Cultura - Teatro

A companhia norte-americana celebra 35 anos com MOMIX FOREVER

19 de Agosto de 2017

reunindo 13 dos números mais impactantes de sua história e quatro segmentos inéditos

 

De 29 de agosto a 3 de setembro, o espetáculo-celebração ocupa o Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O público vai rever as mais aplaudidas cenas de Opus Cactus, Bothanica, Momix Classics, Sun Flower Moon, Orbit reMomix.

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 No dia 10 de junho de 1980, o Momix subia à cena pela primeira vez, no Teatro Nacional de Milão. O elenco era a dupla formada por Moses Pendleton e Alison Chase, dois dos fundadores do Pilobolus. Ali começava uma experiência artística que se tornou um sucesso mundial, marcada pelo caráter acrobático e ilusionista das coreografias, o grafismo de efeitos especiais e a fantasia dos enredos.  Moses seguiria com a companhia, faria dela um sucesso - uma verdadeira potência, com quatro elencos circulando pelo mundo - e se transformaria, ele próprio, numa figura singular no universo dos criadores da dança.

 

No dia 10 de junho de 2016, Moses Pendleton subiu àquele mesmo palco italiano para celebrar a estreia de MOMIX FOREVER, a coleção de números escolhidos a dedo dentre os maiores hits dessas três décadas e meia da companhia. São dezessete números que contam essa história, indo do deserto de Opus Cactus à Lua de Sun Flower Moon, do jardim de Bothanica ao mundo medieval de Alchemia,  e mais quatro segmentos inéditos, especialmente criados para a turnê festiva.

 

            MOMIX FOREVER chega ao Theatro Municipal do Rio em 29 de agosto para seis apresentações, depois de uma elogiada temporada em Buenos Aires, com patrocínio da Contax e apoio do Santander . “O espírito e o caráter [do Momix] permaneceram intactos desde o início: a dança mescla acrobacias e habilidades fantásticas, efeitos visuais produzidos pelas luzes e manipulação de objetos”, escreveu a crítica do Clarín, Laura Falcoff[1].  

 

         E, como sempre, o cardápio musical é dos mais variados: de Peter Gabriel e Gothan Project a Johann Sebastian Bach.

 

Público: segunda geração

 

         Pelo mundo inteiro, o Momix já tem uma segunda geração de espectadores. No Brasil, onde esteve pela primeira vez em 2002, é um dos nomes da dança contemporânea com histórico de casas lotadas em suas turnês. A linguagem criada por Pendleton, de caráter onírico e emocional, continua impactando as plateias mesmo em tempos de efeitos de computador: é, diz o coreógrafo, a combinação do espetáculo ao vivo, “o corpo somado à mágica da luz e da música, quase desprovida de cenografia, mas capaz de criar imagens de sonho”.  Ele continua: "Eu me sinto renovado, fresco como os lilases. Tenho sorte, também, porque eu nunca teria imaginado estar ainda aqui,  durante estes 35 anos", afirma Moses Pendleton.

 

If you need somebody

               

         Dos novos números – dentro desse formato temático breve que se aproxima do vaudeville e do music hall – há achados que já receberam elogios – como Daddy Long Legs, um trio de cowboys com música de Gothan Project e pernas de pau; ouna bem humorada  If You Need Somebody, um jogo de palavras em inglês – (“precisa de um corpo” ou “ precisa de alguém”) – em que nove bailarinos dançam com bonecos em tamanho  natural ao som de Bach.

 

Moses, o exótico

 

Quem visita a fazenda-estúdio de Moses Pendleton em Connecticut, a três horas de Nova York, relata o mergulho em um universo barroco de natureza e artesanato. Ele mora e trabalha numa casa de 120 anos e 22 quartos , cercada por jardins e floresta com guaxinins e ursos. A construção é mantida em sua estrutura original e estão preservadas inclusive as marcas do tempo (“adoro ver as sombras do papel de parede rasgado”, diz ele). Pendleton cultiva o exotismo no cotidiano. Plantou uma mandala de girassois no terreno, com 100 metros de diâmetro;  espalha seus adereços de papel-machê e flores secas pelos cômodos.

 

- Adoro os mistérios e as formas da natureza – contou em entrevista recente ao jornal La Nación[2]. - Se você consegue  sentir o vento, sente Deus. Eu vejo o verdadeiro espírito de espinhos, ou uma folha morta ou de uma planta congelada. O segredo está em como o ser humano está conectado com o não-humano: com animais, plantas, minerais. Eu ando muito de bicicleta, dia e noite. Pedalando ao pôr do sol é quase um ato religioso, uma pequena oração. Eu não me importo nada o mundo atual cibernético ou tecnologia, mas a essência, que é surpreendente. Minha exploração é, como fotógrafo, tentar entender a luz.

 

PROGRAMA (todas as coreografias são de Moses Pendleton)

 

 PLEIADES de MOMIX in Orbit (2000)

Música: El Hadra – The Mystic Dance (Cortesia de Acquarius International Music)

 

DREAM CATCHER de OPUS CACTUS (2001)

Música: Mountain Walk East, de NOMAD (Cortesia da Australian Music International)

 

MARIGOLDS de BOTHANICA (2009)

Música: SuphalaDestinations do grupo The Now

 

DADDY LONG LEG Nova Criação

* coreografia dedicada a Julio Alvarez* / Colaboração na coreografia: Tim Latta

Música: Gothan Project, Santa Maria

 

BATHS OF CARACALLA de reMIX (2010)

Música: Reverence de David e Steve Gordon, do álbum Buddha Lounge

 

POLE DANCE de OPUS CACTUS (2001)

Música de Adam Plack, The Hunt, do álbum Winds of Warning de Adam Plack & Johnny Sames. (Rasa Music, Yalumba Music (ASCAP).  Por cortesia de Rasa Music

 

LIGHT REIGNS Nova Criação

Música: Deuter , Alchemy

 

PAPER TRAILS Nova Criação

Música: Good Bye Brother de Ramin, Djawadi; Progeny de Yvonne Moriarty, Gavin Greenway e o Lyndhurst; Sorrow de Klaus Badelt e  Lisa Gerrard;Wisdom Walk de Byron Metcalf.

 

FROZEN AWAKENING de BOTHANICA (2009)

Música: Lisa Gerrard e Michael Edwards, Space Weaver

 

SNOW GEESE de SUN FLOWER MOON (2005)

Música: zer0 One, NaNO e braiNwavE do álbum "oz0ne"

 

TUU de MOMIX CLASSICS (1983)

Colaboração na coreografia: Tim Acito e Solveig Olsen

Música: One Thousand Years, de TUU, do álbum One Thousand Years

 

SPAWNING de MOMIX CLASSICS (1983)

Música: Peter Gabriel, Mercy Street (Cortesia da Cliofine Ltd.(PRS)/HIDDEN PUN MUSIC, INC. (BMI)

 

AEREA Nova Criação

Música: Max Richter, On the Nature of Day Light

 

TABLE TALK de MOMIX CLASSICS (1983)

Colaboração na coreografia: Karl Baumann

Música: Safe From Harm - R Del Naja, A. Vowles, G. Marshall (do Massive Attack)

 

AQUA FLORA de BOTHANICA (2009)

Colaboração na coreografia: Cynthia Quinn

Música: Moola Mantra de Deva Premal

 

IF YOU NEED SOMEBODY de reMIX (2010)

Música: Johann Sebastian Bach, Concerto de Brandeburgo n. 2

 

 

MOMIX FOREVER

Espetáculo criado para celebrar o 35º  ANIVERSÁRIO da companhia

Diretor artístico:  Moses Pendleton

Codiretora artística: Cynthia Quinn

De 29 de agosto a 3 de setembro

 

Theatro Municipal do Rio de Janeiro - Praça Marechal Floriano s/n - Centro - 21 2332.9191 / 2332.9134 / 2332.9005

 

De terça, 29 de agosto, a sexta, 1º  de setembro – 20h30

Sábado, 2 de setembro – 21h

Domingo, 3 de setembro, 16h

Duração: 1h50m com intervalo de20m

 

Ingressos

Frisa/Camarote – R$320
Plateia/Balcão Nobre – R$320
Balcão Superior – R$ 220
Galeria – R$ 50

Na bilheteria do Municipal ou pela Ingresso Rápido: www.ingressorapido.com.br 

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