O técnico da Seleção Brasileira Tite e o cineasta Heitor Dhalia, reconhecido pelo premiado filme O Cheiro do Ralo (2006), entraram em campo para tabelar no gramado do Maracanã. O resultado é a websérie Entrelinhas, composta por seis episódios. O seriado aborda os princípios e valores do treinador que extrapolam o campo de futebol e reforçam a importância de ser líder, de ter senso de responsabilidade, de colocar o individual a favor do coletivo, entre outras mensagens que estimulam o respeito e a lealdade no convívio entre as pessoas. O conteúdo está disponível no site do Itaú (www.itau.com.br/issomudaojogo) e também no canal do banco, no YouTube.
Segundo o diretor Heitor Dhalia, “o objetivo desta série documental é fazer, por meio de entrevistas, com que o público entenda o que se passa na cabeça do técnico. As pessoas falam muito do treinador, mas ninguém realmente sabe o que ele faz, como faz e o que pensa. Então, procuramos mostrar um Tite que poucos conhecem: seu lado humano e seus valores que são passados para os integrantes da Seleção. Foi isso que tentamos traduzir para este projeto, com uma abordagem bem pessoal, com provocações em que ele revela um pouco mais de sua história para os expectadores”, explica Dhalia. O cineasta é reconhecido pelos filmes O Cheiro do Ralo (2006) – premiado na Mostra de São Paulo e no Festival do Rio – À Deriva (2009) e Serra Pelada (2013).
O primeiro episódio, chamado Os Treinos Sem Caneleira, representa a lealdade. Nele, Tite explica por que escolheu não usar o equipamento em seus treinos, relembrando uma história do passado, quando teve essa ideia pois precisava transformar comportamento em atitude. Para ele, a competição deve existir fortemente, mas sempre em busca da bola, e não do adversário. A primeira exibição ocorreu neste sábado (14), durante o programa Caldeirão do Huck, na rede Globo, e contará conta com mídia em cinema, internet e mobile.
A série Entrelinhas é composta por mais cinco episódios, e todos eles resgatam os principais valores do treinador. Histórias sobre o uso de braçadeira de capitão por todos da equipe, trazendo responsabilidade e aflorando o senso de equipe; histórias sobre a superação do medo e como isso faz as pessoas atingirem a excelência; histórias sobre um time inspirador, sobre a responsabilidade nos treinos e sobre as próprias zonas de conforto. As gravações foram feitas no estádio do Maracanã, imprimindo ainda mais emoção aos episódios.
O projeto é uma iniciativa do Itaú Unibanco em parceira com a agência DM9DDB.
Itaú e o futebol
A valorização do esporte faz parte do DNA do Itaú Unibanco. A empresa entende que, junto com educação e cultura, pode contribuir para a construção perene da cidadania, em uma sociedade em plena transformação. O envolvimento com o futebol, grande paixão dos brasileiros, começou há mais de 20 anos, com o patrocínio da transmissão dos jogos, por meio de emissoras de TV, do Campeonato Brasileiro, Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA™, amistosos da Seleção Brasileira, Copa do Brasil, entre outras.
Em outubro de 2008, essa atuação ganhou reforço quando o Itaú passou a ser o Patrocinador Oficial da Seleção Brasileira de Futebol, Feminina e Masculina, em todas as suas categorias: Principal, Olímpica, Sub-23, Sub-20, Sub-17 e Sub-15. Em abril de 2009, o banco tornou-se a primeira empresa brasileira a assinar o contrato de patrocínio da Copa do Mundo FIFA™ 2014. E, pela primeira vez, em 2017, patrocinou o Go Cup, maior torneio de futebol infantil da América Latina, realizado em abril e que reuniu mais de três mil atletas de 6 a 12 anos de escolas privadas e públicas de 13 países do continente. Com a participação de 17 Estados do País, o campeonato teve objetivo de promover, por meio do esporte, a troca cultural e a mensagem de igualdade entre as crianças.
Os Treinos Sem Caneleira:
A Braçadeira de Capitão:
Superar o Medo:
Treino é Jogo:
Um Time Inspirador:
Zona De Conforto:
Ficha técnica:
Agência: DM9DDB
Cliente: Banco Itaú
Produto: Institucional
Título: Entrelinhas
Co-presidente/CEO: Marcio Oliveira
Co-presidente/CCO: Paulo Coelho
VP de Criação: Aricio Fortes
Diretor de Criação: Gustavo Victorino, Victor Sant’Anna
Diretor de Arte: Gustavo Victorino/ Bernardo Correa/ Marcelo Maciel/ Xan Arakawa
Redator: Victor Sant’Anna/ Rafael Campos/ Renato Barreto/ Guigo Oliva
Assistente de Arte: Luiz Duarte/ Felipe Azambuja
Atendimento: Gabriela Yamamoto, Caroline Pintarelli, Julia Vieira
RTV: Pedro Bueno, Priscila Moscovich, Rodrigo Luchin, Nathan Marino
Mídia: Vicente Varela, Fábio Tachibana, Verusca Casciano, Douglas Fernandes, Marcelo Estevam, Camila Carvalho, Juliana Misawa, Arthur Balestra e Miqueias Giunco
Planejamento: Andrea de Sá, Filipe Botton, Maria Paula Chein Alonso e Felipe Piris
Art Buyer: Patricia Benetti, Flávia Reis
Produção Gráfica: Carla Lustosa / Fernanda Badan/ Fernando Franco
Retoque: Fabio Neres
Aprovação Cliente: Eduardo Tracanella, Thiago Cesar Silva, Juliana Cury, Lilian Glaisse, Ricardo Mattos, Leticia Banheti, Gabriel Barreto, Carine Monaco e Letícia Oliveira.
Produtora De Filme: Paranoid
Diretor: Heitor Dhalia
Produtor Executivo: Egisto Betti
Direção de Fotografia: Pepe Mendes e Will Etchebehere
Atendimento: Marcel Weckx e Arthur Gomes
Coordenadora de Produção: Gabriela Hahn
Montador: Gustavo Giani
Coordenador de Pós: Andrea Lopes e Marilia Ramos
Pós-Produção: Clan VFX
Finalização: Clan VFX
Finalizador: Bruno Magosso
Produtora/som: Antfood
Atendimento/som: Renato Castro e Christiane Rachel
Maestro/Produção: Lourenço Schmidt e Vinicius Nunes