Colunistas - Rodolfo Bonventti

O mais tradicional programa de música caipira da tv brasileira

21 de Fevereiro de 2019

O “Viola Minha Viola” estreou na telinha da TV Cultura de São Paulo em 25 de maio de 1980 e ficou no ar, ininterruptamente, até a morte de sua apresentadora, Inezita Barroso, em março de 2015, portanto foram quase 35 anos no ar.

Considerado o mais importante e tradicional programa de música caipira da televisão brasileira, o “Viola, Minha Viola” começou sendo apresentado pelo radialista e apresentador Moraes Sarmento, que meses depois ganhou a parceria da cantora Inezita Barroso.

Foram mais de 1.500 programas gravados e exibidos pela TV Cultura que tinham como base a presença no palco de cantores e grupos folclóricos que traziam a genuína cultura do homem do campo representada pela música e pelas tradições culturais brasileiras.

O programa foi sempre uma das maiores audiências da TV Cultura e era exibido pelas outras emissoras educativas em todo o Brasil, sempre nos finais de semana, em especial nas manhãs de domingo.

Com o sucesso do programa, Inezita Barroso se tornou presença fixa em todos os eventos que falavam sobre a autêntica musica caipira e, como pesquisadora e professora, se tornou uma referência brasileira sobre o tema.

A atração televisiva também resultou em CDs comemorativos e contratos de apresentações em várias cidades e estados brasileiros. A cantora Inezita Barroso era sempre acompanhada de um bom regional, onde se destacavam o músico Robertinho do Acordeon, Arnaldo Freitas na viola caipira, André Fernandes no contra baixo e Valdir Lemos na percussão.

Ao completar 30 anos no ar, em 25 de maio de 2010, o “Viola, Minha Viola” foi apresentado direto do Auditório do Ibirapuera, na capital paulista, reunindo a nata da música regional caipira com nomes como Almir Sater, As Irmãs Galvão, Daniel, Craveiro e Cravinho, Pedro Bento e Zé da Estrada, Liu e Léo e Cézar e Paulinho.

O programa faz parte da história da TV Cultura e da televisão brasileira.

Comentários
Assista ao vídeo