Além das paisagens e lugares históricos, a Grécia tem ótimos vinhos (Foto: Divulgação) |
Por Marcos Martins (@MarcosMartinsTV)
No último sábado (6), a tradicional marca de vinhos Vaeni Naoussa, do Norte da Grécia, foi apresentada durante evento no Restaurante Athenas, em São Paulo (SP).
O presidente George Fountoulis marcou presença na noite de degustação, junto com o sommelier Rodolfo Rafael Chaves, associado a ABS, para apresentar os rótulos de vinhos tintos e brancos.
Umas das mais tradicionais cooperativas de vinícolas da região da Macedônia, a Naoussa é formada por montanhas e colinas, com graus de encostas, riachos e cachoeiras, e tem certificação OPAP (Denominação de Origem).
A uva local é a xinomavro e os tintos elaborados a partir desta variedade são considerados alguns dos melhores vinhos produzidos na Grécia, há 20 anos.
Confira:
Confira o guia de vinhos (Foto: Divulgação) |
1 - Damaskinos
Possui tom vermelho profundo e aromas de frutas secas, canela e nota de madeira. É um vinho robusto, corpo rico, estruturado, de taninos suaves e persistente de frutas vermelhas e especiarias.
2 - Naoussa Simple
De cor vermelho brilhante com fermentação malo-láctica, seu envelhecimento acontece em condições controladas de temperatura e umidade. Aroma predominante de madeira barril, notas de pimenta branca e cominho.
3 - Naoussa Grande Reserve
Sua cor é marrom alaranjado com aroma típico da nobre variedade da cepa Xinomavro. É um vinho equilibrado com impressão de veludo e sabor redondo. Robusto e caracterizado pela abundância de taninos maduros.
4 - Dogmatikos White
É o único vinho ao estilo Blanc Du Noir. Branco e seco, sua cor é atraente pelo amarelo palha, vinho encorpado possui ricos aromas de frutas tropicais verdes, maçã e pera.