Setembro amarelo é uma campanha de iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), que buscam trazer um diálogo para conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos podem ser evitados, segundo a Organização Mundial da Saúde.
No mundo todo, aproximadamente uma pessoa se mata a cada 40 segundos. Só no Brasil, o suicídio é a quarta causa mais comum de morte de jovens.
Segundo especialistas, os idosos ainda estão em maior número entre os que tiraram a própria vida no país. Mas a proporção de jovens vem crescendo aceleradamente.
O suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Pelo menos o triplo de pessoas tentaram tirar a própria vida e outras chegaram a pensar em suicídio.
A prática do suicídio normalmente é motivada por uma profunda depressão, e a qualidade do ambiente de trabalho pode mesmo ser um fator desencadeador de muitas doenças e que mesmo com tantos casos notórios, crescente a cada ano, ainda existe uma expressiva barreira para falar sobre o assunto.
As situações estressantes do dia a dia, ansiedade, síndrome do pânico, alcoolismo, entre outros sintomas podem ser determinantes para um quadro depressivo.
Mas como buscar ajuda se sequer a pessoa sabe que ela pode ser ajudada e que o que ela passa naquele momento é mais comum do que se divulga e ela imagina? Ao mesmo tempo, como é possível oferecer ajuda a um amigo ou parente se também não sabemos identificar os sinais e muito menos temos familiaridade com a abordagem mais adequada?
O câncer, a AIDS e demais doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), há duas ou três décadas, eram rodeadas de tabus e viam o número de suas vítimas aumentando a olhos nus. Foi necessário o esforço coletivo, liberado por pessoas corajosas e organizações engajadas, para quebrar esses tabus, falando sobre o assunto, esclarecendo, conscientizando e estimulando a prevenção para reverter esse cenário.
Por essa razão, o CVV – Centro de Valorização da Vida, uma entidade sem fins lucrativos que atua gratuitamente na prevenção do suicídio desde 1962, está engajada e promovendo atividades neste movimento iniciado há dois anos no Brasil, chamado Setembro Amarelo. A ideia é divulgar a causa intensamente durante o mês, já que no dia Mundial de Prevenção do Suicídio, tendo como parte fundamental a iluminação ou coloração de amarelo de locais, construções ou monumentos e, ainda, a colocação de laços amarelos nas fachadas de prédios públicos e privados para lembrarmos que devemos, sim, falar sobre a prevenção do suicídio.
Em 2015, forma iluminados locais como o Cristo Redentor (RJ), o Congresso Nacional (DF), o estádio Beira Rio (RS), além outros locais que podem ser conhecidos no site (www.setembroamarelo.org.br) e Fanpage (facebook.com/setembroamarelo).
Todas as pessoas, empresas e instituições podem aderir à campanha Setembro Amarelo, com algumas medidas simples durante este mês, dentre elas;
Todos que mandarem fotos de suas iniciativas para a Fanpage do Setembro Amarelo poderão ver o material compartilhado no Facebook. Algumas dessas fotos serão enviados ao IASP, Associação Internacional de Prevenção do Suicídio, que vai reunir as principais ações ao redor do mundo.
Junte-se ao CVV nessa campanha e ajude a prevenir o suicídio, afinal, falar é a melhor opção!
Precisando conversar? Acesse o site www.cvv.org.br e veja as formas de atendimento disponíveis.
Fonte: www.cvv.org.br. e Eixo Comunicação.