridas. São vários os restaurantes, pizzarias e pequenas lojas de produtos típicos.