Por Patrícia Fernandes
A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo Nacional (Abrajet) promoveu entre os dias 25 e 27 maio uma press trip na cidade de Santos. Em parceria com a Secretarias de Turismo de Santos, a associação levou representantes paulistas de importantes veículos de comunicação para conhecer as atrações da cidade.
Orla de Santos |
fonte: Viagem e Caminhos |
Com o intuito de divulgar a cidade de Santos, a Abrajet organizou um roteiro completo de três dias, em que foi possível conhecer a história da cidade, assim como a cultura, a religiosidade, a gastronomia e a alegria típica dos santistas.
A programação iniciou-se na manhã da sexta-feira (25) com visita pontos turísticos, como o Complexo Turístico de Monte Serrat, seguido de um passeio monitorado na Linha Turística do Bonde e da visita ao Santuário de Santo Antônio do Valongo. Este último, consiste em um conjunto arquitetônico formado pela igreja, pelo convento e pela Capela da Venerável Ordem Terceira de São Francisco, datada de 1689. O acesso a esta Capela é feito pela nave da Igreja de Santo Antônio.
Grupo de Jornalista sendo apresentado ao Santuário de Santo Antônio do Valongo |
Fonte: Arquivo Pessoal |
Como parte do roteiro gastronômico, os jornalistas tiveram a oportunidade de conhecer o projeto Estação Bistrô Restaurante-escola, e degustaram o novo cardápio que será lançado nesta terça-feira (29). O almoço seguiu-se de uma visita monitorada ao Museu Pelé, ao Museu de Arte Sacra, ao Rei do Café (torrefadora tradicional da cidade), Museu do Café, finalizando o primeiro dia com um happy hour no Downtown Restaurante e Bar.
No dia seguinte (26), a programação contou com as visitas à Pinacoteca Benedicto Calixto, visita ao museu de Pesca, Aquário de Santos, almoço no Parque Balneário Hotel (tradicional Feijoada no Parque), visita ao Engenho de São Jorge dos Erasmo, onde os jornalistas assistiram uma apresentação com o Tenor Jean Willian, visita ao Memorial das Conquistas e ao Estádio do Santos Futebol Clube, finalizando o dia um happy hour no Trapiche Restaurante e Bar.
No último dia, os jornalistas conheceram o parque Municipal Roberto Mário Santini e desfrutaram de um passeio de escuna proporcionado pela Escuna Pirata Mestre dos Mares.
Jornalistas prontos para o passeio de escuna |
foto: arquivo pessoal |
Mais do que potencial, Santos mostrou que sua estrutura hoteleira e turística é uma realidade. Um destino pouco conhecido, mas que conta com um roteiro riquíssimo em cultura, história e gastronomia.
A press trip contou com uma rede de apoio, que apostou no potencial de divulgação do turismo da cidade para outras partes do Brasil e América do Sul, garantindo o patrocínio da Secretaria de Turismo, comandada pelo Secretário Odair Gonzales. O apoio da rede hoteleira da cidade também foi primordial para o desempenho da Press Trip, entre eles o Cosmopolitan Praia Flat, Atlântico Ville, Parque Balneário Hotel e o Park Inn Radisson.
Confira fotos na galeria abaixo: