Monólogo com Francisco Gomes, escrito e
dirigido por Luiz Eduardo Frin, traz fragmentos da vida
e da obra do escritor Machado de Assis.
Estreia dia 17 de fevereiro, no Viga Espaço Cênico.
“Eu, Machado” interpretado por Francisco Gomes, com texto e direção de Luiz Eduardo Frin, estreia no dia 17 de fevereiro no Viga Espaço Cênico. A temporada vai até o dia 28 de Abril, sempre as quartas e quintas-feiras, às 21h.
A fábula “Eu, Machado” é composta por passagens da vida e por fragmentos da obra de Machado de Assis.
O escritor nasceu no Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839. Mestiço de pai negro e mãe portuguesa, foi criado no morro do Livramento, Rio de Janeiro. Mesmo descendendo de escravos, epilético e gago, já em 1861 era reconhecido como um grande escritor.
Em 1881 publicou Memórias Póstumas de Brás Cubas, um livro extremamente original e pouco convencional para o estilo da época. Foi eleito em 1897 o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras, cargo que ocupou até sua morte, ocorrida no Rio de Janeiro em 29 de setembro de 1908.
No espetáculo, o mito do grande escritor, certamente um dos maiores da língua portuguesa, encontra no ator que o interpreta o homem, um brasileiro. A partir desse encontro, um olhar; histórico, critico, mas também muito poético, se lança sobre o Brasil de ontem e de hoje.
Eu, Machado
Direção: Luiz Eduardo Frin
Elenco: Francisco Gomes
Estreia: 17 de fevereiro
Temporada: de 17 de fevereiro a 28 de abril. Sessões as quartas e quintas-feiras, 21h.
Duração: 55 min.
Recomendação: 12 anos
Gênero: drama
Ingressos: R$ 40,00 / R$ 20,00 meia entrada
Local: Viga Espaço Cênico
Sala Viga: 74 lugares
Rua Capote Valente, 1.323 – Pinheiros
Tel: (11) 3801-1843 - Metrô Sumaré
Bilheteria: abre uma hora antes do espetáculo
Pela Internet: www.compreingressos.com
tel: 11.2122.4001
Sobre o diretor
Luiz Eduardo Frin (Ribeirão Preto/SP. 1972) é ator, cantor, diretor e dramaturgo.
Formado pelo INDAC – Escola de Atores - em 1996, tornou-se professor da instituição desde 2002. É formado em canto lírico pela Escola Municipal de Música de São Paulo e mestre e doutorando em Artes Cênicas pela Unesp sob a orientação de Alexandre Mate. Estudou dramaturgia com José Rubens Siqueira e Gabriela Rabelo.
No Ágora Teatro dirigiu os espetáculos A Missa do Galo (2009) e Um ou Dois Contos (2007). No Satyros, dirigiu A Lua É Minha, de Mário Bortolotto (2009). Em 2011 dirigiu, no MiniTeatro, seu texto A Chave, com o Agrupamento Teatral .
Concebeu e dirigiu os espetáculos musicais: Organicidade (2007); Lado B (2004), Tudo na Faixa (2005) no Sesc-SP, Homem ao Mar (2000) e Um Deus de Plástico (1998).
No Instituto de Artes da Unesp, dirigiu a ópera Dido e Aeneas (2012). Dirigiu o espetáculo Dichterliebe: Canções, poemas, cartas, cenas... De amor (a partir do ciclo de canções de Robert Schumann 2010 - 2013).
No Teatro Municipal de São Paulo foi cantor e diretor cênico da ópera La Barca di Venetia per Padova, de Adriano Banchiere (2007) – e fez assistência de direção cênica para João Malatian nas óperas Pagliacci de Leoncavallo (Virada Cultural - 2011); Le Villi, de Puccini (2008), e O Chapéu de Palha de Florença, de Nino Rota (2007).
Dirigiu, em formato “pocket opera”, Aída, de Verdi, O Guarani, de Carlos Gomes, e Tosca, de Puccini, no Teatro São Pedro, em São Paulo, e no Auditório Cláudio Santoro, em Campos do Jordão (2008).
Como ator, trabalhou com nomes relevantes da atualidade como Zé Henrique de Paula, Marco Antonio Braz, Roberto Lage, Mário Bortolotto, Marco Antônio Pâmio, Francisco Gomes e Beatriz Bologna.
Sobre o Ator
Francisco Gomes
Ator
Diretor
Iluminador
Produtor
Professor da escola INDAC de teatro
TRABALHOS
OS SETE GATINHOS
Texto : Nelson Rodrigues
Local : Escola INDAQ
AS TRÊS IRMÃS
Texto : Anton Tchecov
Local : Escola INDAQ
SOB CÉU CINZENTO (Escola INDAQ)
Texto : Maucir Campanholi
Local : Centro Cultural São Paulo ( Vergueiro)
RETORNO AO DESERTO de Bernard Marie Koltés
Local : Cultura Inglesa
ROBERTO ZUCO de Bernard Marie Koltés
Local : Teatro Plinio Marcos
AS BRUXAS DE SALEM de Arthur Miller
Local : (Escola INDAQ)
VAN GOGH de Luiz Eduardo Frin
Local : Projeto escola
PEQUENO DICIONÁRIO AMOROSO
Local : SENAC Lapa Scipião
NUM BOSQUE adaptação de Francisco Gomes
Local: Teatro Sergio Cardoso
OS VIVOS E OS MORTOS
Local: Teatro Viga
TV CULTURA
A luz da outra casa
Direção e dramaturgia Maucir Capanholli