Por Valéria Calente
Relaciona-se com a Odisséia de Ulisses, que após a derrota dos troianos iniciou uma viagem de 10 anos, de volta para a ilha de Ítaca, onde Penélope, sua esposa, o esperava com fidelidade obstinada.
Penélope assediada por vários pretendentes, disse que se casaria com outro quando terminasse de tecer uma manta. Assim, ela tecia a manta durante o dia e a noite desmanchava todo seu trabalho, de forma que manteve-se fiel a Ulisses e não foi desposada por outro homem.
Uma das passagens da Odisseia de Ulisses narra que teria aportado em Circeo e seus tripulantes desciam à terra mas não retornavam.
Finalmente, o próprio Ulisses desembarcou para verificar o que estava acontecendo.
No caminho Hermes revelou o perigo que corria, que Circe havia transformado a tripulação em porcos e entregou-lhe o broto e uma erva chamada Moli, que o faria resistir a qualquer feitiço.
Chegando ao Palácio de Circe foi recebido cortesmente, com uma farta mesa de comida e bebida. Após o banquete Circe tocou-o com sua vara magica dizendo “junta-se aos amigos no chiqueiro”.
Ulisses desembainhou a espada e investiu furioso contra Circe, que acuada, transformou os tripulantes novamente em homens.
Em San Felice Circeo pode-se ver a montanha que se assemelha ao rosto de uma mulher, a bruxa Circe.
O Parque Nacional - Parco Nazionale del Circeo, ocupa uma faixa costeira de Anzio a Terracina, incluindo também um setor de floresta no continente de San Felice Circeo e a ilha de Zannone . O parque foi criado em 1934.
Por Valéria Calente |
Pegando uma estradinha secundária, com vista mais bonita a cada curva, é possível subir até o topo da montanha e avistar toda cidade, tendo como ponto mais próximo a marina, e ao fundo a montanha com o rosto da bruxa Circe.
O lugar é lindo!