Colaboradores - Patrícia Fernandes

O perigo do namoro pela internet

21 de Fevereiro de 2019

Por Patricia Fernandes

Com o avanço da tecnologia a popularização da Internet, que hoje está mais acessível a praticamente a todos as classes sociais, tornou-se muito comum surgirem relacionamentos casual ou duradouro, mas que o conto de fadas não se torne um pesadelo, devemos tomar alguns cuidados importantes.

Sabemos que um grande número de pessoas mente pela internet, por trás de uma tela tendem a mostrar e expor apenas o lado bom e esconder ao máximo os seus defeitos.

Ao contatar uma pessoa pela internet, você não sabe qual é sua personalidade, seu caráter, quais são suas preferências e que tipo de relacionamento esta pessoa está buscando de fato.

Especialistas revelam que 80% das pessoas mentem, aumentam ou omitem informações nesses relacionamentos virtuais. É quase impossível descobrir se a pessoa mente ou não pela internet, por isso é importante tomar cuidado ao conversar, sobretudo, com estranhos pela rede, e não dar um crédito de confiança sem conhecer bem a pessoa.

Quando estamos cara a cara com alguém estamos vendo tanto as suas virtudes quanto os defeitos. Então, se gostarem de alguém e há afinidade, isso criará em nós uma ilusão que terá uma intensidade proporcionais aos defeitos que vemos nas pessoas.

Quanto menos defeitos vemos, mais ilusão e mais paixão existirá. Quando percebemos mais defeitos na outra pessoa, mais a intensidade dos sentimentos diminui, ainda que continuemos gostando dela.

Vale ressaltar que algumas pessoas praticam o que podemos chamar de falsidade ideológica (fotos trabalhadas, dados mudados etc.); e mostram-se ao interlocutor de maneira falsa; e isso com segundas intenções.

Quando estamos interagindo com alguém através de uma tela, não entramos em contato com algo importantíssimo que é a linguagem não verbal. A forma de olhar, de falar, de rir e uma presença geral é muito importante, porque ainda que esteja claro que ninguém se apaixona apenas pelo físico, é necessário haver uma química, é preciso ter algo que nos mova por dentro.

Conhecer alguém pela internet pode ser bom, mas temos que estar cientes de que isso apenas uma parte que precisa ser complementada por outra mais importante, que se trata de conhecer uma pessoa de verdade. Apenas quando as duas facetas (virtual e real) se unirem, podemos realmente dizer se gostamos de alguém de verdade.

Recentemente assistimos o que ocorreu com uma empresária Elaine Caparróz, de 55 anos, que foi encontrada por policiais militares em seu apartamento, no Rio de Janeiro, depois que vizinhos escutaram seus gritos de socorro e avisaram o zelador. Ela foi espancada durante quatro horas por um homem que conheceu nas redes sociais no primeiro encontro do casal.

 A empresária Elaine Caparróz, de 55 anos, foi encontrada desacordada por policiais militares em seu apartamento, no Rio de Janeiro, depois que vizinhos escutaram seus gritos de socorro e avisaram o zelador. Ela foi espancada durante quatro horas por um homem que conheceu nas redes sociais no primeiro encontro do casal.

A melhor forma de prevenir “surpresas desagradáveis” é evitar que o relacionamento com a outra pessoa seja pela internet, sem que antes se tenha visto esta pessoa ou, pelo menos, se tenha dela alguma informação, de confiança.

Há uma diferença quando se conhece a pessoa antes, uma vez que é possível se buscar referências dessas pessoas, seu comportamento, onde trabalha, onde estuda, sua família, os amigos com quem anda, etc.

Há estupradores e perseguidores que usam sites de namoro para encontrar suas vítimas. Como a maioria dos crimes sexuais não são denunciados, os sites de relacionamento são atrativos para esses criminosos. Uma vez que a  “isca tenha sido fisgada” a vítima estará exposta a diferentes tipos de crime, que vão de estelionato a extorsão, sequestro, estupro, tráfico humano, ou até mesmo feminicídio.

Há ainda os estrangeiros que aplicam golpes em mulheres brasileiras com o intuito de conseguir o visto permanente no Brasil.

Há uma tendência de se ficar muito íntimo da outra pessoa pela internet; cuidado, isso pode levar você a dar informações íntimas mais rápido que o habitual. E não se deixe apaixonar pela outra pessoa sem conhece-la, pois pode ser uma paixão baseada em fraudes ou fantasias.

E cuidado com os outros, pois, mesmo que sejam em um lugar público, não são totalmente seguros, por mais simpática que a pessoa seja, nunca a leve para sua casa após o primeiro encontro. Lembre-se sempre que se trata de um estranho!

Proteja a sua segurança pessoal, não passe informações pessoais como telefone, endereço, locais em que você e sua família frequentam, além de hábitos, horários de ida e volta do trabalho, etc. também não informe nada sobre seus bens materiais, há muitos golpes e crimes sendo cometidos por meio da internet.

É importante fazer uma pesquisa sobre a outra pessoa, e não assuma um compromisso de namoro pela internet, mas apenas pessoalmente e só depois de conhecer bem a pessoa.

Enfim, todo cuidado é necessário para não ser enganado, iludido ou prejudicado num relacionamento virtual.

Comentários
Assista ao vídeo