Colunistas - Rodolfo Bonventti

Silvio de Abreu escreve uma comédia baseada em argumento de Janete Clair

27 de Maio de 2019

A autora Janete Clair escreveu um argumento baseado no desaparecimento de uma fortuna que estava escondida em quatro cupidos de bronze, mas ela nunca transformou essa história em uma novela. O feito coube a Silvio de Abreu com a colaboração de Carlos Lombardi. Nascia ali a novela “Jogo da Vida”, uma deliciosa comédia que teve várias reviravoltas no seu decorrer.

”Jogo da Vida” estreou em 26 de outubro de 1981, no horário das 19 horas, na TV Globo, com direção de Roberto Talma e Jorge Fernando e teve mais de 160 capítulos exibidos.

Como todas as novelas de Silvio de Abreu, a história foi toda ambientada na capital paulista e apresentava um casal, a alegre e extrovertida Jordana, interpretada por Glória Menezes, e o simpático mas ardiloso Silas, vivido por Paulo Goulart, donos de uma rede de restaurantes, que inesperadamente se separam depois de 20 anos de vida em comum.

A responsável pela separação é a bela e oportunista Carla, uma moça 20 anos mais nova que Silas, papel que ficou a cargo da sempre belíssima Maitê Proença, que o atrai para um relacionamento movido a interesses financeiros por parte dela.

Após a separação, enquanto a vida de Silas se transforma em infelicidade total, Jordana, que sai muito abalada do casamento, recebe um polpuda herança de um velha excêntrica de um milhão de dólares guardados estrategicamente em quatro cupidos de bronze.

A partir daí, esses cupidos desaparecem e reaparecem nas mãos de várias personagens sem que eles saibam do conteúdo que está escondido dentro deles. Na procura pelos mesmos, Jordana encontra um parceiro, um padeiro português chamado Seu Vieira, papel defendido por Gianfrancesco Guarnieri, que se apaixona por ela.

O elenco de veteranos que ainda contava com Rosamaria Murtinho, Raul Cortez, Carlos Vereza, Débora Duarte, Carlos Augusto Strazzer, Lúcia Alves, Cláudio Correa e Castro, Norma Geraldy, Mauro Mendonça, Maria Zilda, Gracindo Junior, Ary Fontoura, Suely Franco, Elizângela, Ricardo Petraglia, Renata Fronzi, Íris Bruzzi, Mário Gomes, Leina Krespi e Dary Reis, foi uma grande atração, com desempenhos brilhantes.

Renovadora a cada capítulo, “Jogo da Vida” foi uma boa surpresa no horário das 19 horas da TV Globo, e conquistou índices muito bons de audiência, que sua antecessora “O Amor é Nosso, havia deixado escapar. Confirmou também o talento da dupla Silvio de Abreu e Carlos Lombardi para escreverem comédias para esse horário.

Comentários
Assista ao vídeo