Viver - Mundo Pet

Conheça os benefícios da manipulação veterinária

9 de Julho de 2018

A Pharma Consult é uma empresa de consultoria no segmento magistral veterinário e a farmacêutica Camila Moroti explica um pouco como essa área da saúde animal tem se tornado cada vez mais importante. Ela presta consultoria e treinamento, através de cursos e palestras para farmácias e profissionais do segmento no Brasil todo.

Camila explica que: "Nem sempre os animais se adaptam as formulações comerciais, devido as restrições de potência e apresentação, existindo a necessidade de alternativas mais personalizadas para o tratamento medicamentoso."

O hábito de cortar ou partir medicamentos para adequar ou facilitar a deglutição pode comprometer o tratamento e representar grande risco à saúde do animal. Se o produto tem como objetivo atingir uma área específica no organismo a quebra do revestimento pode interferir na absorção. Essa prática pode ocasionar erros na dosagem, o animal pode ingerir uma dose em excesso ou abaixo do recomendado. Se o remédio possuir uma estrutura que permite uma liberação prolongada, acaba-se com a função do medicamento, correndo o risco de ocorrer uma absorção intensa e o animal sofrer uma intoxicação.

A manipulação surge como excelente opção para a partição de comprimidos. Os medicamentos são manipulados de acordo com as necessidades específicas de cada animal, no que concerne dosagem e forma farmacêutica, garantindo eficácia e segurança do paciente.

Além disso, representa uma econômia ao tutor, já que o medicamento é manipulado na quantidade exata ao tratamento, evitando o desperdício. 

Outro diferencial da manipulação de medicamentos animais são os formatos inovadores como os palatáveis, por exemplo biscoitos medicamentosos de sabores variados, para os cães. Para os gatos a opção da pasta oral medicamentosa, que pode ser administrada diretamente na boca, como também colocada nos tornozelos dos felinos que ao lamberem se auto medicam.

Isso tudo torna a manipulação extremamente vantajosa, devido a dose, forma farmacêutica e associação de ativos deixando a posologia mais confortável.

A farmacêutica Camila Moroti explica mais sobre seu trabalho, que é estudar as particularidades dos animais e desenvolver o produto ideal de forma segura de acordo com a prescrição veterinária, além de oferecer a capacitação  para novos profissionais da área.

"Produzimos medicamentos para diversas espécies, cães, gatos e espécies não convencionais. Desenvolvemos em certa ocasião um xarope de balde para um elefante, por exemplo." Conta ela.

Além dos medicamentos de uso oral, a manipulação oferece alternativas para produtos de uso tópico, como shampoos, condicionadores, filtro solar, loções, balm para patas, hidratantes para pelagem, entre outros.

Os produtos são elaborados respeitando as características da pele dos animais, com pH controlado e matérias-primas hipoalergênicas, além de tratar alterações dermatológicas, proporcionam brilho e suavidade à pelagem, melhorando as características estéticas. 

Dessa maneira, a farmácia de manipulação tem conquistado seu espaço no mercado e se tornado uma grande aliada dos medicamentos veterinários ao otimizar os tratamentos.

 

 

Fique por dentro:

Em parceria com o Sincofarma, Camila Moroti juntamente com Carlos Larsson Jr. (Médico Veterinário e chefe do setor de dermatologia da USP.) apresentará um curso sobre dermatites no dia 21 de Julho em São Paulo.

E nos dias 30 e 31 de agosto Camila se une a Cléber Barros, químico formulador e "Official Latin América Techinical Advisor" do Grupo Incosmetics, com o curso prático para profissionais da área sobre cosmética veterinária na Vinia em Campinas.

 

Fonte: www.pharmaconsult.com.br

Facebook: Camila Moroti Consultoras

Comentários
Assista ao vídeo