Colunistas - Rodolfo Bonventti

Estréia de Geraldo Vietri na Globo foi com adaptação de Érico Veríssimo

24 de Julho de 2018

Com o fechamento da TV Tupi em 1980, o autor Geraldo Vietri se transferiu para a TV Globo, mas foi por um período pequeno, porque lá na emissora carioca ele não teve a mesma liberdade que sempre teve na Tupi para agir ao mesmo tempo como autor e diretor.

A estréia do grande Geraldo Vietri aconteceu em janeiro de 1980, com a adaptação do romance “Olhai os Lírios do Campo” do autor gaúcho Érico Veríssimo, para a novela que recebeu o mesmo nome e foi exibida no horário das 18 horas.

Uma das mais bem produzidas novelas de época da TV Globo nos anos 80, “Olhai os Lírios do Campo” foi dirigida por Herval Rossano e se ambientava na Porto Alegre da década de 30, com um médico recém formado que tem vergonha dos pais pobres e renega o amor de outra jovem médica para se casar por interesse com uma milionária, e cujo casamento fracassa alguns anos depois.

O problema da adaptação para o horário das 18 horas é que o romance de Veríssimo é essencialmente uma obra de análise de comportamento das pessoas, e ao transformar em um folhetim perdeu um pouco da sua essência.

Vietri e Herval Rossano também não se entenderam muito bem com o primeiro dando muitos palpites na direção e atrasando o texto final. O resultado foi que no último mês da história, Vietri foi demitido e no seu lugar Herval trouxe Wilson Rocha.

A novela não repetiu o sucesso de sua antecessora, “Cabocla”, e saiu do ar um pouco antes do tempo, mas tem que ser lembrada como uma das melhores reconstituições dos anos 30 na TV brasileira.

O par central reuniu Cláudio Marzo como o jovem dr. Eugênio Fontes e Nívea Maria como a jovem médica Olívia. Ainda em destaque estavam Thais de Andrade como a milionária Eunice e Jardel Filho como o influente Felipe Lobo. Todos eles em brilhantes desempenhos, com Marzo e Thais de Andrade se casando na vida real também.

A produção reuniu ainda um grande elenco, com alguns nomes como Nair Bello, Elizabeth Hartmann, Jayme Barcellos, Chico Martins e Marcos Plonka, vindos junto com Vietri dos quadros da TV Tupi.

Ainda no elenco estavam em destaque, Sérgio Britto, Neuza Amaral, Jonas Bloch, João Paulo Adour, Sonia Regina, Mário Cardoso, Patrícia Bueno, Lourdes Mayer, Enio Santos, Ruth de Souza, Maneco Bueno, Joyce de Oliveira, Ferreira Leite, Simone Carvalho e Kleber Drable.

Comentários
Assista ao vídeo