Monumento Flag of Faces na ilha Ellis. Bandeira dos Estados Unidos com fotos de imigrantes que entraram no país pela ilha. |
Por Júlia Contarelli
O brasileiro nos Estados Unidos está acostumado com certas perguntas:
“Could you translate this? My spanish is horrible.” (Você pode traduzir isso? Meu espanhol e horrível.)
“How is Rio?” (Como ?é? o Rio?) “How are you white/black?
I thought you were Brazilian” (Como assim você ?é branco/preto? Eu pensei que você fosse brasileiro.)
“Do you know how to samba?” (Voce sabe sambar?)
Mas agora, após o resultado da eleição, com o Trump como presidente:
“Oh, I am so sorry. Are you going to have problems?” (Ai, eu sinto muito. Você vai ter
problemas?)
Sim nós brasileiro teremos sim problemas, mas não simplesmente pelo Trump ser presidente. Alias, muitos americanos não percebem a diferença entre um imigrante ilegal e um imigrante legal.
Estou no Texas, um dos estados onde o Trump teve a maioria dos votos. Estou rodeada de democratas e republicanos e pra falar a verdade estou rodeada de muitos que simplesmente não sabem o que são.
Tive amigos no meu trabalho que após a eleição falaram :
“I am sorry Julia, but I voted for Trump.” (Me desculpa Julia, mas eu votei no Trump.) Por que estao me pedindo desculpas? Eu sou imigrante, sou legal, trabalho aqui, pago imposto, sou uma estudante, exatamente como eles. Mas ainda sou separada pela minha nacionalidade. Mal olhada pela minha nacionalidade. Um preconceito que não percebem ter.
A todos os brasileiros que sofrem esse preconceito e que leve para eles mas que pesa para nós. Sigam em frente, de cabeça erguida. Porque uma coisa é certa, nós brasileiros temos força de vontade e vamos atrás do que queremos.