Cultura - Viagem

GRU Airport desponta no top 3 dos mais pontuais do mundo

15 de Janeiro de 2016
 
(Foto: Divulgação)

O GRU Airport (Aeroporto Internacional de São Paulo) ocupa a terceira colocação no ranking de pontualidade de voos entre os maiores terminais do mundo, de acordo a Punctuality League 2015, pesquisa realizada pela OAG, uma das instituições mais renomadas do mundo em avaliação de aeroportos e companhias aéreas.

O aeroporto mais pontual do mundo é o de Haneda (Tóquio), que tem 91,25% das partidas realizadas no horário programado. Em segundo na pesquisa aparece o terminal de Munique, na Alemanha, com 87,71%. O GRU Airport alcançou 87,47% em pontualidade nos voos.

O levantamento da OAG divide os aeroportos de acordo com a oferta de assentos por ano: grande (mais de 20 milhões), médio (entre 10 e 20 milhões) e pequeno (menos de 10 milhões). Para que um aeroporto ou companhia aérea entre no ranking, a OAG exige que sejam enviados, no mínimo, os dados de 80% dos voos programados.

 
O GRU Airport centraliza os voos internacionais no Terminal 3 (Foto: Divulgação) 

Nova cara

Desde que o aeroporto passou a ser administrado pela iniciativa privada, em novembro de 2012, diversas ações foram realizadas para agilizar o fluxo de passageiros, com impacto direto na pontualidade dos voos, algo que hoje reflete no índice de destaque internacional.

A implantação do sistema ACDM (Airport Collaborative Decision Making), por exemplo, permite que as decisões sejam tomadas com a anuência de todos os agentes aeroportuários, aumentando a eficiência operacional. Também foram instalados vários equipamentos e tecnologias que contribuem para que o aeroporto consiga cumprir a programação de voos com altos índices de eficiência.

Comentários
Assista ao vídeo