Colunistas - Rodolfo Bonventti

O místico Conde Drácula chega as novelas via Wálter Avancini, na Band

8 de Outubro de 2018

O diretor Wálter Avancini tinha um projeto de levar o personagem místico do Conde Drácula para as novelas. Ele tentou na TV Tupi, mas a emissora enfrentava uma grave crise econômica, e sua novela “Drácula, Uma História de Amor” só durou uma semana no ar, porque a emissora fechou as portas.

Com o fechamento da Tupi ele foi para a TV Bandeirantes e levou junto o projeto, agora como uma novela de começo, meio e fim, que estreou no horário nobre das 20 horas, em 21 de julho de 1980, com o título de “Um Homem Muito Especial”, escrita por Rubens Ewald Filho e que depois foi substituído por Jaime Camargo e Consuelo de Castro.

Com direção de Antonio Abujamra e Atílio Riccó, “Um Homem Muito Especial” era a história do Conde Drácula que deixava sua terra natal para procurar no Brasil o seu filho Rafael, que havia sido levado da Transilvânia por seu grande amor, Hannah. Em uma pequena cidade no Brasil ele encontra Rafael, mas se apaixona pela noiva dele, Mariana e tem que enfrentar a poderosa Dona Marta.

A produção da TV Bandeirantes foi esmerada e a novela foi muito bem recebida pela crítica especializada, embora o público não tenha dado o retorno que Avancini e a emissora esperavam. A troca de autores no meio do caminho foi um dos entraves no desenvolvimento da história, que acabou tomando rumos diferentes do que se imaginava no início da exibição.

“Um Homem Muito Especial” foi um grande momento dos atores Rubens de Falco e Cleyde Yáconis, ele como um Conde Drácula muito convincente e ela brilhante como a poderosa Dona Marta. Também foi importante nas carreiras de Carlos Alberto Riccelli e Bruna Lombardi, já casados na vida real, e que viveram Rafael, o filho do Drácula e ela a sua noiva Mariana.

A novela também registrou bons momentos de Isabel Ribeiro como Ana; Emilio Di Biasi vivendo Bóris, o fiel empregado do Conde Drácula; Cláudia Alencar como a sensual e batalhadora Alcina e Herson Capri que interpretava Luiz.

O casal Carlos Alberto Riccelli e Bruna Lombardi entrou em atrito com a direção da novela na gravação dos capítulos finais, e acabou sendo demitido antes do último capítulo. Avancini usou imagens já gravadas com a dupla para os últimos capítulos e a ação final ficou concentrada nos personagens de Rubens de Falco e Cleyde Yáconis.

Ainda no elenco as presenças de grandes nomes das nossas novelas como Paulo Castelli, Sandra Barsotti, Luiz Carlos de Moraes, Yara Lins, Arlete Montenegro, Giuseppe Oristânio, Esther Góes, Arnaldo Weiss, Matheus Carrieri, Wilma de Aguiar, Turíbio Ruiz, Vic Militello, Henrique César, Tereza Campos, Fábio Tomazini, Eleu Salvador, Daliléia Ayala, Linneu Dias, Sadi Cabral, Cuberos Neto, Rosangela Beato Moura, Josmar Martins, Osvaldo Mesquita e Stella Maya.  

Comentários
Assista ao vídeo