Colunistas - Rodolfo Bonventti

O programa infantil que apresentou o palhaço Bozo para as crianças brasileiras

1 de Abril de 2019

O palhaço Bozo foi criado nos Estados Unidos em 1946 para uma coletânea de discos com histórias infantis e fez sua primeira aparição na televisão norte-americana em 1949. O sucesso foi grande e ele começou a ser exportado e virou franquia em todo o mundo sob a responsabilidade do empresário Larry Harmon.

O personagem chega ao Brasil em 1980 pelas mãos de Silvio Santos e do seu novo canal de televisão, a TVS (TV Studios, canal 11 do Rio de Janeiro). O próprio Larry Harmon foi quem escolheu o ator que viveria nos três primeiros anos o Bozo, e o escolhido foi o comediante Wandeko Pipoka.

Com a inauguração do SBT em agosto de 1981, o “Programa do Bozo”, palhaço conhecido pela criançada como “Bozo, Bozoca, Nariz de Pipoca” se transforma em um grande sucesso de audiência nas manhãs do novo canal, capaz de competir de igual para igual com as atrações infantis da TV Globo na época.

Gravado no Teatro Silvio Santos, que era o antigo Cine Sol no bairro do Carandiru, na Zona Norte de São Paulo, o programa atraía um público muito grande para as gravações e as crianças interagiam o programa todo com o palhaço. O sucesso foi tão grande que a atração passou a também ser exibida no período da tarde por três anos.

Muitos atores interpretaram o palhaço Bozo nos 11 anos ininterruptos que o programa ficou no ar. Depois de Wandeko Pipoca, o ator Arlindo Barreto, filho da atriz e apresentadora Márcia de Windsor, e o apresentador Luis Ricardo se revezaram por alguns anos no papel. Também Paulo Seyssel, Décio Roberto, Luiz Leandro, Marcos Pajé e Edílson Oliveira ocuparam o papel do famoso palhaço.

Uma atração extra do programa no Brasil foi a criação da família Bozo, formada pelo Papai Papudo, vivido pelo comediante Gibe; a Vovó Mafalda, personagem que era interpretada pelo ator Valentino Guzzo e mais Kuky, composição do ator e comediante Rony Cócegas; o Salci Fufu criado pelo jurado e ator Pedro de Lara e o gorila King Bozo.

Além de muitos desenhos animados, o programa contava com brincadeiras com o auditório, sorteios, a leitura de cartas enviadas pelos telespectadores, números musicais com as canções do disco do Bozo e encenações de esquetes curtos com os personagens do programa.

O último “Programa do Bozo” foi exibido no SBT em março de 1991 e no seu lugar entrou a Vovó Mafalda e a sua “Sessão Desenho”.

Comentários
Assista ao vídeo