O questionamento sobre o lugar da arte e do artista na contemporaneidade é um dos motes de O Eterno Retorno, com direção de Sérgio Ferrara. O espetáculo, apresentado na ocasião em que o dramaturgo paulistano Samir Yazbek celebra seus 30 anos de carreira, estreia no dia 9 de novembro no Sesc 24 de Maio e segue em cartaz até 2 de dezembro. O elenco é formado por Carlos Palma, Gustavo Haddad, Helô Cintra Castilho, Luciano Gatti e Patricia Gasppar.
Celebrar os 30 anos de profissão pode suscitar a tentação de se manter estável por mais 30 anos, sobretudo quando sua trajetória é feita de vitórias e reconhecimento. Yazbek construiu espaço importante de expressão no cenário teatral brasileiro. O domínio da linguagem cênica, o brilho dos diálogos e o interesse pela narratividade são marcas da singularidade do trabalho dele.
O dramaturgo impõe-se novos desafios ao explorar territórios não habituais, sem abdicar da rigorosa investigação sobre as relações entre o artista e a sociedade em que ele vive. O Eterno Retorno é uma das obras que integram esse momento de “virada”.
É uma obra que deixa muito clara sua intenção de investigar as implicações, paradoxos, contradições e questionamentos que envolvem o lugar da arte e – claro – do artista no presente tão conturbado e controverso em que vivemos. Uma peça de teatro que não pretende encontrar respostas ou desvendar zonas nebulosas; ao contrário, uma tentativa de tradução poética da presença de um ser atônito, assombrado, imerso nos impulsos desordenados que o invadem na busca de um sentido para “estar e ser no mundo”.
Da literatura para a dimensão viva “ao vivo”, O Eterno Retorno é um convite e uma provocação de alta voltagem que estimula uma encenação vibrante, voltada a uma indisciplinada relação entre linguagens, somada à inquieta experimentação do trânsito entre personagens, personas e a identidade dos intérpretes.
SINOPSE
Em conflito com o seu produtor e a sua namorada, além de figuras marcantes de sua memória e de sua imaginação, como sua mãe e seu primeiro diretor, um ator se mostra dividido entre a sua vocação artística e a necessidade de sobrevivência.
FORMAÇÃO
O espetáculo integra o projeto Samir Yazbek – Textos Inéditos, que ainda conta com uma série de leituras dramáticas de obras inéditas do dramaturgo, que acontece nos dias 10, 17, 24 e 01/12, sábados, às 14h; um debate sobre dramaturgia contemporânea brasileira, no dia 1 de dezembro, às 16h, com Aimar Labaki, Samir Yazbek e Silvia Gomez; e uma oficina de escrita dramatúrgica com Samir Yazbek, nos dias 16, 23 e 30 de novembro, das 14h às 17h.
Confira abaixo as datas das leituras:
Dia 10/11 - A Grande Obra, direção de Marcos Damaceno: Diante do desejo de um homem de reconciliar-se com seu irmão, seus filhos, que não aprenderam senão a odiar o tio, resistem.
Dia 17/11 - Que os Mortos Enterrem Seus Mortos, direção de Marcelo Lazzaratto: Ao tentar recomeçar a sua vida no Líbano, terra de seus antepassados, uma mulher se surpreende com a visita de sua mãe, já falecida, insistindo para que ela não abandone o Brasil.
Dia 24/11 - Bombas Atômicas Contra Asteroides no Céu, direção de Marco Antonio Pâmio: O presidente de uma poderosa nação e o chefe do departamento nuclear do seu governo discutem a possibilidade de uma bomba atômica interceptar um asteroide que poderá destruir a Terra, ao mesmo tempo em que debatem a sua amizade pessoal.
Dia 24/11 - Jogo!, direção de William Pereira: Na tentativa de recuperar seu amor perdido, casal que opera na esfera pública, no ramo do aconselhamento sentimental, envolve-se num jogo autodestrutivo.
Dia 1/12 - Corpo Intruso, direção de Pedro Granato: Hospitalizada por conta de um acidente de carro, uma atriz e professora de teatro passa a receber a visita de uma aluna, precipitando uma crise em seu casamento e em seu trabalho.
O Eterno Retorno, de Samir Yazbek, com direção de Sérgio Ferrara
SINOPSE
Em conflito com o seu produtor e a sua namorada, além de figuras marcantes de sua memória e de sua imaginação, como sua mãe e seu primeiro diretor, um ator se mostra dividido entre a sua vocação artística e a necessidade de sobrevivência.
FICHA TÉCNICA
Direção: Sérgio Ferrara
Assistência de direção: Angélica Prieto
Elenco: Carlos Palma, Gustavo Haddad, Helô Cintra Castilho, Luciano Gatti e Patricia Gasppar
Figurinos: Kleber Montanheiro
Cenário: Telumi Hellen
Iluminação: Aline Santini
Trilha Sonora: Sérgio Ferrara
Fotografia: Lenise Pinheiro
Assessoria de imprensa: Pombo Correio
Direção de Produção: Elza Costa (Brancalyone Produções)
Coordenação Geral Projeto: Edinho Rodrigues
Realização: Sesc São Paulo
SERVIÇO
Temporada: de 9 de novembro a 2 de dezembro.
Sessões únicas: sexta dia 9/11 às 21h (estreia), sábados às 21h e domingos às 18h
Sessões duplas: sextas dias 16, 23 e 30/11, às 18h e 21h
Às sextas-feiras, às 18h e às 21h (exceto no dia 9, que tem sessão apenas às 21h); aos sábados, às 21h; e aos domingos, às 18h.
Ingressos: R$ 40,00 (inteira); R$ 20,00 (meia: estudante, servidor de escola pública, + 60 anos, aposentados e pessoas com deficiência); R$ 12,00 (credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes).
Local: Teatro.
Duração: 70 minutos.
Recomendação etária: 14 anos.
Leituras Dramáticas: dias 10, 17 e 24/11 e 1/12, aos sábados, às 14h. Gratuito. Retirada de ingresso com 1 hora de antecedência.
Debate – A dramaturgia Contemporânea Brasileira: 1/12, às 16h. Gratuito. Retirada de ingresso com 1 hora de antecedência.
Oficina – Iniciação à Dramaturgia – Atelier de Escrita: 16, 23 e 30/11, das 14h às 17h. Gratuito. Inscrições antecipadas.
SESC 24 DE MAIO
Rua 24 de Maio, 109, República, São Paulo
Fone: (11) 3350-6300
Transporte público: Estação República do Metrô, Linhas 3 – Vermelha e 4 – Amarela
Horário de funcionamento da unidade:
Terça a sábado, das 9h às 21h
Domingos e feriados, das 9h às 18h
Site: sescsp.org.br/24demaio
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