A Secretária Adjunta de Turismo do Estado de São Paulo, Bianca Colepicolo, e a Assessora Técnica da Secretaria, Ana Clemente, estiveram reunidas na última terça-feira, dia 31 de julho, com Nilton de Oliveira Peres, Gestor do Caminhos do Mar do Parque Estadual Serra do Mar. O mesmo coordena e cuida da Estrada Velha de Santos e de todos os produtos históricos e ambientais desse produto.
O histórico Caminho do Mar é uma grande atração do Núcleo Itutinga Pilões. São vários roteiros estruturados a partir da Estrada Velha de Santos, observando a floresta e suas cachoeiras, o Padrão do Lorena e o conjunto de monumentos construídos em 1922 em comemoração ao centenário da Independência do Brasil, todos tombados pelo Condephaat em 1972. Esse roteiro é hoje um potencial produto turístico que promete fazer muito sucesso e contribuir para o desenvolvimento sustentável de toda a região do planalto e litoral sul paulista.
“Pode parecer que estamos atrasados no desenvolvimento deste produto, porém talvez se tivéssemos antes aberto o parque para a exploração turística, não teríamos a consciência ambiental e cultural que temos hoje”, afirma a Secretária Adjunta de Turismo. Hoje está sendo feito um projeto executivo para recuperação das construções de 1922 e da Calçada de Lorena, do século XVIII, portanto nosso patrimônio histórico e cultural será mantido e a Fundação Florestal seguirá com o seu arrojado plano de manejo que já reflorestou e mantém a vegetação exuberante, ainda preservando e ampliando a fauna e flora local.
Portanto, temos nas mãos um projeto de turismo sustentável da melhor qualidade em plena região metropolitana, condição que não teríamos antes por falta de consciência. A estratégia da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, além de reforçar a presença desse produto nas saídas do Roda São Paulo, é desenvolver uma ação para que o parque e suas atrações sejam comercializadas pelas principais empresas de turismo de São Paulo. Vale também registrar que esse produto é a menina dos olhos do Governador Márcio França na gestão dos novos roteiros turísticos a serem promovidos pelo estado de São Paulo. O Secretário de Turismo do Estado, Júnior Aprilanti, vê com empolgação a possibilidade de sua pasta gerir ações para ampliar e incrementar essa riqueza cultural e ambiental do estado.