Convenção recebe mais de 100 mil pessoas em Las Vegas
Foto: Carolina Franco |
Considerada a maior convenção anual do mundo que abrange a convergência de mídia, entretenimento e tecnologia, o NABShow 2017 recebeu 103.443 pessoas, de 161 países. O evento aconteceu entre os dias 22 e 27 de abril, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Em 1.091.792 metros quadrados de exposição, estiveram presentes 1.806 empresas que apresentaram soluções que vão muito além da transmissão e produção de conteúdo tradicional, ultrapassam as barreiras tradicionais, com muita tecnologia, altos investimentos e excelentes iniciativas. Entre os expositores, estiveram presentes empresas como Facebook, Google, Samsung, Cisco, Oracle, GoPro, Sony, Intel, Microsoft, Ford, Dell, HP, Canon e muitas outras.
Na edição 2017, pelos extensos corredores da NAB, foi possível encontrar diversas novidades, entre elas, alta tecnologia nos mercados de softwares de edição de imagens, câmeras de última geração, imagens em 4K, as melhores soluções em cloud, streaming, VR, drones para produções aéreas, robotização e inteligência artificial.
Além dos pavilhões de exposições, a convenção ofereceu centenas de palestras e painéis digitais para quem quisesse obter mais conhecimento nas áreas de mídia, entretenimento e tecnologia.
Foto: Carolina Franco |
Inteligência Artificial
Em grandes eventos, como o NABShow, a ideia das empresas expositoras é sempre trazer mais novidades e superar as apresentações dos anos anteriores, por isso, o investimento em novas ideias acaba sendo o foco de muitos. Entre as diversas e inovadores soluções apresentadas em Las Vegas, inteligência artificial está entre os destaques.
Gigante no setor automotivo, a montadora Ford apresentou um conceito de inteligência artificial em computadores de bordo. Com a provocativa frase: “Do Flying Cars Even Have Radios?” (Carros voadores precisam de rádios?), a empresa levantou uma discussão sobre a necessidade da presença de rádios em carros que não precisam de motoristas na direção.
A marca acredita que o questionamento leva ao melhor entendimento de uma tendência que vai obrigar o mercado a trabalhar ainda mais com interatividade e novas tecnologias. Além disso, tem a questão do conteúdo, como entreter os motoristas do futuro?
Muitos desafios já estão em pauta e outros novos devem surgir nos próximos anos.
Foto: Carolina Franco |
Foto: Carolina Franco |
Alta tecnologia em captação de imagens
As câmeras estão cada vez menores e mais poderosas, já é possível fazer imagens em 4K e 8K com modelos que se encaixam perfeitamente na palma da mão. Mas é claro que os modelos grandes e tradicionais ainda despertam a paixão daqueles que trabalham com captação. Algumas empresas disponibilizaram, na NAB, cenários e câmeras de última geração pra quem quisesse testar os equipamentos, uma experiência incrível.
Pavilhão Brasil
A NAB recebeu empresas brasileiras em um espaço dedicado ao mercado nacional. As marcas ganharam destaque por levar ao evento soluções em acessibilidade para TV Digital. O Brasil vive um importante momento na área de transmissão digital, e compartilhar experiências e nossas tecnologias com outros países sempre é uma oportunidade enriquecedora.
Foto: Carolina Franco |
A evolução do streaming
Novas tecnologias para transmissão via streaming foram apresentadas no NABShow 2017. Entre elas, o conceito one touch, a centralização de várias funções em apenas um toque. Em termos de captação de imagens, equipamentos que permitem, através de uma única fonte, cortes de transmissão em tempo real. Destaque também para a ferramenta que possibilita a transmissão, via wi-fi, de áudio e vídeo por streaming para as redes sociais.
Foto: Carolina Franco |
O crescimento do Cloud
A NAB também abriu espaço para as empresas de Cloud. Os serviços de computação em nuvem (armazenamento, bancos de dados, rede, software, análise, etc) crescem mais a cada dia, e ganham novos usuários ao redor do mundo. Por isso, as ‘’provedoras’’ dos serviços de nuvem têm realizado altos investimentos em novas tecnologias para conquistar diferentes mercados, garantir mais segurança e rapidez nos serviços. Amazon, Google, Cisco e outras gigantes no ramo de cloud apresentaram suas soluções em Las Vegas.
Os polêmicos drones
Os drones estiveram entre os destaques da convenção. Em quase todos os corredores do espaço de exposições, era possível ver alguma apresentação com as famosas e modernas câmeras aéreas. A tecnologia e manuseio dos drones têm gerado uma série de polêmicas relacionadas à regulamentação do espaço aéreo para a utilização dos pequenos aparelhos. Polêmicas à parte, o drone está entre as novidades que prometem revolucionar o mercado de captação e transmissão de imagens.
Foto: Carolina Franco |
Realidade Virtual (VR)
Quem ainda não viveu uma experiência com o VR não sabe o que está perdendo. A tecnologia, de última geração, garante momentos impressionantes diante de imagens e situações de tirar o fôlego. Pensando no mercado que cresce disparadamente, diversas empresas estão investindo em melhorias de captações em 360º e VR. A realidade virtual está sendo inserida rapidamente na vida das pessoas e a tendência é aumentar ainda mais o uso desta tecnologia. A ideia é levar ao consumidor, de diferentes conteúdos, o realismo oferecido pela ferramenta.
O NABShow 2017 nos deixa uma importante reflexão em meio a tantas possibilidades: será mesmo que precisamos buscar alta tecnologia para nos aproximarmos do consumidor final de conteúdo ou estaríamos sendo empurrados por um mercado de tendências? São diversas opções de respostas que poderiam nos levar a algumas conclusões, mas a melhor solução aqui é encarar o tal mercado de tendências e buscar os melhores canais de aproximação para chegar, de forma assertiva, até o consumidor final de conteúdo.
Foto: Carolina Franco |
Foto: Carolina Franco |
Foto: Carolina Franco |
*A jornalista Carolina Franco viajou para Las Vegas em parceria com a agência de comunicação e conteúdo BASIC.
Quer ter acesso a outros conteúdos do NABShow 2017?
Acesse o link: http://conteudo.basic.inf.br/nabpos