Colunistas - Rodolfo Bonventti

O talk show da Band que sempre lutou pela liberdade democrática no Brasil

23 de Julho de 2019

O programa “Canal Livre” da TV Bandeirantes estreou em 17 de agosto de 1980, com a proposta de ser um talk show jornalístico de uma hora de duração a ser exibido no final das noites de domingo.

A estréia foi no horário das 22h15, com apresentação do jornalista Roberto D’Ávila, e o primeiro entrevistado foi o ministro do Trabalho da época, Murilo Macedo.

O programa foi criado para, por meio das suas entrevistas, lutar pela liberdade democrática no País. Por todos esses anos, as mais importantes personalidades nacionais e internacionais foram entrevistadas nas noites de domingo da TV Bandeirantes. 

A estréia do programa ocorreu exatamente no momento em que se iniciava o processo de abertura política no país. Era uma tentativa de levar para a tevê um jornalismo mais crítico, opinativo e independente.

Roberto D’Ávila ficou três anos à frente do programa e foi substituído pela jornalista Belisa Ribeiro que também esteve três anos no comando do “Canal Livre”.  Depois de Belisa vieram Marília Gabriela e Silvia Poppovic até 1991.

O programa reestreou em 26 de maio de 2002 com apresentação de Márcia Peltier e com transmissão aos domingos das 21h30 às 22h30, e o primeiro entrevistado da nova fase foi o então presidenciável Ciro Gomes.

Em 2003 o programa chegou a ser exibido nas noites de sábado e ao vivo e dois anos depois retornou para os domingos das 23h30 às 00h30.

Canal Livre - apresentadora Belisa Ribeiro
 

De 2005 a 2015, os jornalistas Joelmir Betting e Boris Casoy se revezaram no comando do telejornalístico, que chegou a ser premiado pelos críticos especializados como o melhor do ano.

O recém falecido Ricardo Boechat, Fernando Mitre e Fábio Pannunzio dividiram a apresentação nos últimos três anos, e o programa continua a ser uma referência em termos de discutir os principais problemas políticos e econômicos do País.

Atualmente, o programa entra no ar todos os domingos, à meia-noite.

Comentários
Assista ao vídeo