Cultura - Teatro

Agenda shows: Central das Artes de São Paulo

5 de Fevereiro de 2016

 

11/2 - SIDIEL VIEIRA QUINTETO

 

15/2- ROBERTO SION E CONVIDADOS

 

16/2- RETETÉ BIG BAND (Temporada: 2,16 e 23/2)

 

17/2- JOABE REIS QUINTETO

 

18/2- DANILO MORAES E THAIS COCCA EM “BATATINHA E INHAME”

 

19/2- CÓDIGO TERNÁRIO

 

20/2- REVIVAL BLUES BAND

 

 

 

Dia 11 de fevereiro – quinta – 21h – couvert $20,00 : SIDIEL VIEIRA QUINTETO

 

O contrabaixista Sidiel Vieira, iniciou seus estudos com Baixo Acústico na escola Municipal de Música, posteriormente se dedicou ao baixo elétrico na Universidade Livre de Musica e Fundação das Artes em SCS.

Em sua trajetória na história da música atuou na orquestra Jovem Tom Jobim, acompanhou artistas como Johnny Alf, Alaíde Costa e Filó Machado. Vem se destacando, acompanhando grandes nomes como instrumentista Airto Moreira, o saxofonista estadunidense David Binney, o pianista japonês Kuni MiKami, o cantor Ed Motta entre outros artistas.

Atualmente trabalha com Cesar Camargo Mariano, Amilton Godoy, Romero Lubambo e Dani & Debora Gurgel Quarteto.

 

 

Dia 15 de fevereiro – segunda 21h – couvert $30,00 - ROBERTO SION EM DUO COM ITAMAR COLAÇO – CONVIDA DANIEL D’ALCÂNTARA

                    

     

A formação dueto, apesar de facilitar a comunicação entre os interpretes, ao mesmo tempo é um desafio, pois ambos  têm que  manter o interesse melódico , harmônico e rítmico da peça . Funções estas, geralmente, compartilhadas com outros músicos .Porém, os 25 anos de  amizade, troca de ideias, trabalhos pedagógicos ( Festivais de Campos do Jordão , Curitiba , Emesp Tom Jobim ), dedicação a seus instrumentos e, principalmente, uma descontraída alegria de tocar juntos, superam este obstáculo . Além  do mais,  Itamar utiliza não só contrabaixo acústico, mas, também, o  contrabaixo elétrico moderno, com  6 cordas, capaz de tocar acordes muito ágeis. Sion, por sua vez, usa diferentes sopros como o sax soprano, sax barítono, a flauta ,o clarinete, tocando, também, piano. Tudo isto se soma ao dinamismo da apresentação.

Escolhidos os temas, busca-se  em cada performance uma interpretação diferente,  não sujeita a arranjos pré- estabelecidos, afim de que a  espontaneidade,  os improvisos e as surpresas musicais encontrem seu lugar.

 

 

Dia 16 de fevereiro – terça-  21h - couvert $ 20,00: RETETÉ BIG BAND

 

A Reteté Big Band, liderada pelos músicos, Thiago Alves e Paulo Malheiros, se apresenta na Central das Artes em Fevereiro, às terças, nos dias 02, 16 e 23. Nesse ano de 2016 a banda completa 10 anos de existência, onde, desde o começo até aqui, se firmou na cena musical paulistana apresentando um repertório de músicas próprias, hinos tradicionais e standards de jazz, com arranjos do Paulo Malheiros, Carlos C. Iafelice, Alexandre Mihanovich e dos mestres, Thad Jones e Oliver Nelson. Fez parte do coletivo de bandas Movimento Elefantes (2009-2012), ganhou o concurso “Novos Talentos” do Savassi Jazz Festival (2012) e no ano passado, 2015, lançou seu primeiro disco, intitulado “Chama Viva”. Além das apresentações ao longo do ano na Central das Artes, pra comemorar seus 10 anos de vida, a Reteté Big Band vai lançar seu segundo disco gravado, chamado "Modal Winds". Renomados músicos, como Sidmar Vieira, Jorginho Neto, Jota P. e Cássio Ferreira, fazem parte da banda. #Retete10anos

 

Dia 17 de fevereiro – quarta - 21h - couvert $ 20,00: JOABE REIS QUINTETO

 

O coletivo liderado pelo trombonista capixaba Joabe Reis, residente em São Paulo há alguns anos, reúne grandes instrumentistas da cena da música instrumental de SP, como: Sidmar Vieira(trompete), Tuto Ferraz(bateria), David Rangel(baixo),  Gabriel Gaiardo(piano) e Stanley Wagner (guitarra), executando composições autorais e versões próprias de Standards de jazz, com o intuito de adicionar ao jazz estilos como o soul, funk, e hip-hop.

 

Dia 18 de fevereiro – quinta - 21h - couvert $ 20,00: DANILO MORAES E THAIS COCCA EM “BATATINHA E INHAME”

A dupla Batatinha e Inhame faz um resgate da música caipira de raiz homenageando duplas caipiras que fizeram sucesso nos anos 1950, 60 e 70. O nome é uma clara referência à Cascatinha e Inhana, uma das duplas caipiras mais emblemáticas da época.

Com um repertório de canções conhecidas como Menino da Porteira, Chico Mineiro, Rio de lágrimas, Rei do Gado, Luar do Sertão, Chalana entre muitas outras, o show cria um clima nostálgico e agrada a públicos de todas as faixas etárias. Por se tratarem de músicas bem conhecidas, todos podem cantar e dançar enquanto se divertem com as temáticas mais variadas que as canções abordam.

 

BATATINHA (Thais Cocca)

Curitibana de familia do sul de Minas Gerais estudou violão, sitar, canto lírico e já trabalhou no teatro, cinema e publicidade. Agora ela homenageia o avô, que já tocou com Tonico e Tinoco.

INHAME (Danilo Moraes)

Paulistano de família do interior, tios que cantavam em duplas na rádio e pai músico, ganhou uma viola do grande violeiro Paulo Freire e pegou gosto. Danilo é compositor e já lançou cinco discos autorais.

 

Dia 19 de fevereiro – sexta -  21h - couvert $ 20,00: CÓDIGO TERNÁRIO

 

Carrapicho Rangel, César Roversi e Gustavo Bali integram o Código Ternário, trio que apresenta uma inusitada formação de Bandolim de 10 cordas, Sax Soprano e Pandeiro. Seus arranjos e composições deslocam os instrumentos de suas funções tradicionais, soando, cada um deles, ora como solista, ora como acompanhante. Com uma mistura extraída da tradicional música popular brasileira [choro, samba, baião, valsa, e outros gêneros] em fusões com o jazz, dão espaço à improvisação, onde exploram livremente as frequências graves do pandeiro junto aos dois instrumentos melódicos agudos. Buscando uma harmonização moderna, reforçam a referência estética da música brasileira: beleza e intensidade.

O show INTENSIDADE conta com um repertório de 10 músicas, entre elas composições próprias dos integrantes do trio, e releituras da vasta MPB, citando compositores como Chico Buarque, Milton Nascimento, Luiz Gonzaga à Jacob do Bandolim, Severino Araújo e Nelson Cavaquinho.                                                                                                           

CÓDIGO TERNÁRIO dinamiza seu trabalho com releituras do Choro, cria arranjos pensados na exploração minuciosa de seus instrumentos, gerando uma série de combinações de elementos rítmicos oriundos da raiz brasileira, novas cores possibilitadas pela harmonia moderna, e um sentido melódico desafiador.

 

 

Dia 20 de fevereiro – sábado -  21h - couvert $ 25,00: REVIVAL BLUES BAND

 
"Fundada por cinco músicos apaixonados por Blues e Rock Clássico e com notável curriculum musical, a banda "Revival Blues Band" visa repropor grandes clássicos da época de ouro do Blues e do Rock"

Lucas Esposito: guitarra e voz, Claudio Martini: guitarra, Felipe Rocha: gaita, saxofone, voz, Ney Vasconcelos: baixo e voz, Armando Yamada: bateria.

 

No repertório: Jeff Healey - Roadhouse Blues, Muddy Waters - Hoochie Coochie Man

Creedence Clearwater Revival - Proud Mary, Creedence Clearwater Revival - Midnight Special, BB King - Guess Who, entre outras.

 

 

CENTRAL DAS ARTES

Teatro Central das Artes – sub 3

Rua Apinajés, 1081 – Sumaré -  São Paulo - SP

Informações pelo telefone: 11- 3865 4165

Capacidade: até 70 lugares

Ar Condicionado

Recebem todos os cartões

Idade mínima: 12 anos

Estacionamento para bicicletas

Desconto especial de 10% para ciclistas

Curadoria e produção: Lucia Rodrigues 

http://www.centraldasartes.com.br

https://www.facebook.com/centraldasartes.sp

Comentários
Assista ao vídeo