Colunistas - Rodolfo Bonventti

TV Gazeta lança, em 1980, o programa feminino “Mulheres”, sucesso até hoje

24 de Abril de 2019

Com o final do programa “Clarice Amaral em Desfile”, que rendia boa audiência para a TV Gazeta no final dos anos 1970 e início dos anos 1980, a emissora teve que correr para escalar uma nova atração no horário.

O programa criado por Silvio Alimari foi o “Mulheres em Desfile” que estreou no final de setembro de 1980 e anos depois passou a ser chamado simplesmente de “Mulheres”, e que hoje é um dos programas mais longevos da televisão brasileira.

Claudete Troiano e Ione Borges
 

Inicialmente, a atração seria apresentada apenas por Claudete Troiano, que ganhou uma parceira nas vésperas da estréia da atração, Ione Borges, e as duas formaram uma dupla de sucesso que ficou no comando do programa desde sua estréia até 1996, quando a parceirinha Claudete saiu e deixou Ione Borges sozinha no comando da atração.

A jornalista Ângela Rodrigues Alves também atuou apresentando alguns quadros no início do programa, que sempre teve um bom alicerce nos colaboradores que participavam uma ou duas vezes por semana da atração. Como o político Eduardo Suplicy que fazia comentários econômicos; sua esposa na época a sexóloga Marta Suplicy e a apresentadora Xênia Bier que comentava os fatos do momento, sempre comum olhar muito crítico.

Ione Borges assumiu a apresentação sozinha em 1996 quando a parceira Claudete foi apresentar outro programa na emissora, o “Prá Você”. Em 1999, Ione ganhou uma atração noturna e Claudete Troiano voltou ao comando do “Mulheres” por mais um ano, quando em uma reformulação do programa o comando dele foi dividido entre Leão Lobo e Márcia Goldschmidt, e, um ano depois com Cristina Rocha e Clodovil Hernandes, uma dupla que não convenceu.

Em março de 2002, a apresentadora Cátia Fonseca assumiu o comando do “Mulheres”, e o retorno de audiência foi significativo. Com a entrada da personagem Mamma Bruschetta (vivida pelo ator Luiz Henrique), que tinha uma pequena participação até então, o programa se firmou como a melhor opção do público feminino nas tardes da nossa TV.

Entre os vários colaboradores que participaram do programa em todos esses mais de 30 anos no ar, podemos destacar também os jornalistas Antonio Guerreiro e Nelson Rubens; o estilista Ronaldo Ésper; o humorista Ary Toledo; a atriz e garota propaganda Márcia Maria; Amanda Françozo; a culinarista Palmirinha Onofre; o repórter policial Gil Gomes; a modelo Luiza Ambiel; a jornalista Astrid Fontenelle e os astrólogos André Mantovanni e Dione Forti.

Comentários
Assista ao vídeo