Cultura - Viagem

Feriado de 9 de julho: Ilhabela atrai turistas com seus encantos naturais e lazer

3 de Julho de 2013

O próximo fim de semana é uma boa oportunidade para esticar a folga até a terça-feira, 9 de julho, feriado da Revolução Constitucionalista, e aproveitar as 73 praias de Ilhabela com muita sombra e água fresca. O arquipélago oferece opções de lazer, esporte e descanso com uma excelente infraestrutura hoteleira. Neste fim de semana prolongado, os visitantes poderão desfrutar de ótimos preços de hospedagem e passeios nos estabelecimentos pertencentes à Associação de Hotéis e Pousadas de Ilhabela (AHPI), (www.hospedailhabela.com.br), além de presenciar o maior evento de vela do país: o Rolex Ilhabela Sailing Week, de 6 a 13 de julho.

Ilhabela dispõe de inúmeros atrativos durante todo o ano. Com a chegada do inverno, as atividades de ecoturismo ganham destaque e a procura aumenta esta época do ano. O mergulho no Santuário Ecológico da Ilha das Cabras, assim como os mais de dez naufrágios ao longo da costa de Ilhabela, são programas imperdíveis. A rica fauna e flora marinha enriquecem qualquer passeio pelo arquipélago. 
Vale destacar a gastronomia local e o alto nível dos hotéis, além das charmosas pousadas e quiosques de praia. Com 130 km de costa, a Ilha oferece paisagens exuberantes com praias selvagens e de águas calmas. A maioria delas oferece ótima infraestrutura para atender bem os visitantes.

Além de uma vasta programação de eventos, a cidade oferece diversas opções de lazer. Um passeio pela Vila (parte central da cidade) convida os visitantes a uma infinidade de lojas, charmosos cafés, restaurantes, bares e casas noturnas que mantém a noite da Ilha bastante animada. Aproveitando a temporada de baixas temperaturas, o turista pode optar por atividades como vela, windsurf, kitesurf, mergulho, pesca esportiva, skin board, birdwatching, trekking e off road, além de trilhas que levam a cascatas, cachoeiras e picos.
Confira algumas atrações de Ilhabela

Mergulho 
Equipamentos, transporte e cursos de mergulhos são oferecidos por operadoras locais. A vasta flora e fauna marinha, o mar claro e os 18 naufrágios (12 deles com possibilidade de mergulho) em torno de Ilhabela são alguns dos motivos que fazem do arquipélago um verdadeiro paraíso para o mergulho livre e autônomo. É possível ver várias espécies de peixes, cavalos marinhos e tartarugas.

Birdwatching 
A observação de aves ou o birdwatching é uma atividade turística que vem crescendo em Ilhabela. É possível avistar com facilidade diversas espécies de mata e também aves marinhas e migratórias, totalizando mais de 3000 espécies.

Museu Náutico 
Inaugurado em 2010, o Museu Náutico de Ilhabela conta com um valioso acervo de objetos como cristais, porcelanas, faianças, talheres de prata, artefatos de bronze, entre outros, datados do século XVIII até meados do século passado. São mais de 1500 peças de vários naufrágios. Há peças compradas de antigos caiçaras, que presenciaram os fatos históricos e objetos originais obtidas em desmanches de navios.

Parque Municipal das Cachoeiras 
No Parque Municipal das Cachoeiras encontra-se a antiga usina da CESP, o Viveiro Florestal Aroeira e algumas trilhas de fácil acesso que se destacam por levar a duas cascatas de quase30 metros de altura.

Esportes Náuticos 
Favorecida por suas condições geográficas, Ilhabela é considerada a Capital Nacional da Vela. O canal de São Sebastião oferece águas abrigadas e ocorrência constante de vento ao longo do ano. Além da vela, o turista pode praticar outros esportes náuticos como surf, mergulho e pesca.

Comentários
Assista ao vídeo