Cultura - Teatro

PREMIADO ESPETÁCULO INFANTIL

22 de Dezembro de 2015

“OTHELITO”, ADAPTAÇÃO DO

CLÁSSICO OTELO, DE SHAKESPEARE,ASSINADA POR ANGELO BRANDINI,

FAZ TEMPORADA NO FESTIVAL DE FÉRIAS DO TEATRO VIRADALATA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Montagem terá quatro sessões, nos dias 05, 12, 19 e 26 de janeiro(terças-feiras), sempre às 16h

 

Fotos de cena no link: http://we.tl/gn32bxekuR (até 25/12)

 

Primeira e uma das mais premiadas adaptações da Cia Vagalum Tum Tum de uma tragédia de Shakespeare para o universo do teatro infantil, o espetáculo “Othelito”, do clássico Otelo, dirigida e adaptada por Angelo Brandini, estará de volta à capital paulista a partir de janeiro. A montagem, vencedora doPrêmio APCA 2007 e FEMSA 2007 de Melhor Texto Adaptado, estará em cartaz no Festival de Férias do Teatro Viradalata, com sessões nos dias 051219 26/01(terças-feiras), sempre às 16h.

 

O espetáculo, que explora o humor escrachado da Comédia Dell’Arte, narra o tumultuado romance entre a jovem Desdêmona e o capitão mouro Othelito, que supera o preconceito do pai da moça, o senador Brabâncio, mas esbarra nas intrigas do amigo Iago.

 

Nesta versão de espetáculo infantil, a proposta é trocar os elementos trágicos originais por uma história capaz de fazer a plateia gargalhar. A começar pelos personagens principais que foram transformados em arquétipos típicos da Comedia Dell’Arte. Othelito é o Capitão, sujeito medroso que vive cantando bravatas. Brabâncio se transforma numa espécie de Pantaleone, o velho sovina e rabugento. Iago vira Briguela, o ardiloso. “Cássio e Desdêmona têm o perfil dos enamorados, personagens românticos”, explica o diretor Angelo Brandini.

 

Soma-se a esses arquétipos, o estilo “palhacesco”. Nas cenas, a trama se desenrola em meio a cambalhotas, piruetas, trocas de tapas e quedas. As máscaras da CommediaDell’Arte surgem com novos contornos, com destaque para as sobrancelhas e os narizes semelhantes aos dos palhaços. 

 

Máscaras, mímica, piruetas e cambalhotas compõem o arsenal interpretativo que a trupe usa revelar a faceta cômica do personagem de Shakespeare. Na montagem, os personagens se revestem de arquétipos humanos, com um toque de palhaço, para ressaltar a polaridade de sentimentos como amor, ciúme, inveja, ambição, egoísmo e generosidade.

 

Também não há coxia. A troca dos trajes de época é feita perante a plateia. Os próprios atores fazem os efeitos especiais e a trilha sonora. Para isso, usam desde instrumentos insólitos como o kazu (um instrumento de sopro) até uma chapa de zinco para simular o barulho da tempestade. “Queremos revelar para a garotada os bastidores do teatro”, diz Angelo Brandini.

 

ANGELO BRANDINI

Formou-se na Escola de Arte Dramática da Universidade de SãoPaulo, EAD/USP. É autor e diretor das peças “Masmorra”, “Vagalum Tum Tum”, “Queluzminha”, “Othelito” (Prêmio APCA, 2007 de Melhor Texto Adaptado) “Senhor Dodói” (Prêmio FEMSA 2008 de Melhor Texto Adaptado),  “O Bobo do Rei” (Prêmio FEMSA 2010 de Melhor Direção), “O Príncipe da Dinamarca” (Prêmio FEMSA  2011 de Melhor Texto Adaptado), “A Condessa e o Bandoleiro” (Prêmio São Paulo de incentivo ao Teatro Infantil e Jovem 2014 de Melhor Espetáculo Jovem) e “Bruxas da Escócia” (Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem 2014 de Melhor Espetáculo Infantil e Melhor Direção; Prêmio APCA de Melhor Espetáculo com Texto adaptado, indicado ao Prêmio Governador do Estado na Categoria Arte para Crianças).


Faz parte dos Doutores da Alegria desde 1994, onde é coordenador nacional de criação. Diretor e ator do espetáculo “Midnight Clowns”, apresentado em S. Paulo e Rio de Janeiro que visa o aprimoramento e a manutenção de um espaço para a linguagem do Palhaço. Ministra Palestras-Shows sobre o trabalho dos Doutores da Alegria para empresas, órgãos governamentais, instituições e universidades de todo o Brasil, América do Sul e Portugal.

 

Criador, redator e intérprete do programa “Cidadania no Trânsito, Rádio Pára-Choque”, esquetes cômicas sobre trânsito na Rádio Eldorado, Prêmio APCA de inovação no rádio 2006.

 

Como ator, participou de dezenas de espetáculos com diretores como Cacá Rosset (“O Avarento”), Celso Frateschi (“O Macaco Peludo”, “Um Homem é Um Homem”, “O Banquete”, “Atiag e a Grande Imprecação diante dos Muros da Cidade”, “Tio Vânia”), William Pereira (“La Chunga, em Miami e N. York”), Gabriel Vilela, Roberto Lage, entre outros.

 

CIA. VAGALUM TUM TUM

A companhia surgiu em 2001 com o espetáculo homônimo “Vagalum Tum Tum” que contava a saga de um palhaço atrás de um vagalume.  O segundo espetáculo, “Queluzminha”, com  dramaturgia de Marici Salomão, apresentava a história de dois palhaços em esquetes com técnicas "palhacescas" variadas e manipulação de objetos.

 

Em 2007 a companhia estreou “Othelito”produzido e premiado pelo 11º Cultura Inglesa Festival como Melhor Espetáculo infantojuvenil. “Othelito” ganhou também os prêmios APCA e FEMSA 2007 de Melhor Texto Adaptado.

 

No ano de 2010 estreia “O Bobo do Rei”, livre adaptação de “Rei Lear” de William Shakespeare e recebeu o Premio da Associação Paulista de Críticos de Arte de Melhor Elenco, FEMSA 2010 de Melhor Direção, Melhor Figurino e Atriz Revelação para Tereza Gontijo.

 

Já em 2011 foi a vez de a Vagalum estrear “O Príncipe da Dinamarca”, livre adaptação do clássico “Hamlet”, de William Shakespeare, vencedora do Prêmio FEMSA 2012 de Melhor Autor de Texto Adaptado, que também rendeu ao ator Davi Taiu o Prêmio FEMSA de Melhor Ator Coadjuvante em 2012 e Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro de Melhor Trabalho para o publico Infantojuvenil 2011.

 

Em 2014, estreou o espetáculo "Bruxas da Escócia", livre adaptação de “Macbeth” do mais famoso dramaturgo inglês. A montagem venceu em três categorias do Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem 2014: Melhor Espetáculo Infantil, Melhor Direção e Melhor atriz Coadjuvante (Chris Galvan). Ganhou ainda o Prêmio APCA de Melhor Espetáculo com Texto adaptado e foi  indicado ao Prêmio Governador do Estado na Categoria Arte para Crianças.

FICHA TÉCNICA – OTHELITO

Autor e Diretor:Ângelo Brandini

Elenco: Val Pires (Othelito), Anderson Spada(Iago), Christiane Galvan (Cássio e Brabâncio), TerezaGontijo(Desdêmona)

Stand-ins:Michelle Gallindo, Ivy Donato, Rodrigo Freitas

Figurinos:Christiane Galvan

Direção musical:Dagoberto Feliz

Iluminação:Lígia Chaim

Cenário:Sylvia Moreira

Assistente de produção:Marina Mioni

Produção:Cia Vagalum Tum Tum

 

 

SERVIÇO

ESPETÁCULO OTHELITO – CIA VAGALUM TUM TUM – FESTIVAL DE FÉRIAS – TEATRO VIRADALATA

Dias: 05, 12, 19 e 26 de janeiro(terças-feiras)

Horário: 16h

Local: Teatro Viradalata

Endereço: Rua Apinajés, 1387 - Perdizes

Telefone:(11) 3868-2535

Capacidade: 270 pessoas

Classificação Etária: A partir de 6 anos

Duração: 60 minutos

Ingressos:R$ 30,00 (inteira) e R$15,00 (meia)

Comentários
Assista ao vídeo