ACONTECEM DIA 31 DE MAIO, NO CEU ALVARENGA
Professora e bailarina consagrada, Fernanda Amaral traz ao público seu trabalho
com foco nas habilidades mistas e no método da DanceAbility
No dia 31 de maio a Cia. Dança sem Fronteiras leva ao CEU Alvarenga o espetáculo “Olhar de Neblina” e a “Oficina de Dança para Todos”, como parte do projeto Novas Fronteiras do Olhar, contemplado pelo 19º Fomento à Dança. A oficina acontece às 12h30 e a apresentação do espetáculo às 16h.
Dirigido pela premiada coreógrafa, bailarina e educadora Fernanda Amaral, “Olhar de Neblina” é inspirado na obra do fotógrafo e filósofo esloveno Evgen Bavcar, que perdeu a visão aos 12 anos de idade.
O espetáculo estabelece um paralelo entre a construção coreográfica e a ideia de que a fotografia não pertence somente a quem enxerga, estando também ligada à noção do “ver-através-da-palavra”, por meio da qual o toque e as múltiplas alternâncias sensoriais permitem uma experimentação sem limites.
Intérpretes com formações diversas e habilidades mistas, com e sem deficiência, conduzem o olhar do público por territorialidades sem fronteiras físicas, a partir de lembranças residuais das paisagens e dos corpos.
Também ministrada por Fernanda Amaral e com participação de toda a Cia. Dança sem Fronteiras, a “Oficina de Dança para Todos”trabalha dança e improviso a partir de um denominador comum entre as sensações, relações, contextos e formas específicas de cada pessoa, promovendo novas maneiras de lidar com habilidades diversas, características da DanceAbility.
Mas o que é DanceAbility? Trata-se de um método criado por Alito Alessi no final da década de 1980, nos Estados Unidos, que tem influências da técnica de Contact Improvisation, ou seja, da improvisação gerada a partir do contato-experiência-contexto-ambiente.
A partir da consciência corporal, da improvisação, das dinâmicas de DanceAbility e da dança-teatro, a “Oficina de Dança para Todos”trabalha o potencial dos participantes envolvidos com foco na criatividade e na capacidade de unir e conectar, transformando diversidade em oportunidade para aprender novas formas de expressar e comunicar, por meio da dança, de modo eficiente.
Cia. Dança sem Fronteiras convoca participantes
A Cia. Dança sem Fronteiras convoca bailarinos, estudantes de dança e pessoas com e sem deficiência, com experiência de trabalho corporal, para participar de suas práticas corporais semanais com a possibilidade de serem incluídos em projetos e apresentações futuras da Cia. As inscrições devem ser feitas pelo dancasemfronteiras@gmail.com.
SOBRE A DIRETORA
Fernanda Amaral – Coreógrafa, bailarina, atriz e educadora com mais de 25 anos de experiência profissional. Nascida no Brasil, residiu no Reino Unido por 20 anos. Recebeu diversos prêmios e patrocínios incluindo o “Prince Claus for culture and developmente” (2013); o Proac para produção de espetáculo inédito de dança (2013); o“Bonnie Bird” de novas pesquisas coreográficas (2009); o “Laban Center”, em Londres; o “Lisa Ulman” para treinamento em Butho na França (2000).
Desde 1986 ministra cursos de dança na América Latina, nos Estados Unidos e na Europa, em universidades, escolas, conferências e vários festivais. Em 1993 fundou a Patuá Dance, companhia de dança-teatro no País de Gales.
Em 2005 criou o Patuá DanceAbility, formado por bailarinos com e sem deficiência, realizando residências e espetáculos no País de Gales, na Inglaterra e no Brasil. Em 2010 fundou no Brasil o projeto Dança sem Fronteiras, ensinando e apresentando em Sescs, no MAM, no Teatro Sérgio Cardoso e na SP Escola de Teatro.
Sua formação inclui balé clássico, consciência corporal, dança contemporânea e DanceAbility. Com seu trabalho e pesquisa esteve na Guatemala, na Argentina, nos Estados Unidos, na França, na Holanda, na Turquia, na Espanha, na República Checa, na Inglaterra, na Irlanda, na Escócia e no País de Gales.
SOBRE A CIA. DANÇA SEM FRONTEIRAS
Fundada e dirigida pela professora, coreógrafa e bailarina Fernanda Amaral, a Cia. Dança sem Fronteiras foi criada em 2010 e trabalha com técnicas de consciência corporal, improvisação, DanceAbility e dança-teatro, explorando e desenvolvendo o potencial dos participantes, com foco na criatividade, na igualdade e na forma como cada um pode para dançar.
Desde a sua criação participa de simpósios, mostras e eventos – entre eles edições da Virada Cultural. Também realiza oficinas e apresentações de espetáculo em unidades de cultura como Sescs, MAM, Escola Estadual de Tempo Integral Alfredo Paulino, SP Escola de Teatro e Teatro Sérgio Cardoso.
Possui projetos artísticos contemplados pelo Proac, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, e pelo “Prince Claus Fund for Culture and Development”, da Holanda.
Para mais informações, acesse os sites https://patuadanceability.wordpress.com/ e https://novasfronteirasdoolhar.wordpress.com/, conheça ocanal do Youtube da Cia. Dança sem Fronteiras e também a página do grupo no Facebook.
FICHA TÉCNICA – “OLHAR DE NEBLINA”
Direção: Fernanda Amaral
Dramaturgia: Teresa Athayde
Consultoria literária: Ricardo Barberena
Elenco: Fernanda Amaral, Beto Amorim, Camilla Rodrigues do Carmo, Jaqueline de Souza, Lucinéia dos Santos, Zilda Gonçalves, Icaro Rodrigues Grave e Gabriel Sousa Domingues
Trilha original: Beto Sporleder e Daniel Muller (integrantes do grupo À Deriva)
Fotografia: Ricardo Teles
Figurino e cenografia: David Schumaker
Iluminação: André Lemes
Produção executiva: Roberto Campos
Realização: Programa Municipal de Fomento à Dança e Secretaria Municipal de Cultura Apoio: Cooperativa Paulista de Dança, Programa de Ação Cultural – ProAc SP, Universidade Anhembi Morumbi e Centro Cultural São Paulo
SERVIÇO: “Oficina de Dança para Todos”
Quando: 31 de maio, sábado, às 12h30
Quanto: grátis
Onde: Estrada Do Alvarenga, 3752 - Balneário São Francisco.
Classificação indicativa: livre
Duração: 90 minutos
SERVIÇO: “OLHAR DE NEBLINA”
Quando: 31 de maio, sábado, às 16h.
Quanto: grátis
Onde: Estrada Do Alvarenga, 3752 - Balneário São Francisco.
Classificação indicativa: livre
Duração: 60 minutos