Cultura - Educação

Ensino para a vida

23 de Março de 2016

Educação emocional ganha espaço em creches e escolas

 

Com as transformações na sociedade e o dia a dia cada vez mais corrido, a capacidade de gerenciar as emoções é valorizada não só profissionalmente como na busca de uma vida mais equilibrada. Essa questão vem ganhando espaço na pauta das instituições de ensino. Uma demanda social que tem se tornado também uma demanda educacional, exigindo caminhos e estratégias para auxiliar os alunos desde cedo aos desafios que nem os livros didáticos tampouco a escola nos moldes tradicionais podem – se é que algum dia puderam - abarcar.

 

Diversas pesquisas já abordaram o assunto, em especial, nos Estados Unidos, que tem como referência o psicólogo Daniel Goleman. Uma delas, realizada com adultos, constatou os melhores resultados pessoais e profissionais ao longo da vida de pessoas com habilidades socioemocionais, principalmente na comparação com indivíduos que possuem QIs altos.

 

E, diferentemente do que muitos possam presumir, a inteligência emocional não se trata de uma habilidade nata. Todos podem desenvolvê-la. Entretanto, quanto mais cedo essas habilidades começarem a ser estimuladas, melhor. Afinal, são nos primeiros seis anos que mais de 80% do cérebro se desenvolve. Desse modo, aproveitar essa fase para estimular a inteligência emocional das crianças é a melhor forma de oportunizar um crescimento saudável e tranquilo, fortalecendo-as contra possíveis perturbações psicológicas, como depressões e ansiedades.

 

É por isso que, para instituições como a Creche Escola Ativa Idade, localizada no bairro do Humaitá, Zona Sul do Rio de Janeiro, tão importante quanto o desenvolvimento intelectual das crianças é o seu desenvolvimento emocional, ou seja, sua capacidade de sentir, entender, diferenciar e administrar emoções e sentimentos cada vez mais complexos, tudo isso sem passar por grandes sofrimentos.

 

- A inteligência emocional das crianças é cuidadosamente estimulada desde o berçário. Explicamos para os pais desde o princípio que não é só o desempenho escolar que conta. Existem muitas outras habilidades que serão tão, ou mais, importantes não só na infância, como também na adolescência e na vida adulta - ressalta Monica Radspieler, professora e diretora da creche escola.

 

Administrar bem as emoções, desde cedo, possibilita à criança um controle maior sobre os seus impulsos e ajuda na sua sociabilidade. “A chave está na comunicação e a criança que aprende a expressar, da forma mais adequada, o seu estado emocional tem tudo para desenvolver relações mais saudáveis ao longo da vida e a lidar melhor com as adversidades”, afirma Monica.

 

A creche escola Ativa Idade fica na rua Engenheiro Marques Porto, 86, no Humaitá. Telefone: 2537-2180. Site: www.ativaidade.com.br.

 

Galeria de fotos de algumas atividades de educação emocional realizadas pela Creche Escola Ativa Idade:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto 1 - Crianças desenhando como estão se vendo de acordo com as suas emoções – Crédito fotográfico: Juliana Radspieler

 

Foto 2 - Crianças percebendo as diferentes feições de acordo com as emoções – Crédito fotográfico: Juliana Radspieler

 

Fotos 3 e 4 - Atividade Fantoche - Crianças ouvindo e encenando uma história que explica diversos sentimentos – Crédito fotográfico: Juliana Radspieler

 

Fotos 5 e 6 - Atividade Alegre, triste, zangado - Crianças definindo suas emoções e comparando-as com os amigos – Crédito fotográfico: Juliana Radspieler

 

Comentários
Assista ao vídeo